PCM no controle dos Serviços Externos

Luis Cyrino
18 maio 2017
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PCM no controle dos Serviços Externos

Dentro das atividades da Gestão em geral da Manutenção e com participação ativa do PCM, temos o planejamento e controle dos serviços contratados para atenderem a uma certa gama de necessidades da Manutenção que podemos dividir em dois tipos de serviços:

  1. Serviços contratados de Terceirização;

Nessa modalidade são os serviços atrelados normalmente a manutenção predial onde a empresa tem um contrato de prestação de serviços com uma empresa terceirizada que mantém uma equipe interna para atender a uma certa demanda como manutenção das áreas do ETE (estação de tratamento de esgoto), serviços gerais de manutenção na área elétrica predial, pinturas, alguns reparos de alvenaria, instalações e reparos na rede de água e esgoto em geral. São tipos de serviços que normalmente não ficam sob a responsabilidade da equipe de Manutenção interna da empresa.

Responsabilidades do PCM

Quando a empresa possui esse tipo de contrato, hoje muito comum, é necessário também um controle sobre as atividades dessa equipe como:

Controle de custos:

Controle sobre a folha de pagamento com a conferência mensal do relatório sobre as horas a serem pagas para a empresa terceirizada. Importante ter esse controle para evitar discordâncias sobre os valores a pagar e também para o devido acompanhamento dos indicadores de custos do setor.

Controle das Solicitações de Manutenção:

Controle sobre a emissão das solicitações de serviços pois deve-se evitar que a equipe atenda aos pedidos sem um filtro do PCM. As solicitações de Manutenção (SM) emitidas devem passar por uma avaliação de criticidade, da real necessidade de execução do serviço e dos possíveis custos envolvidos, depois disso então é que as ordens de serviços entram na programação das atividades diárias da equipe.

Indicadores de desempenho:

Elaboração de um indicador de desempenho para a equipe terceirizada baseado na qualidade do atendimento ao volume de ordens de serviços emitidas e realizadas e manter seu gestor informado sobre a eficiência da sua equipe.

  1. Serviços de assistência técnica em geral;

Nessa modalidade de serviços especializados e específicos, são aqueles contratados de forma esporádica para atender alguma necessidade da Manutenção ou aqueles que mesmo por contrato, são visitas mensais ou por outro intervalo de visita específico.

Também podemos elencar os serviços essenciais e de normas legais como nos casos de algumas NRs (norma regulamentadora) como a NR-8 e NR-13.

Responsabilidades do PCM

Nesse modo de contrato fica mais evidente a necessidade da intervenção do PCM e podemos citar alguns tipos desse serviço, tais como:

Serviços de ar condicionado:

A responsabilidade do PCM é fazer o acompanhamento e controle das visitas e arquivamento dos relatórios emitidos pela empresa prestadora do serviço. Também fica responsável por acompanhar a emissão das cobranças mensais (em caso de contrato) ou mesmo que não haja um contrato formal e sim apenas uma visita esporádica, as responsabilidades são as mesmas. Se via contrato podemos enquadra-lo como no item 1 (Terceirização).

Serviços de assistência técnica de máquinas e equipamentos:

Aqui podemos enquadrar serviços especializados como aquela manutenção técnica de algo específico em máquinas e equipamentos. As vezes por conta de contrato ou por dificuldades da manutenção interna, faz-se uso dos técnicos do fabricante desses ativos para algumas intervenções. Também para equipamentos de manutenção específica como empilhadeiras, compressores de ar, entre outros. O PCM faz todos os trâmites para a contratação do serviço quando não se tem um contrato e o acompanhamento e registro de todas essas atividades.

Serviços relacionados a normas de ordem legal:

São os serviços por exemplo, de atendimento a algumas normas legais como SPDA (malha de aterramento), inspeções de vasos de pressão, manutenção nas edificações conforme norma NR-8, entre outros. Do mesmo modo, o PCM faz a contratação dos serviços e todo o trâmite de acompanhamento e controle já citados.

Conclusão

Como podemos observar, as atividades do PCM são bem significativas e importantes para a gestão da Manutenção, e todo modo de intervenção sob a responsabilidade da área de Manutenção deve sem dúvida alguma, passar pelo planejamento e controle da área, isso é fazer uma gestão eficiente. Podemos também salientar que dependendo do modo de contratação dos serviços se via contrato ou esporádicos, classificamos então como item um ou dois descritos na matéria. No formato descrito acima é apenas um exemplo de classificações e dos tipos de serviços que necessariamente, precisam de um controle.

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