Agroindústria e sua importância

Luis Cyrino
3 out 2017
2
13874

Agroindústria

Agroindústria – Para entendermos melhor o que vem a ser a agroindústria, precisamos conhecer melhor de onde ela se origina, estamos falando do Agronegócio, também chamado de Agribusiness.

Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo é usado para se referir às grandes propriedades monocultoras modernas que empregam tecnologia avançada e pouca mão de obra.

Sua produção voltada principalmente para o mercado externo e internamente para as agroindústrias. Ou seja, o Agronegócio é a atividade econômica que envolve a produção, transformação e comercialização de produtos florestais, agrícolas e outros recursos biológicos.

Agroindústria

A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes de vários outros segmentos como a agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.

O grau de transformação dessas matérias primas tem muita variação em função da atividade fim das empresas agroindustriais.

Para cada uma dessas matérias-primas, a agroindústria é um segmento da cadeia que vai desde o fornecimento de insumos agrícolas até o consumidor.

A agroindústria é a parte do agronegócio onde se realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos.

Tais como os frigoríficos, a indústria de enlatados, de laticínios, a indústria de couro, os biocombustíveis, da produção têxtil entre muitos outros.

Então podemos dizer que a Agroindústria, trata-se da agregação de valor aos produtos provenientes desses segmentos citados anteriormente.

Nessa transformação se agrega um fator importante que é a durabilidade e fácil disponibilidade do produto de uma época para outra, especialmente aqueles que são mais perecíveis.

Divisão da Agroindústria

Este ramo da indústria é dividido normalmente em duas categorias, categoria alimentar e a categoria não alimentar.

A chamada categoria alimentar se constituem numa cadeia desde a obtenção da matéria prima de boa qualidade, o manuseio, o armazenamento, o processamento, a embalagem, a comercialização e a distribuição.

São responsáveis pela transformação de produtos oriundos da agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura, produtos de processamento para o consumo de alimentos em geral.

Já a chamada categoria não alimentar é responsável por parte da transformação desses produtos, ou seja, se transformam em subprodutos que servem de matérias-primas, utilizando seus recursos naturais para vários produtos industriais como couros, lãs, fibras, peles. Também entra nessa categoria não alimentar a produção de álcool etanol.

Também é correto afirmar que a agroindústria desenvolve duas atividades em um mesmo empreendimento econômico, com departamentos, divisões ou setores rural e industrial distintos, por exemplo: Usina de cana-de-açúcar com lavoura canavieira e um frigorífico com a pecuária, etc.

O que temos numa Agroindústria?

Como toda indústria de um modo geral, uma agroindústria também necessita de um ambiente ou local de instalação. Para uma montagem de agroindústria recomenda-se observação de alguns conceitos e cuidados básicos:

  • Definição da tecnologia;
  • Definição dos tipos e compra de máquinas, equipamentos e acessórios;
  • Construções civis e instalações;
  • Localização e montagem de máquinas e equipamentos;
  • Procedimento e métodos técnicos de produção;
  • Estabelecimento de normas internas;
  • Contratação de pessoal;
  • Garantia de matéria-prima;
  • Abastecimento de insumos secundários, entre outros.

Como vemos nos itens acima, agora entramos na necessidade da área de Manutenção para o atendimento da indústria do agronegócio. Pois não temos como dispensar esse tipo de serviço com máquinas, equipamentos, implementos agrícolas, instalações em geral e edificações.

Falaremos desse assunto que é o nosso foco principal nas próximas publicações em diante. Um setor de negócios que tem vital importância para o país e que vem crescendo constantemente no passar dos últimos anos e com perspectivas sempre otimistas.

Alguns tipos de agroindústrias

Indústria frigorífica

Indústria de leite e lácteos

Indústria de ração animal

Indústria sucroenergético

Indústria de beneficiamento

Indústria de extração vegetal

Indústria têxtil

Indústria de máquinas e equipamentos para a Agroindústria

A agroindústria nada mais é que uma fusão entre a produção agropecuária em geral e a indústria. Por essa razão possui uma interdependência com relação a outros diversos ramos da indústria em geral, pois necessitam de embalagens, insumos agrícolas, irrigação, máquinas, equipamentos e implementos entre outros.

Conclusão

Nessa matéria fizemos uma introdução sobre a agroindústria para demonstrar que as necessidades em geral desse setor são comuns a outros tipos de negócios. A partir disso, vamos falar sobre a Manutenção e suas particularidades nos mais variados tipos de indústrias voltadas para o agronegócio.

Esse segmento de negócios tem tido altos crescimentos e se modernizado muito com uso da tecnologia para otimizar suas formas de produção. E com certeza a área de Manutenção se faz presente com a possibilidade de uso das mais variadas estratégias  como Preventiva e ferramentas de gestão disponíveis.

Comentários

2 respostas para “Agroindústria e sua importância”

  1. Edson disse:

    Gostaria de saber se padaria pode ser considerada como agroindústria? E onde posso ler artigos sobre o assunto

    • Luis Cyrino disse:

      Bom dia Edson e obrigado pelo comentário. O agronegócio está relacionado com a agropecuária e toda sua cadeia produtiva até a sua distribuição e que engloba alguns outros setores relacionados ao campo, mas que não inclui o segmento da panificação. A panificação está relacionada com o segmento da indústria e um local onde você pode ler algum material é no site da ABIP – Associação Brasileira da indústria de panificação e confeitaria, segue o link abaixo.

      http://www.abip.org.br/

      Luis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *