Ar condicionado, como limpar corretamente

Luis Cyrino
2 set 2018
0
732

Ar condicionado, como limpar corretamente

Ar condicionado é um aparelho indispensável em muitas regiões do país, seja para aliviar o calor ou ainda reduzir os impactos das ondas de frio. No entanto, como qualquer equipamento, ele necessita de manutenção preventiva para funcionar corretamente.

E quando esta atividade é negligenciada, os proprietários podem estar colocando em risco a própria saúde. Ou ainda prejudicando o bolso, em razão do aumento exacerbado do consumo de energia elétrica. O ar condicionado Split, o modelo mais popular do país, pode ter vida útil de até duas décadas, caso alguns cuidados sejam adotados.

Os problemas causados pela falta de manutenção adequada do ar condicionado Split são, em sua maioria, de natureza respiratória. Isso porque os componentes internos da máquina, além das tubulações úmidas, são ambientes propícios à proliferação de fungos e bactérias. Em contato com o ar, eles podem acarretar uma série de doenças e alergias.

Ar condicionado sujo faz mal?

Sim, e muito. Pessoas propensas a alergias respiratórias são as que mais sofrem em ambientes cujo ar em circulação está sujo. Entre as doenças mais comuns, que surgem nestes casos, estão as rinites, sinusites e bronquites. Além da falta de ar, fadiga e infecções transmissíveis, como as conjuntivites.

No entanto, é muito fácil manter o ar condicionado Split em perfeitas condições de uso. Muitas das atividades, inclusive, podem ser feitas em casa semanalmente, sem a necessidade de contratar um profissional especializado. Porém, o serviço feito por um especialista ainda assim será necessário, pelo menos uma vez ao ano.

Saiba como manter o ar condicionado Split em boas condições

  • Retire o painel frontal da evaporadora (equipamento que fica dentro do ambiente) e limpe-o com um pano seco. Em caso de muita sujeira acumulada, use um pano úmido, mas evite o uso de produtos químicos.
  • Dentro da evaporadora, retire o filtro da máquina e bata-o suavemente para remover o excesso de poeira. Em seguida, limpe-o com um pano umidificado em água morna.

Limpeza avançada, mas ainda caseira

Periodicamente, conforme determina o manual de cada modelo, outros componentes devem passar por limpeza para a retirada de poeira e ácaros. Entre estes equipamentos está a bobina.

Lojas especializadas – e até algumas redes de hipermercados – vendem limpadores de bobinas. Uma boa dica é evitar os que fazem espuma e dar preferência aos sprays. Não é necessário retirar a parte frontal da condensadora para borrifar a solução para o interior do equipamento.

Para melhor resultado, recomenda-se acionar o spray bem próximo das grades de proteção, pois o importante é atingir tanto as bobinas como também as barbatanas de refrigeração.

Cada modelo tem uma especificação de uso diferente, mas em média a solução faz efeito em um período que varia de 10 e 20 minutos.

E uma dica importante para a segurança: cumpra todos os procedimentos necessários com a tomada do aparelho desligada da fonte de energia elétrica.

Solução profissional é inevitável

Muito embora grande parte da limpeza possa ser feita de forma caseira no ar condicionado Split, não é recomendado desfazer do trabalho profissional.

Isso porque os técnicos especializados conseguirão acesso a outros componentes do ar condicionado de difícil acesso por um leigo. Entre eles, as tubulações que ligam a evaporadora à condensadora, que é o aparelho que fica no lado externo do ambiente.

O preço deste serviço varia conforme cada região do país. Uma boa dica, no caso do ar condicionado Split, é programar este tipo de atividade para o inverno, quando a demanda tende a ser menor. Naturalmente, os preços também tendem a ficar mais acessíveis nesta época do ano.

 

Fonte: conteúdo patrocinado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *