Capacitação e treinamento reduzindo custos

Luis Cyrino
11 jun 2024
0
265

Capacitação e treinamento reduzindo custos

Por que a capacitação e/ou treinamento dos colaboradores de uma empresa é importante? A questão as vezes é que muitos gestores focam naquela velha premissa que um treinamento é custo e não investimento.

O que é preciso entender que a falta de capacitação ou treinamento dos colaboradores de uma empresa custará significativamente mais.

Entendendo o que é capacitação e treinamento

Capacitação significa ensinar o colaborador numa atividade nova, tornar apto a realizar essa atividade, oferecer um novo conhecimento. Já o treinamento é aprimorar uma habilidade ou conhecimento pré existente no colaborador, melhorar seu desempenho em algo que já pratica.

Podemos exemplificar que a falta disso é maléfica com duas situações que acontecem normalmente:

  1. Aumento da rotatividade de colaboradores

Empresas que não oferecem oportunidades de crescimento via capacitação profissional tem perda de pessoal por conta disso.

Normalmente os colaboradores procuram oportunidades de aprendizagem em seus empregos para aprimorar suas habilidades profissionais.

Ao não priorizar isso, os custos da empresa de contratação e integração de novos contratados são substancialmente mais elevados do que os de formação de colaboradores existentes.

  1. Perda de vantagem competitiva

O ambiente de negócios está cada vez mais acirrado em todos os tipos de segmentos na busca pela preferência dos clientes. Para isso ser uma realidade, os colaboradores de uma empresa precisam ser capazes de desempenhar com qualidade suas atividades/funções.

Sem uma capacitação periódica e treinamentos de reciclagem, essa mão de obra não consegue se manter atualizada ou de adquirir novas habilidades. Portanto, uma força de trabalho mal capacitada não vai desempenhar suas funções com qualidade, com isso perder competitividade diante de seus correntes.

Como a capacitação e treinamento gera redução de custos?

Investir na capacitação e treinamento dos colaboradores pode parecer um custo adicional no curto prazo. Mas os resultados a longo prazo comprovam que essa é uma estratégia extremamente benéfica. E para as empresas isso deixa de ser um custo e sim um investimento.

Investir na capacitação e treinamento dos colaboradores é uma decisão estratégica que com certeza trarão esses benefícios. Fazer esse investimento dos colaboradores de uma organização contribui para a redução de custos de diversas maneiras:

  • Aumento da produtividade:

Colaboradores mais bem treinados executam suas tarefas com mais eficiência, reduzindo o tempo necessário para concluir cada atividade. E melhor que isso, corrobora para que não ocorram atrasos na entrega, situação crítica para qualquer tipo de negócio.

  • Melhoria da qualidade:

Colaboradores capacitados cometem menos erros, o que reduz ou até elimina o custo com retrabalho, desperdício de materiais e produtos defeituosos.

  • Diminuição da rotatividade:

Colaboradores satisfeitos com seu trabalho e que sentem que estão se desenvolvendo profissionalmente são menos propensos a deixar a empresa. Isso reduz os custos com recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários.

  • Redução de acidentes:

Colaboradores capacitados em segurança do trabalho são menos propensos a sofrer acidentes, o que reduz os custos com indenizações, afastamentos e reposição dessa mão de obra.

  • Melhorias se tornam evidentes:

Colaboradores capacitados são mais propensos a ter novas ideias e a solucionar problemas de forma criativa. Isso pode levar ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, o que aumenta a lucratividade da empresa.

Capacitando e treinando as equipes

O importante nessas questões de capacitar e treinar as equipes de trabalho é saber entender como fazer isso. A seguir algumas sugestões:

  • Identificar a necessidade específica: é importante realizar uma análise das necessidades da empresa e dos colaboradores para identificar quais conhecimentos e habilidades precisam ser desenvolvidas. Para isso é muito eficaz a utilização da Matriz por Competências, conheça mais sobre isso no link abaixo:

https://www.manutencaoemfoco.com.br/matriz-por-competencias/

  • Definir os objetivos: os objetivos do treinamento ou capacitação devem ser claros e mensuráveis para que seja possível avaliar a efetividade do programa. Isso também pode ser realizado conforme a Matriz por Competências que deixamos o link acima.
  • Escolher o método adequado: existem diversos métodos de capacitação e treinamento que podem ser utilizados como os presenciais em local externo à empresa, online ou no local de trabalho. Se deve ter exercícios práticos, estudos de caso, avaliação de conhecimento adquirido, etc.
  • Avaliar o conteúdo do programa: é importante avaliar o conteúdo do programa de treinamento ou capacitação para verificar se os tópicos condizem com a necessidade da empresa. E mais importante, se certificar que a ministração desse evento será realizada por profissional qualificado, seja interno ou externo.

Capacitação e treinamento nivela conhecimento

É inegável que investir em capacitação e treinamento traz muitos benefícios para uma organização, seja de qualquer segmento de negócios.

Identificando a necessidade correta e fazendo esse trabalho de treinar e capacitar, se consegue ter uma equipe equilibrada e homogênea. Claro que sempre podemos encontrar pequenas diferenças de performance, afinal as pessoas não são iguais.

Manutenção em Foco tem a solução

Em se tratando de ambientes fabris, podemos oferecer soluções quanto a treinamentos e capacitação profissional. Conheça algumas de nossas soluções acessando o link abaixo e faça contato sem compromisso.

Oferecemos uma solução personalizada para cada tipo de necessidade atuando na sua base. Acredito ser uma das formas mais eficazes de aprendizado.

https://manutencaoemfoco.com.br/servicos/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *