Check list de segurança dos Ativos

Luis Cyrino
16 abr 2017
1
3612

Check list de segurança dos Ativos                                                                                             

Check list de segurança dos ativos – Um dos fatores primordiais numa planta industrial com certeza diz respeito a Segurança de todo o ambiente fabril e de máquinas e equipamentos. Tanto que existe uma norma específica para cada segmento desses mencionados que tratam das edificações e de máquinas e equipamentos.

Vejamos a seguir uma breve descrição dessas normas:

Norma regulamentadora NR-8

Conforme legislação, a NR-8 tem suas normas amparadas juridicamente conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em vigor, descritas no capítulo “V” que se refere a “Segurança e Medicina do Trabalhoem sua seção “VI” que trata das Edificações e descritas nos artigos 170 a 174.

Conforme descrito no item 8.1, esta Norma Regulamentadora NR-8 estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas Edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalhem.

Norma regulamentadora NR-12

A NR-12 se aplica quanto a Segurança do trabalho em Máquinas e Equipamentos, esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.

Preservação dos ambientes e dispositivos de segurança

Como definido nas descrições dessas normas, temos muitos itens que compõe a proteção contra acidentes e a preservação da saúde dos profissionais que trabalham nesses ambientes. São muitos dispositivos inseridos nas máquinas e equipamentos para atender tais normas e que precisam ser verificados periodicamente quanto a sua eficácia de funcionamento. Temos também alguns itens nas edificações e sua própria parte estrutural como item a ser verificado. Entra então uma maneira de fazer isso através de uma inspeção na qual podemos chamar de check list de segurança.

Check list de segurança

Num parque industrial temos que atender as edificações em geral, instalações e máquinas e equipamentos. Como toda inspeção podemos nos valer de manuais em geral com as recomendações dos fabricantes de máquinas e equipamentos. Para as instalações e edificações em geral podemos nos valer da Manutenção, SESMT e das próprias normas regulamentadoras.

Vamos elaborar um check list de exemplo com alguns itens como sugestão para essas situações descritas.

Check list para Edificações e Instalações

São locais que normalmente são pouco lembrados quanto as necessidades de um check list de segurança. Mas com alguns exemplos de itens necessários para serem verificados, veremos que é muito importante se atentar para eles.

Itens de verificação (check list):

Reservatórios de água: limpeza, sistemas de nível, bombas, tubulações. São itens de verificação importantes que contribuem com a saúde do trabalhador. Qualquer desses itens com problemas podem causar dificuldades como falta de água, vazamentos em grande escala com riscos de acidentes, água contaminada, etc.

Alvenarias: estado das paredes em geral, muros, pisos, revestimentos, pintura. São itens que podem trazer problemas como desmoronamentos, quedas de pessoas devido a piso irregular, paredes mofadas ou com vazamentos, etc.

Iluminação de emergência: funcionamento, baterias, lâmpadas. Imaginem numa falta de energia num horário noturno e as lâmpadas de emergência não funcionam, seria um grande risco de acidentes.

Parte estrutural: lajes, pilares, vigas. Importante a verificação das estruturas para checar trincas, vazamentos, inclinações entre outros, que podem comprometer todas as instalações nela contidas e grande risco para os trabalhadores.

Cobertura do edifício: impermeabilização, telhado, calhas. Importante para checar a existência de vazamentos, entupimentos, calhas deterioradas, problemas que podem causar riscos para quem transita nas dependências dessas edificações.

Check list para Máquinas e Equipamentos

Hoje em dia esse tipo de ativos já vem de fábrica com muitos itens de segurança embutidos. A NR-12 é específica para tratar desse assunto de segurança de máquinas e equipamentos. Vejamos alguns exemplos de itens para serem verificados:

Sinalização de segurança: painéis elétricos, locais quentes, portas de emergência, proteções de locais de movimento, etc. Esse é um princípio básico de segurança de maquinas e equipamentos, a sinalização. Já é um indicativo para os usuários que o local oferece riscos. Devemos fazer o check list se todas as sinalizações estão nos locais devidos e que são adequadas. A NR-10 trata também desse assunto.

Sensores de segurança: simular seu funcionamento que normalmente interrompe o funcionamento de algum sistema que gera riscos para seus usuários. Esse é outro check list diário que deve fazer parte da operação. Alguns podem ser de acesso a locais internos da máquina e que ao serem violados, emitem algum sinal sonoro de perigo.

Aterramento instalações e dispositivos elétricos: Conforme item 12.15 da norma regulamentadora NR-12:

 “Devem ser aterrados, conforme as normas técnicas oficiais vigentes, as instalações, carcaças, invólucros, blindagens ou partes condutoras das máquinas e equipamentos que não façam parte dos circuitos elétricos, mas que possam ficar sob tensão”.

Temos que fazer a verificação se esse aterramento está em ordem para que não ocorram acidentes como choques elétricos.

Dispositivos de comando bi manual: Esse tipo de dispositivo por vezes é violado só para facilitar uma operação, principalmente em prensas, guilhotinas e dobradeiras. Essa verificação deve ser constante e fazer parte do dia a dia do operador desse equipamento pois uma falha desse dispositivo pode gerar graves acidentes.

Proteções móveis e fixas: São proteções que evitam o acesso fácil aos usuários por medida de segurança devido a serem lugares com movimentos mecânicos. Normalmente são acionados por interruptores que impedem a máquina de funcionar e ao mesmo tempo podem emitir sinais sonoros.

Dispositivos de parada de emergência: Conforme determina a NR-12 no item:

“12.56. As máquinas devem ser equipadas com um ou mais dispositivos de parada de emergência, por meio dos quais possam ser evitadas situações de perigo latentes e existentes. 12.56.1. Os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento”.

Devemos fazer a verificação do funcionamento desses dispositivos que numa hora emergencial deve bloquear o funcionamento da máquina e evitar a propagação de um possível acidente ou de uma situação de riscos potenciais.

Conclusão

Como vimos na matéria, são muitos itens que podemos elencar para fazer parte de um check list de segurança. O importante a salientar é que a necessidade é clara e que não podemos deixar a segurança em segundo plano.

Todos os envolvidos na empresa devem fazer um trabalho conjunto de elaborar esse check list de todas as instalações, máquinas e equipamentos. Definir os responsáveis por sua execução e a periodicidade de quando fazer.

Tem certos itens de check list que devem ser diários e executados pela própria operação e ao sinal de qualquer falha, interromper o trabalho e solicitar a reparação do sistema imediatamente. Com segurança não se brinca, lugar seguro traz conforto para todos os seus usuários, pratique essa ideia.

Comentários

Uma resposta para “Check list de segurança dos Ativos”

  1. José Enodir da Silva Chaves disse:

    Prezados amigos,

    Achei muito boa a matéria sobre check list de manutenção. Minha vida profissional foi dedicada à manutenção, projetos e instalações.
    Hoje penso sinceramente em ofertar consultoria às empresas para divulgar e contribuir na elaboração de planos de manutenção através de check lists.

    Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *