Check list pós manutenção

Luis Cyrino
20 nov 2016
5
16100

Check-list pós manutenção

Check list pós manutenção é quando está finalizado os trabalhos da manutenção preventiva ou qualquer outro tipo de intervenção planejada ou programada, é necessária uma verificação final de cada ação executada por parte da equipe, testes finais e entrega para produção.

Normalmente para tornar esse trabalho mais eficiente, o PCM já tem elaborado um check list em formato de documento onde os manutentores fazem uso do mesmo para fazer essa verificação final.

Check list na prática

Os itens desse check list podem ser descritos de uma forma padrão para todas as intervenções, para cada grupo de máquinas ou equipamentos, se faz a descrição dos itens básicos de manutenção para verificação dos manutentores, esse documento é entregue para todos que devem preencher, colocar a data e entregar ao PCM para arquivamento junto ao relatório final de todas as atividades da manutenção em questão. Podemos dividir esse documento em quatro partes:

1.Check list da manutenção mecânica

Vejamos alguns itens que podemos elencar nesse check list para a manutenção mecânica:

  1. Verificar se existem possíveis materiais / ferramentas entre pontos de pinçamento. (Alicates, chaves de fenda, parafusos, pinos, porcas arruelas, chaves em geral, panos e etc.);
  2. Verificar se existem possíveis mangueiras bloqueadas / obstruídas / esmagadas. (Mangueiras de ar, verniz, água, óleo e etc.);
  3. Verificar se as correias / correntes estão tensionadas adequadamente. (Vibrações, esticadores, folgas e etc.)

2. Check list da manutenção elétrica

Vejamos alguns itens que podemos elencar nesse check list para a manutenção elétrica:

  1. Verificar se existem condutores / cabos de sinal em pontos de pinçamento. (Cabos de energia, cabos de sensores, cabos de iluminação e etc.)
  2. Verificar se existem “corpos estranhos” dentro dos painéis elétricos. (Peças soltas, alicates, chaves de fenda, parafusos, pinos, porcas arruelas, chaves em geral, panos e etc.)
  3. Verificar se travas, cadeados ou bloqueios foram retirados. (Qualquer bloqueio utilizado para proceder com a segurança da máquina.)

3. Check list da lubrificação

Vejamos alguns itens que podemos elencar nesse check list para os serviços de lubrificação:

  1. Todos os pontos do roteiro de lubrificação foram devidamente lubrificados. (Bicos de lubrificação, correntes, cames, troca de óleo, filtros, etc.)
  2. Verificar se materiais lubrificantes foram deixados em partes de contato com o produto ou em partes de movimento. (Recipientes, pistolas de graxa ou óleo, panos, ferramentas em geral.)
  3. Verificar se as conexões das mangueiras/tubos de lubrificação estão corretas. (Quebradas, rachadas, danificadas, com vazamento, devidamente conectadas e etc.)

Como elaborar um plano de lubrificação? Faça aqui o seu download

4. Check list de segurança

Vejamos alguns itens que podemos elencar nesse check list relacionados à segurança:

  1. Todas as proteções removidas para a manutenção foram recolocadas em seus devidos lugares?
  2. Todos os itens de segurança que fazem parte da máquina estão em funcionamento normal?
  3. A máquina e seus arredores estão devidamente limpos e livres de acessórios colocados para delimitação de acesso durante a preventiva?

Além desses itens de check list elencados acima, temos também para finalizar, uma verificação de funcionamento em geral da máquina, se todas as suas funções estão operando normalmente. Esse tipo de verificação normalmente é feito em conjunto com a operação, ninguém melhor que eles para atestar que está tudo de acordo.

Conclusão

Importante salientar que todo esse trabalho de check list final deve ser procedimentado, ou seja, se elabora um documento que faz parte do procedimento operacional padrão (POP) que a Manutenção faz uso como uma normatização dos seus trabalhos.

Esse documento deve ser disponibilizado para todos da equipe que devem tomar a devida ciência e assinar comprovando que sabem dessa atividade como um padrão da área de manutenção. Isso serve para possíveis auditorias internas ou externas que garantem a qualidade dos serviços da Manutenção.

Toda programação de manutenção quer seja ela de qualquer tipo requer algumas etapas em sua elaboração e programação, veja mais sobre o assunto no link a seguir e boa leitura, duvidas entre em contato:

Manutenção Preventiva e seu planejamento

Comentários

5 respostas para “Check list pós manutenção”

  1. Antonio Parsa disse:

    Vejo alguns funcionários deixando de lado essa prática tão importante, as vezes por fazer o trabalho de manutenção por tanto tempo que se acham acima de erros ou apenas trabalham “no automático”… Acredito muito no uso do Check list.
    RRQualifica

  2. Check List da elétrica….
    Dentro dos meus 8 anos como engenheiro de manutenção verifico que é possível ainda:

    – Avaliar disjuntores se estão inseridos corretamente ( existem problemas de ajustes em cubículos);
    – Verificar carregamento de molas em disjuntores MT;
    – Verificar reaperto nos painéis, principalmente barramentos ( pontos quentes detectados por termografia);
    – Inspecionar visualmente cabos quanto a limpeza ( Evitar DP’s)

  3. Antonio disse:

    Como disse nosso amigo Alexandre Parsa. O check list é muito importante. Praticamos o check list diário em nossos equipamentos. O check list é uma das mais eficientes formas de vc antecipar um defeito, acompanhar a evolução de um equipamento que sofreu uma intervenção.
    É em certas situações avaliar até o funcionário.

  4. Pedro Costa disse:

    Bom dia ! Poderia me um exemplo de Check list pós manutenção. Agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *