Chillers e sua manutenção

Luis Cyrino
6 mar 2023
0
2219

Chillers e sua manutenção

Chillers são equipamentos mais importantes na refrigeração onde processos industriais necessitam de algum fluido refrigerado, podendo ser óleo, água, ou outro liquido.

Hoje processos industriais em sua maioria dependem de temperatura controlada em vários fatores como por exemplo: Salas limpas, laboratórios, data centers, resfriamento de fluidos, rolamentos, fusos, moldes, cilindros e etc. A temperatura controlada acelera o processo de fabricação em vários segmentos e mantem ambientes dentro de normas e padrões.

São equipamentos de capacidade variada, partindo de 1 TR (Tonelada de Refrigeração), podendo ultrapassar 8.000 TR’s (Toneladas de Refrigeração) cada equipamento.

Muitos segmentos usam um Chiller

Uma indústria plástica que não cuida da manutenção do seu chiller, pode a qualquer momento ter parada de produção. E com isso perda de material e atraso na entrega dos seus produtos.

Uma indústria de chocolate com chillers operando precariamente, não irá conseguir atingir um controle de qualidade em seus produtos. Isso porque se esse equipamento não conseguir manter as temperaturas de processo irá ocorrer perda de produção, tempo, dinheiro e etc.

Um hospital que tem chillers para atender centros cirúrgicos e UTI e estes equipamentos não tem uma devida atenção. Isso poderá infelizmente deixar de efetuar cirurgias ou até vir a óbito pacientes por causa da falha no controle de temperatura.

Chillers precisam de manutenções periódicas

São equipamentos que necessitam de manutenções periódicas, e com profissionais de alto nível de conhecimento e experiência nesse tipo de máquina.

Por ser o equipamento mais importante na refrigeração, ele exige que profissionais sejam capacitados. É um equipamento que exige conhecimento em refrigeração, mecânica, hidráulica, elétrica, eletrônica, brasagem e fluidos.

São equipamentos de valores elevadíssimos e por isso, o mesmo não pode ser deixado de lado, sem um plano correto de manutenção preventiva, preditiva e etc.

Com o passar dos anos, novas tecnologias são incluídas nos chillers, tornando esses equipamentos mais eletrônicos e automatizados. Um simples sensor de temperatura descalibrado ou uma chave de fluxo de água defeituosa, pode ocasionar defeitos com valores exorbitantes.

Uma chave de fluxo de água “jumpeada”, que é um item de proteção do equipamento, não irá desliga-lo em caso de falha na bomba de água ou falta de fluxo.

Os compressores irão continuar operando sem fluxo de água nos evaporadores podendo ocorrer congelamento nos trocadores de calor. O congelamento no trocador de calor faz com que o gelo esprema os tubos internos até ocorrer trincas e com isso, o fluido refrigerante vaza de todo o sistema.

Esse fluido refrigerante vazando, deixar o sistema “vazio” e a água entrara ocasionando a quebra ou queima dos compressores. A verificação no evaporador e seus componentes de proteção são cruciais.

Simples itens a serem verificados nas manutenções preventivas podem gerar grandes prejuízo ao dono do chiller.

O condensador dos chillers também deverão serem realizados verificações periódicas e limpeza mecânica com lavadora de alta pressão ou escovamento mecânico dos tubos, para se evitar altas pressões, altas correntes dos compressores, altas temperaturas dos fluidos refrigerantes e altas temperaturas do óleo.

Um condensador a ar, do tipo aletado, suja com frequência devido os motores ventiladores estarem circulando ar para a troca térmica e acabam trazendo sujeiras que para na serpentina. A limpeza com lavadora de alta pressão e produto desincrustante é muito importante para manter o condensador livre de sujeiras e com passagem adequada de ar para que haja a troca térmica correta no mesmo e mudar e alterar o estado do fluido refrigerante para liquido.

A verificação de vibrações, temperaturas, ruídos, pressões, tensão elétrica, corrente elétrica, testes de proteções dos dispositivos de segurança, verificação da carga completa de fluido refrigerante, verificação do nível e coloração do óleo, averiguação da atuação da válvula de expansão mecânica ou eletrônica, configuração correta dos parâmetros operacionais, ajuste da vazão correta de água no evaporador, verificação do superaquecimento, sub resfriamento e approach e etc. são parâmetros que mantem a performance adequada no chiller e garante a vida útil do equipamento sem desgastes prematuro de componentes.

Chiller nas mãos de empresas especializadas

Existem empresas sérias no mercado que estão buscando dar soluções completas na manutenção de chillers e compressores tanto a pistão, parafuso e centrifugo e locação de chillers para atender uma demanda temporária, pois se um equipamento ficar muito tempo sem uma avaliação criteriosa, quando ocorrer um defeito, esse mesmo pode ser grave e levar dias ou semanas para ser efetuado o reparo.

Não deixe de dar a devida atenção em seus chillers. Tenha um parceiro de confiança para efetuar as manutenções preventivas, preditivas e corretivas nos seus equipamentos. Uma simples análise de vibração ou análise físico-químico do óleo pode evitar quebras prematuras e evitar valores exorbitantes para os reparos.

Hoje esses equipamentos de refrigeração de grandes capacidades passam da casa dos milhões fácil e ele é um ativo muito importante para uma empresa e seus negócios. Então não pode de maneira alguma ficar sem a devida manutenção ou sendo cuidado por profissionais sem experiência e conhecimento.

Se está nessa situação de problemas com esses equipamentos, entre em contato com a Tech Chiller, empresa especializada em manutenção desse tipo de equipamento. Ou se preferir falar diretamente com Ivan de Oliveira – WhatsApp (41) 9 9926-1827

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *