Complexidade dos serviços de Facilities

Luis Cyrino
30 nov 2016
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Complexidade dos serviços de Facilities

As atividades ligadas à área de Facilities são numerosas e controversas, algumas empresas e alguns especialistas entendem que todas as atividades conhecidas como apoio fazem parte da Gestão de Facilities.

Existe uma divisão quanto a sua complexidade, são normalmente divididos em serviços rígidos (Hard Services) e serviços macios (Soft Services).

No primeiro estão incluídos os serviços de maior complexidade técnica, tais como o projeto de instalações e a manutenção de instalações críticas tais como geradores de energia. No segundo, temos os serviços de menor complexidade, tais como a limpeza diária e as pequenas reparações.

Serviços de Facilities chamados “Hard Services

Os serviços de engenharia podem ser chamados normalmente de serviços rígidos (Hard Services), ou seja, na área da manutenção técnica das instalações e a realização de projetos técnicos. Entre eles inclui-se a manutenção de sistemas críticos para o funcionamento das instalações e a operação da organização. Este tipo de serviços é normalmente assegurado por pessoal técnico altamente especializado.

Podemos citar mais alguns serviços que se enquadram nesse tipo de complexidade “Hard Services” tais como:

  • Manutenção nas redes e cabines de alta tensão;
  • Projetos e construção de rede elétrica em geral;
  • Manutenção ou instalação de fornos;
  • Projetos e manutenção de sistemas de proteção contra incêndios.

Serviços de Facilities chamados “Soft Services

Os serviços de operações em Edificações podem ser chamados de serviços macios (Soft Services), ou seja, serviços de conservação dos espaços e equipamentos da organização. Entre eles estão algumas manutenções e pequenas reparações, a limpeza dos espaços físicos em geral e serviços ligados a segurança patrimonial.

Podemos citar mais alguns serviços que se enquadram nesse tipo de complexidade “Soft Services” tais como:

  • Serviços de recepção (portaria);
  • Serviços de cozinha (restaurante interno);
  • Jardinagem e limpeza de áreas externas;
  • Serviços de telefonia.

Tendências do mercado global

 Tradicionalmente os serviços de Facilities são fornecidos tipo “in-house”, ou seja, dentro da empresa, internamente, por uma empresa especializada nesse tipo de serviços e dependendo do tamanho da organização ou do escopo de serviços do tipo “in-house” que estão sendo pretendidos, podem variar de uma simples equipe de limpeza a uma equipe multidisciplinar de gestão técnica para grandes projetos. Podem ser contratos com períodos longos ou até mesmo com períodos pré-determinados, tudo dependendo do escopo dos serviços que estão sendo pretendidos.

Conclusão

Baseado nos históricos de mudanças dos hábitos empresariais, nota-se que desde a década de 1980 a tendência global tem sido que as organizações estão cada vez mais se concentrando em seus “Core Business”, ou seja, foco no seu negócio principal e, portanto, começou-se a considerar a terceirização de vários tipos de serviços, não ligados a atividade fim da empresa, como um apoio que naturalmente, inclui todos os serviços de Facilities quer sejam eles, os serviços chamados “Hard Services” que trata-se dos serviços de maior complexidade ou os chamados “Soft Services” que trata-se dos serviços de menor complexidade.

Esse assunto lhe interessa? Conheça mais sobre a área de Facilities no link abaixo, nessa matéria falamos sobre os conceitos e algumas definições sobre esse ramo de atividade que cresce rapidamente no mundo organizacional. Boa leitura e compartilhem e deixem um comentário.

https://www.manutencaoemfoco.com.br/gestao-de-facilidades-conceitos/

Comentários

Uma resposta para “Complexidade dos serviços de Facilities”

  1. Muita boa Materia. Para gerir os facilities sodt/hard, usamos o confirm8 Mobile. Ajuda a gestão de Ordens de Serviços e integra-se ao ERPs de mercado. Fica aqui a recomendação. http://www.uplogic.com.br/confirm8

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