Condução e recapagem de Pneus

Luis Cyrino
26 abr 2018
0
242

Condução econômica e recapagem de Pneus

Condução e recapagem dos pneus são sem dúvida outros meios para contribuir para a gestão desses itens e do veículo em geral. Em matéria anterior falamos sobre os cinco vilões que diminuem a vida útil dos pneus, agora temos outros que também contribuem.

E dentre eles temos a forma como os motoristas conduzem os caminhões e as recapagens que podemos fazer para diminuir custos. Vamos entender abaixo um pouco mais sobre essas duas situações e ver o quanto são benéficas.

Condução inteligente

A condução econômica, também chamada de condução inteligente, parte do princípio de que o motorista deve prestar atenção a todos os componentes do veículo, e agir de forma preventiva durante esta condução. Vejamos algumas vantagens percebidas na condução inteligente:

  • Melhor utilização e aproveitamento do veículo.
  • Aumento da vida útil dos componentes do veículo, reduzindo os desgastes prematuros de seus componentes.
  • Maior conhecimento dos recursos oferecidos pelo veículo.
  • Maior segurança, resultando na redução de acidentes nas estradas.
  • Menor custo operacional, com uma maior rentabilidade.
  • Valorização da vida.

O condutor agindo com previsão em sua condução, estará contribuindo de forma significativa para economia de combustível e minimizando o desgaste dos componentes do veículo, inclusive os pneus. Vejamos alguns exemplos com previsão em sua condução:

  • Ao aproximar-se de lombadas e intercessões de pistas, retire o pé do acelerador com antecedência para evitar uma forte freada desnecessária.
  • Ao final de um aclive diminua a pressão no acelerador.
  • Se você conhecer o trecho que está conduzindo, em um aclive, preveja a marcha adequada para o local.
  • Ao aproximar-se de um sinaleiro no vermelho, desacelere até que o mesmo abra, evitando assim uma parada desnecessária.
  • Em situações normais, a aceleração deve ser feita com movimentos suaves, garantindo que o volume de combustível injetado no motor seja o ideal e sem prejudicar o rendimento do caminhão.

A força (torque) do motor é atingida a rotações intermediarias (entre 950 e 1450 RPM, dependendo do tipo de motor), e a potência (velocidade) é conseguida entre 1450 e 1900 RPM. É na faixa de torque que encontramos a melhor relação de desempenho com baixo custo operacional.

Recapagem como forma de prolongar vida útil e reduzir custos

Para não se confundir alguns termos sobre o reaproveitamento de pneus, vamos entender alguns conceitos.

Recapagem: processo que consiste em trocar a banda de rodagem (parte que fica em contato com o solo), quando esta atingir o limite máximo de desgaste –TWI (Tread Wear Indicator).

Recauchutagem: nesse processo, além da troca da banda de rodagem, também são trocados os ombros da carcaça dos pneus.

Remoldagem: nesse processo, além de substituir a banda de rodagem e seus ombros, é trocado também toda a superfície de seus flancos.

Pneu novo ou com recapagem?

Na discussão entre fazer a recapagem de um pneu ou comprar um novo, a recapagem leva grande vantagem no preço que pode custar até 40% do valor do novo.

De acordo com especialistas ouvidos pela Carga Pesada, sempre vale a pena recapar, uma vez que o pneu foi feito para proporcionar até duas reformas.

O bom gerenciamento do ciclo de vida do pneu é o ponto central para reduzir custos por quilômetro rodado.

Carlos Eduardo Sacco, executivo da Vipal Borrachas/Fate Pneus, que atua tanto no setor de recapagens quanto no de pneus novos, observa que, se o transportador utilizar o pneu de maneira adequada, poderá fazer mais recapagens e reduzir seus custos. “Se chegar a uma terceira reforma, a redução do custo por quilômetro rodado fica perto de 60%”, afirma.

Conclusão

Podemos observar diante do exposto, que aliado a todos os meios de gestão dos pneus, a forma de condução também faz muita diferença na sua preservação.

Aliado também a utilização de controles de desgaste dos pneus e sua recapagem no tempo certo. Todas essas ações trazem muita economia no consumo de pneus de uma frota, vale a pena, portanto fazer a correta gestão dos pneus. Ignorar isso vai com certeza elevar e muito os custos dos pneus de uma frota.

O Manutenção em foco pode fornecer treinamentos e consultoria na sua gestão de frota, consulte-nos. Veja no link abaixo nosso escopo de serviços e entre em contato, temos uma solução voltada para cada necessidade identificada.

https://www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

Fonte:

http://www.vipal.com.br/

http://www.volvotrucks.com.br/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *