Terceirização, como avaliar tipo contrato?

Luis Cyrino
6 mar 2016
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Terceirização, como avaliar tipo contrato?

Para a tomada de decisão a favor ou não da terceirização da manutenção, as empresas precisam avaliar algumas variáveis e situações que devem ser analisados nesse contrato, tais como:

Tipos de contrato de terceirização:

A contratação de mão de obra

Essa podemos dizer que ainda é comum no Brasil e tem por objetivo obter mão de obra especializada de empresas terceirizadas, para execução dos serviços de manutenção onde a relação é direta entre a supervisão da contratante com a mão de obra contratada.

Acredito na minha modesta opinião que se trata de um modelo já ultrapassado e que coloca em grande risco a empresa contratante para com problemas jurídicos trabalhistas.

A contratação por serviço

Essa forma da terceirização é onde a contratante e contratada estabelecem condições formais para uma prestação de serviços numa área ou departamento específicos. Neste formato e mais usual hoje em dia, a relação contratual é bem mais definida quanto a responsabilidade técnica da contratada ao serviço prestado.

Também maior produtividade da mão de obra empregada no serviço, melhor qualidade do serviço prestado, garantida por termo contratual específico entre outros.

A contratação por resultados

Ambas as partes contratantes têm como objetivo único e definido os resultados de desempenho do objeto específico do contrato. No caso de tratar-se de disponibilidade de máquinas por exemplo, o alcance do objetivo dependerá dos resultados esperados em contrato medidos por meio de indicadores de desempenho.

Critérios de avaliação desse contrato

Custo por Resultados

Relação de custo total entre a manutenção executada pela própria organização e a executada por terceiros. Neste caso deve-se entender o que sua manutenção não consegue entregar em relação ao que se espera dela e porque a contratada conseguiria.

Qual o problema nessa situação? A diferença de custo valeria a pena? Será que investir na sua área não lhe traria esse resultado com o mesmo investimento?

Qualidade do serviço

Se o problema está na qualidade do serviço interno que é deficiente, fica o mesmo questionamento do item anterior, ao contratar uma terceirizada seria garantido a entrega da qualidade esperada?

A empresa corre sério risco de perder know-how sobre seus próprios ativos, isso devido a cessação do emprego de técnicas por pessoal interno, agora na mão de terceiros.

Confiabilidade da Terceirizada

Nesse quesito é necessária comprovação de que a terceirização ocorrerá com prestadoras de serviços que comprovarem capacidade gerencial de trabalhar em regime de confiança, cooperação e objetivos comuns.

Nesse caso a empresa contratante corre o risco de ficar na mão se não contratar certo e ter que arcar com sérios problemas para manter a disponibilidade de seu parque produtivo.

Capacitação técnica

Prestadoras de serviço comprovadamente capacitada e aprovadas por sua qualidade técnica. Essa necessidade dar-se-á em empresas onde seu processo produtivo está baseado num grande número de máquinas e equipamentos.

Sendo assim a terceirização torna-se de risco e também como dito anteriormente, em perda de know-how sobre seus próprios ativos.

Conclusão

Baseado nas informações avaliadas podemos entender que a terceirização dos serviços de manutenção industrial pode ou não ser viável para as empresas. Portanto, não podemos acreditar que todo tipo de terceirização irá trazer redução de custos ara a Manutenção.

Pode trazer também junto vários aspectos negativos na equipe terceirizada tais como: a desmotivação, a falta de comprometimento, a baixa qualidade dos serviços realizados e a baixa qualidade de mão de obra, tudo deve ser bem avaliado.

Se você gostou da matéria ou tem outra visão sobre o tema deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós.

Comentários

3 respostas para “Terceirização, como avaliar tipo contrato?”

  1. jose Mateus disse:

    Boa noite!
    Gostei muito .tenho uma empresa de manutenção em refrigeração e pesto serviço ,para uma rede de supermercados e digo que preocupo muito com a qualidade dos meus serviço.tem muita empresa que não preocupa com a qualidade de serviços e a te com a qualidade dos seus trabalhadores que eu acho muito importante,onde as coisas andam de mãos dadas .ou seja se a empresa preocupa com qualidades com certeza seus cooperadores também será.e ai tudo se torna bem o lucro e o melhor a satisfação do cliente.

  2. jose.mgirmao@gmail.com disse:

    Excelente material, parabéns!

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