Desperdícios de transporte e movimento

Luis Cyrino
19 ago 2024
0
194

Desperdícios de transporte e movimento

Desperdícios segundo a metodologia Lean são atividades que atrasam o andamento de um processo como transporte por exemplo, e que poderia ser mais enxuto. Essa filosofia Lean busca identificar esses vilões e buscar corrigir ou eliminar esses desperdícios.

Com isso se consegue reduzir o tempo entre o pedido do cliente e a entrega, base de um processo enxuto. Jamais esquecer que o conceito Fornecedor-Cliente deve ser aplicado tanto externa como internamente na empresa.

Quais são esses desperdícios?

Baseado na metodologia Lean Manufacturing tínhamos sete (7) desperdícios listados na linha de produção, hoje temos mais um e muito importante.

Hoje já se considera mais um desperdício o não aproveitamento do colaborador quanto ao seu conhecimento e habilidades. Vejamos então quais são os oito desperdícios segundo a metodologia Lean:

  1. Espera – desperdício de tempo a espera por alguma coisa para começar o trabalho.
  2. Superprodução – fabricar mais do que realmente está vendido.
  3. Transporte desnecessário – deslocar materiais ou produtos mais do que o necessário.
  4. Excesso de processos – processos adicionais com atividades desnecessárias por falta de padronização.
  5. Defeitos/retrabalho – ter que sucatear peças ou reparar erros de produção.
  6. Desperdício de movimento – se refere à movimentação demasiada e desnecessária, seja de equipamentos ou dos colaboradores no processo.
  7. Estoque – está ligado ao armazenamento excessivo de insumos, matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados.
  8. Conhecimento e habilidades não aproveitadas – falta de aproveitamento pleno da capacidade intelectual de cada colaborador.

Identificação desses desperdícios

Os sete desperdícios originais referem-se a atividades que não corroboram para o bom andamento de um processo ou que limitam seu desenvolvimento conforme o esperado.

Esses desperdícios clássicos da metodologia Lean foram identificados e listados a partir da década de 50 por Toyota Taiichi Ohno com o Sistema Toyota de Produção.

Como vemos, o sistema Lean Manufacturing traz em sua metodologia sete desperdícios de acordo com seu idealizador. Mas o desperdício de potencial humano hoje também é considerado, então atualmente são oito desperdícios do Lean Manufacturing.

Tecnologia na redução ou eliminação dos desperdícios

De forma resumida vamos elencar como os desperdícios ligados aos movimentos de pessoal e transporte com uso de equipamentos móveis podem ser evitados com uso da tecnologia.

Transporte e movimento desnecessário

Desperdício de transporte ocorre quando materiais em geral são transportados desnecessariamente. Isso é mais comum em indústrias de manufatura onde produtos e itens físicos são transportados.

Isso também pode ocorrer em outros ambientes produtivos como na construção civil, na mineração, áreas de logística e no agronegócio.

Algumas causas comuns que podem causar esse problema são:

  • Planejamento das atividades deficientes;
  • Layout de máquinas e equipamentos mal projetados;
  • Fluxos de trabalho mal gerenciados;
  • Etapas de processos desnecessárias;
  • Erros de comunicação, etc.

Com base nessas causas prováveis, o desperdício de transporte pode ser reduzido simplificando/corrigindo layouts e otimizando fluxos de trabalho com uma gestão mais assertiva.

Avaliar todos os processos usando o Mapeamento do fluxo de valor, ferramenta do Lean Manufacturing. E incluir um sistema de comunicação mais eficaz entre gestão e colaboradores das áreas de produção.

Certos sistemas de produção tem características onde as áreas são extensas e entender o posicionamento de pessoas e equipamentos faz toda a diferença.

Trackfy tem soluções inovadoras para transporte e movimento

Para diminuir ou até eliminar esses desperdícios, as soluções inovadoras que a Trackfy oferece resolvem o problema. Com uma sistema de monitoramento consegue identificar em tempo real a geolocalização de equipamentos e pessoas.

Com isso oferece maior segurança para ativos e colaboradores, além de contribuir sobremaneira para a eficiência do processo produtivo.

E quanto as falhas de comunicação, isso pode ser resolvido pela gestão identificando os desvios durante o processo e em tempo real.

Com isso pode corrigir tais desvios imediatamente por meio de uma comunicação com seus colaboradores. Os dispositivos de localização da Trackfy oferecem essa solução trazendo mais eficiência das atividades corroborando para uma maior produtividade da equipe.

Conheça alguns casos de sucesso da Trackfy com a implementação de suas soluções, confira:

https://trackfyapp.com.br/#cases

Conclusão

A gestão dos diversos segmentos de negócios, principalmente empresas de manufatura e da construção civil precisa entender o desperdício de transporte e dos movimentos de seus colaboradores.

Isso no que se refere à movimentação desnecessária de produtos, pessoas, equipamentos ou matérias-primas dentro de uma unidade produtiva. Esse tipo de ineficiência geralmente passa despercebido, mas pode ter um grande impacto negativo na eficiência de sua operação.

O transporte e/ou movimento frequente e desnecessário de produtos em geral pode aumentar o risco de perdas e de segurança. Cada rota de transporte ou movimento desnecessário cria uma oportunidade de uma operação incorreta.

Isso porque tempo nos processos é dinheiro e desperdiça-lo leva a perdas de faturamento, o que é péssimo para os negócios. E uma das soluções para corroborar na redução ou eliminação desses tipos de desperdícios são as inovações tecnológicas. Para isso conte com a Trackfy nesse processo, entre em contato.

https://trackfyapp.com.br/#contato

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *