Eficiência energética com base na lubrificação

Luis Cyrino
9 jan 2020
0
1119

Eficiência energética com base na lubrificação

Eficiência energética é um novo conceito muito difundido atualmente, atividade que procura melhorar o uso das fontes de energia. Ou seja, é a utilização racional das fontes de energia, que consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Portanto, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia disponível para certa atividade e aquela utilizada de fato para sua realização.

Eficiência energética, meios de conseguir

Temos muitos meios de conseguir “poupar” energia de modo a contribuir para uma maior eficiência energética, tais como:

  • Isolamento térmico adequado de superfícies quentes;
  • Manutenção adequada de máquinas e equipamentos;
  • Eliminar vazamentos de ar comprimido;
  • Retrofit de máquinas e equipamentos;
  • Otimização e controle dos sistemas de iluminação, entre outros.

A Eficiência energética ou economia de energia pode ser entendida ou definida de duas maneiras:

  1. Usando menos energia para fazer o mesmo trabalho, ou;
  2. Usando a mesma quantidade de energia para realizar mais trabalho.

Benefícios

Eficiência energética traz uma variedade de benefícios, como reduzir as emissões de gases de efeito estufa, reduzir a demanda por importações de energia e reduzir nossos custos em nível doméstico e em todos os segmentos de negócios.

Podemos dizer que a eficiência energética provou ser uma estratégia econômica para a construção de economias em todo segmento dos negócios, sem necessariamente aumentar o consumo de energia.

Finalidades da eficiência energética

Além de disponibilizar meios mais rentáveis economicamente falando com o uso eficiente dos meios energéticos, tem outras finalidades muito importantes para se preocupar com isso.

Com o aumento considerável das populações e as necessidades de se produzir maiores volumes de bens de consumo e alimentos, o consumo de energia cresceu muito rápido nas últimas décadas.

Com isso aumenta o risco de esgotar os recursos naturais do planeta, destruir habitats vitais e poluir o ar que precisamos respirar.

A eficiência energética surge com o propósito de gerenciar e limitar esse crescimento no consumo de energia, diminuindo esses riscos e garantir que haja energia sobrando para as gerações futuras.

Lubrificação contribuindo para a Eficiência energética

Os fabricantes buscam constantemente aumentar os limites de desempenho e produtividade de máquinas e equipamentos.

Para conseguir isso, os seus fornecedores são pressionados cada vez mais em oferecer soluções cada vez mais criativas. E uma das maneiras mais eficazes de atingir esses níveis de desempenho está atrelada a um sistema de lubrificação adequado.

Escolher o lubrificante certo nem sempre é uma tarefa simples, requer muita especificação técnica e conhecimento de cada tipo de aplicação.

Os lubrificantes industriais são encontrados em muitas variedades e tipos de formulações. Como consequência disso, a escolha do lubrificante adequado para uma aplicação é fundamental.

Por isso é importante que o lubrificante seja visto como um elemento da máquina da mesma maneira que é importante a dureza das engrenagens ou a seleção de rolamentos que serão utilizados, por exemplo num redutor.

Como todos esses outros componentes físicos de uma caixa de engrenagens, o lubrificante certo permitirá que a caixa de engrenagens atinja o desempenho ideal.

Como resultado, teremos como benefícios taxas de desgaste mais baixas, temperaturas operacionais mais baixas e, o melhor de tudo, maior eficiência energética.

Planos de lubrificação

E o que dizer sobre os planos de lubrificação como parte de um ganho na eficiência energética. Tudo se relaciona de modo a entender claramente que, se não temos um bom plano e eficiente de lubrificação, com certeza perdemos a possibilidade de ganhos na redução do consumo de energia.

Deterioração acelerada de peças e componentes de máquinas e equipamentos elevando a ineficiência produtiva gera mais consumo de energia, isso é um fato.

Veja mais sobre Plano de Lubrificação, clique AQUI

Conclusão

Esse tema com certeza pode render muitos artigos sobre diversas maneiras de redução do consumo de energia baseado na lubrificação.

Performance, eficiência e desempenho são algumas das características cada vez mais desenvolvidas pelos fabricantes de lubrificantes em geral.

Novas tecnologias e as constantes exigências do mercado produtivo fazem com que os sistemas de lubrificação e os lubrificantes tragam cada vez mais recursos para contribuir com a eficiência energética.

Portanto pensar num plano de lubrificação eficiente é uma grande necessidade em todos os segmentos de negócios voltados para a produção.

As dificuldades podem existir, mas tem soluções e nós do Manutenção em Foco podemos ajudar. Entre em contato conosco e saiba como podemos resolver essas dificuldades.

https://manutencaoemfoco.com.br/servicos/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *