Entendendo a importância das métricas

Luis Cyrino
18 mar 2024
0
465

Entendendo a importância das métricas

É essencial entender a fundo a real importância das métricas nas organizações, com isso medir com eficácia as suas estratégias. Mas afinal de contas, o que são métricas? É o mesmo que indicadores ou KPIs? Com certeza não são a mesma coisa, mas se complementam, vamos entender.

O que são métricas?

As métricas são dados coletados que medem quantitativamente o resultado na execução de uma determinada atividade ou um conjunto delas.

São usadas para monitorar o desempenho de processos de negócios específicos em nível operacional e tático. As métricas ajudam a fornecer um contexto para o desempenho das principais metas de negócios.

Isso é essencial para que se possa verificar seu resultado, o quão eficaz está sendo realizada essas atividades. As métricas são necessárias pois definem o ponto de partida para qualquer estratégia de negócio.

Com base nessa definição podemos entender que para toda estratégia de negócios, antes é preciso entender bem o que são métricas e qual a mais adequada.

O segredo do sucesso nos negócios começa em definir a métrica mais adequada para todas as atividades dos processos. Ou seja, definir previamente o que precisa ser medido.

Hoje as métricas ganham ainda mais importância com as atuais ferramentas de análise de dados. Isso porque com base nessas métricas se consegue mensurar, monitorar e avaliar os processos de um negócio.

Métricas e indicadores/KPIs

Indicadores/KPIs e métricas são frequentemente considerados como a mesma coisa, com a mesma finalidade. Mas com certeza não são a mesma coisa, embora sejam medidas quantitativas, elas são usadas para finalidades que se complementam.

Simplificando, os Indicadores/KPIs precisam estar exclusivamente vinculados a metas e/ou objetivos para existirem. Já as métricas apenas medem quantitativamente o desempenho de ações ou processos de negócios específicos. Vejamos abaixo algumas das diferenças entre eles:

Indicadores/KPIs

  • medir o progresso em direção às principais metas de negócios
  • eles têm uma perspectiva de alto nível, são analisadas.
  • eles são relevantes em diferentes departamentos
  • usado para tomada de decisão estratégica
  • mostra as consequências de diversas informações

Métricas

  • medir o desempenho de atividades ou processos de negócios específicos
  • eles têm uma perspectiva de baixo nível, sem análise prévia
  • eles são relevantes para departamentos ou áreas de negócios específicos
  • tende a ser operacional ou tático
  • mostra um resultado quantitativo isoladamente

Vejamos agora um exemplo disso na área industrial, mais especificamente na manutenção: O MTBF é um KPI importante para entender a disponibilidade de um ativo produtivo entre uma parada e outra de manutenção.

E para medir isso são usadas necessariamente várias métricas. Então para que eu consiga ver o resultado do MTBF de um ativo eu preciso medir:

  • Tempo de operação disponível
  • Somatória tempos de paradas para manutenção
  • Número ocorrências manutenção

Aqui fica demonstrado que para um KPI, no caso o MTBF, precisamos usar 3 métricas para conseguir visualizar quantitativamente seu resultado. Por isso no início do artigo dissemos que eles são diferentes, mas que se complementam.

Veja outros conteúdos no blog Trackfy

Métricas que geram impactos

Diante do já exposto, é essencial definir as métricas que podem gerar impactos nos negócios de uma organização. As estratégias quando bem definidas devem estar constantemente alinhadas à essas métricas. Esse é o primeiro passo para conseguir os resultados esperados e isso fica claro na frase de William Edwards Deming:

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”

Como o grande desafio nas organizações sempre está ligado à produtividade e segurança de seus colaboradores, recursos da tecnologia são essenciais. E destacamos isso com ênfase nas áreas industriais e serviços em canteiro de obras.

A grande importância de entender a eficiência operacional nesses ambientes tem relação direta entre as várias métricas definidas e o custo para operacionalizá-la.

E definir as métricas essenciais hoje em dia precisa ter como foco a disponibilidade de dados em tempo real. Nessa hora que entram as soluções tecnológicas de monitoramento por meio de sensores inteligentes.

E outra solução inteligente trata também da segurança dos colaborados, tanto em ambientes fabris como em canteiros de obras.

Podemos resumir a importância dessas métricas nesses ambientes com uso da tecnologia de duas maneiras:

  • Uso de sensores de medição em processos produtivos;
  • Uso de sensores de localização dos colaboradores em áreas de risco;

Soluções Trackfy fazendo a diferença

Focada nessas situações problemáticas nas organizações em geral, a Trackfy tem trabalhado em soluções voltadas para o aperfeiçoamento dessas métricas.

E com base em tecnologias como IoT – Internet das Coisas, Big Data, Data Analytics e IA – Inteligência Artificial, oferece soluções que corroboram em:

  • Redução no tempo de evacuação em situações de emergência;
  • Aumento de produtividade de equipes de manutenção em plantas industriais;
  • Aumento de produtividade geral de equipes na construção civil;
  • Redução tempo médio na emissão de Permissão de Trabalho) na indústria;
  • Redução tempo de espera e deslocamentos de equipes em plantas industriais;
  • Redução no tempo de espera e deslocamentos em canteiros de obra;
  • Planejamentos sob medida e humanização da gestão de equipes;
  • Previsão de tendência de execução de atividades com base em históricos;
  • Redução de tempo de espera em almoxarifados.

Conheça mais sobre a Trackfy

 Conclusão

Deixamos claro as definições, diferenças e relação entre as métricas e os indicadores/KPIs. Todos os tipos de negócios estão diretamente atrelados a produtividade, sejam produtos ou serviços.

E a busca constante está na redução de custos, aumento de produtividade com qualidade e segurança em suas operações. E a tecnologia tem todos os ingredientes necessários para corroborar na busca por resultados ótimos.

E na Trackfy a busca constante por soluções inteligentes é o desafio que move uma equipe extremamente qualificada e motivada.

Entre em contato com a equipe Trackfy no link abaixo e conheça mais sobre suas soluções inovadoras:

https://trackfy.paginas.site/manutencao-em-foco

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *