Equipe de Manutenção bem nivelada

Luis Cyrino
1 ago 2016
3
3870

Nivelamento técnico da equipe

Dando sequência à série de posts sobre a Gestão de Pessoal e sobre os possíveis problemas relacionados à Gestão, vamos falar hoje sobre o próximo item que trata de “Nivelamento da equipe”. Esse tipo de situação se torna um problema quando a equipe de Manutenção é enxuta e a cobrança por resultados não deixa de acontecer por esse motivo como bem sabemos.

Com a crescente competitividade entre as empresas e a necessidade de produtividade no menor custo possível, a disponibilidade e confiabilidade de máquinas e equipamentos se tornaram uma necessidade latente das empresas e o papel da Manutenção no negócio se tornou fundamental, para isso o gestor precisa de uma equipe altamente capaz e comprometida na resolução dos problemas referentes à manutenção.

O gestor precisa fazer com que cada um e a equipe tenham um compromisso com um nível de empenho demandado pelo cenário atual, e criar uma cultura de trabalho e de resultados. Para isso precisa igualmente fazer com que os membros da equipe busquem seu próprio desenvolvimento, compartilhem entre si como multiplicadores, dessa forma tanto o profissional individualmente e como uma equipe se tornem cada vez mais eficientes.

Como podemos fazer esse nivelamento?

Temos várias maneiras importantes para se fazer esse desenvolvimento na busca do nivelamento de conhecimento da equipe que podemos citar:

1. Contratar certo

Essa situação de contratar um novo profissional é muito importante e a participação do gestor é fundamental durante esse processo, primeiro é o gestor quem define a descrição do cargo como habilidades, experiência e formação do candidato, também deve participar das entrevistas e preferencialmente aplicar um teste de conhecimento para a vaga em questão. São atitudes como essa que faz do gestor o principal interessado no futuro profissional que fará parte da sua equipe. Deixar tudo nas mãos do RH com certeza é um grande erro.

2. Incentivar o desenvolvimento pessoal

O gestor deve estar atento aos anseios de cada membro da equipe, entender seus desejos e seus possíveis projetos de crescimento e incentiva-los a buscar seu próprio desenvolvimento, deixar claro que todo conhecimento adquirido se torna sua propriedade pois isso ninguém pode lhe tirar.

3. Proporcionar treinamentos internos

O gestor precisa entender os possíveis desníveis de conhecimento e proporcionar treinamentos de reciclagem internamente, uma das maneiras eficazes de fazer isso acontecer, é contratar treinamentos junto ao fabricante de determinadas máquinas e equipamentos que julgar como essenciais para o processo produtivo, ou pela sua complexidade ou mesmo por notar deficiências na equipe com determinadas máquinas ou equipamentos. Outro recurso simples é proporcionar para a equipe as visitas em feiras pertinentes ao setor, isso sempre traz novidades do setor e pode criar um ambiente de motivação para mudanças e sugestões de melhorias.

4. Reter talentos

Se podemos avaliar como difícil uniformizar o conhecimento de uma equipe, não podemos dizer o mesmo quanto a perder um bom profissional. Para evitar esse tipo de ocorrência, a empresa precisa ter bem definido uma boa política de benefícios e de rendimentos compatíveis com a função de cada área profissional. Também coloco com alto nível de importância, o ambiente de trabalho no tocante as suas instalações, padrão de limpeza e organização, bom nível de relacionamento interpessoal dos colaboradores, preocupação com segurança entre outros fatores que podem fazer uma grande diferença.

5. Avaliação de desempenho

Fundamental o profissional saber o nível do seu desempenho, conhecer seus limites e entender o que se espera dele. Como eu posso melhorar se no meu entender estou dando conta do recado? O feedback é uma ferramenta essencial nas avaliações de desempenho, se o profissional está dentro do padrão merece ouvir isso, então que o gestor pratique o feedback positivo, se tem alguns desvios que o gestor faça com que o mesmo entenda as suas dificuldades e seja traçado um plano de ação em conjunto com o profissional para eliminar tais dificuldades.

Acredito ser alguns bons procedimentos para que o gestor praticar, para que se tenha uma boa equipe com um nível de desempenho nivelado, dessa forma os resultados da Manutenção tendem estar sempre no atingimento das suas metas.

Veja também uma ferramenta muito importante e aliada ao nivelamento da equipe de trabalho que trata da Matriz por competências.

Comentários

3 respostas para “Equipe de Manutenção bem nivelada”

  1. Walter Bastos disse:

    OutrO assunto de grande relevância este post, desnivelamento de conhecimento e retenção de valores profissionais são um grande dilema nas organizações, precisamos está atento no tocante à gerenciar essa mão de obra específica e assim formar times de profissionais multidisciplinares que entregam resultados.

  2. Fabio Siqueira Prestes disse:

    Achei interessante artigo, pois esclareceu algumas indagações sobre meu futuro profissional, porem minha pergunta é: “Sou técnico mecânico pleno em uma multinacional, e estou cursando o 4º ano de Engenharia Elétrica, e necessito fazer o estágio obrigatório para conclusão da minha graduação, o que devo fazer? Sair de um emprego que me dá o sustento da família, pois neste emprego não tenho como fazer o estágio, ou arriscar e me aventurar na busca pelo estágio e recolocação de função?

    • Luis Cyrino disse:

      Olá Fabio, realmente é uma situação bem difícil, por ser uma multinacional acredito que devem ter plano de carreira ou algo parecido e teriam uma solução para o seu caso, é difícil acreditar que eles simplesmente não te deem uma opção razoável. Converse com seu gerente e tenta fazer esse estágio aí mesmo, você poderia cumprir seu horário normal e pelos menos duas horas diárias de estágio e/ou alguns dias da sua folga. Não vejo o porque isso não ser possível. Agora ter que decidir entre ficar no emprego ou ter que sair por causa do estágio é muito cruel, eu não teria o que te dizer a não ser lutar na sua empresa para que liberem o estágio para você. Espero que consiga uma solução razoável e que não se prejudique por causa disso.

      Luis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *