Gerenciamento da Manutenção na Agroindústria

Luis Cyrino
3 maio 2018
0
642

Gerenciamento da Manutenção na Agroindústria

Gerenciamento de Manutenção na Agroindústria é algo comum como acontece em qualquer iniciativa estratégica nas organizações. A Agroindústria precisa gerenciar a manutenção de seus ativos efetivamente para colher os benefícios potenciais.

Para tal se faz necessário um sistema de gerenciamento da Manutenção eficiente para medir o desempenho e seus resultados.

Essa e outras iniciativas na Manutenção são fundamentais para que uma empresa da agroindústria obtenha resultados positivos e se torne eficiente.

Investir no sistema de Gerenciamento

Qualquer investimento que se faça no setor de Manutenção da Agroindústria pode ser gerenciado com um sistema eficiente. E esse gerenciamento auxilia a direção na avaliação do retorno sobre o investimento de suas iniciativas na Manutenção.

Como qualquer sistema de gerenciamento, esse sistema na Manutenção vincula seus métodos e processos com as principais estratégias e objetivos do negócio.

A implementação de um sistema de gerenciamento compila muitas informações analíticas importantes da Manutenção. Elas podem ajudar a identificar, avaliar e recomendar ações de melhoria através de técnicas de análise de falhas na busca da eliminação da causa raiz.

Processos de gerenciamento da Manutenção

Normalmente as empresas focam muito seus esforços nos sistemas e processos e se esquecem de “olhar” para sua força de trabalho, principalmente em relação à Manutenção.

Deve-se olhar com muito carinho toda força de trabalho que desempenha um papel importante em todas as áreas de uma empresa, Manutenção é uma delas.

As pessoas têm elementos de uma cultura própria e habilidades que devem ser exploradas por meio de suas lideranças. Essas características uma vez identificadas, podem ser utilizadas para fazer as ações corretas, no lugar e momento certo.

Áreas que sustentam os processos da Manutenção

Todo o gerenciamento de ativos de uma empresa depende de algumas áreas específicas que sustentam os processos da Manutenção.

  1. Processos de Gestão

São processos que possibilitam fornecerem uma base estrutural adequada para o correto funcionamento da Manutenção. São os processos de liderança, uma gestão altamente capaz de conduzir assertivamente todas as necessidades do setor.

Não se pode esquecer de deixar claro quais são os desafios e metas da equipe para o alcance de seus objetivos. O foco principal desse processo de gestão é na tomada de decisão necessárias para gerenciar processos, políticas e pessoas que possam conduzir a transformação da Manutenção.

  1. Gerenciamento das Mudanças

É notório que todo processo de mudança pode se inviabilizar simplesmente pela forma como ele é conduzido. Portando o gerenciamento desse processo de mudanças deve ser monitorado e corrigido diante de qualquer tipo de inconsistência.

À medida que as mudanças e melhorias são feitas, é preciso avaliar, monitorar e resolver possíveis desvios rapidamente. Fazendo isso podemos encorajar cada vez mais os funcionários a entender essas mudanças e manter um processo contínuo de melhorias.

  1. Gerenciamento das Habilidades

Qual o perfil ideal para a função de manutentor, seja ele na especialidade elétrica, mecânica, lubrificador, entre outras funções? Quais as habilidades e competência requeridas para essas funções?

Ao definir e avaliar os requisitos de habilidades e competências por função, as empresas primeiramente implantam a descrição de cargo. Isso se faz necessário principalmente para as contratações e possíveis políticas de desenvolvimento.

Outra prática muito importante é a implantação de uma política de treinamentos de capacitação. Para isso pode-se e deve-se utilizar a chamada Matriz por competências, uma importante ferramenta de avaliação.

O gerenciamento das habilidades e talentos é ponto importante nesse processo, saber identificar isso é ponto crucial para o sucesso da Manutenção.

Conclusão

O sucesso em qualquer modelo de negócio sempre passará pelas pessoas e não cuidar dessa premissa é um grande risco. Não basta ter as melhores máquinas e equipamentos se o seu processo de gerenciamento da sua força de trabalho é falho.

Vemos que podemos trabalhar nessas várias frentes de gerenciamento na busca do melhor resultado.

O Manutenção em foco pode contribuir com treinamentos e consultoria na área de manutenção, fazemos uma avaliação e melhoria em seus processos. Consulte no link abaixo nosso escopo de serviços e entre em contato:

https://www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *