Gestão da Inovação nos negócios

Luis Cyrino
28 jun 2024
0
139

Gestão da Inovação nos negócios

Gestão da inovação é uma norma recente, a ISO 56002 foi lançada em 2019 e que surgiu para tratar de um tema bem atual. Essa norma como outras normas ISO, visa padronizar as terminologias, ferramentas, métodos e interações entre partes interessadas.

A globalização dos mercados de negócios traz consigo a necessidade de apresentar produtos e serviços cada vez mais eficientes.

E para isso não basta gerar novas ideias, junto a isso é preciso agregar valor para seu cliente. Nesse âmbito, temos muitas startups trabalhando para trazer soluções tecnológicas para todos os tipos de negócios.

Gestão da inovação, um fator chave nas Organizações

Segundo a ISO – International Organization for Standardization, ter a capacidade de inovar das organizações, se torna um fator chave para um crescimento sustentável. Torna o negócio viável no âmbito econômico, aumento do bem-estar e desenvolvimento da sociedade.

Pensando nesse contexto, a ISO 56002 trata de um sistema de gestão da inovação para tornar mais eficaz e eficiente todas as atividades necessárias.

Com isso uma organização pode consolidar sua visão, estratégias, políticas e objetivos voltados para a inovação. Dessa forma pode estabelecer suporte e os processos necessários para o alcance dos resultados esperados.

Soluções tecnologias corroborando na gestão da inovação

É fato que as organizações em geral sempre buscam melhorar sua performance no mercado no alcance de maiores vendas e aumento da lucratividade.

E para isso acrescentar em seus processos soluções inovadoras que façam isso se tornar uma realidade. Para isso seus gestores precisam se perguntar se estão fazendo uma gestão assertiva quando o assunto é inovação.

Para entender isso, alguns questionamentos podem ser feitos para entender em qual patamar uma empresa se encontra nas questões da inovação.

Quais benefícios seriam importantes ao incrementar uma solução tecnologia? Pensando nisso a norma sobre gestão da inovação traz alguns benefícios possíveis ao fazer essa gestão de forma assertiva, que seriam:

  • maior capacidade de gerenciar incertezas;
  • aumento do crescimento, receitas, rentabilidade e competitividade;
  • redução custos e desperdícios, aumento da produtividade e eficiência de recursos;
  • maior sustentabilidade e resiliência;
  • aumento da satisfação dos usuários, clientes, cidadãos e demais interessados;
  • renovação sustentada do portfólio de ofertas;
  • pessoas engajadas e capacitadas na organização;
  • maior capacidade de atração de parceiros, colaboradores e financiamento;
  • melhoria da reputação e valorização da organização;
  • facilita o cumprimento de regulamentos e outros requisitos relevantes.

Portanto é necessário ter o entendimento de todas essas questões listadas acima. Assim podemos entender o quanto os métodos e processos estão ou não alinhados aos propósitos da organização.

Conheça as soluções inovadoras da Trackfy: https://trackfyapp.com.br/#produtos

Princípios de gestão da inovação

Ao adotar uma gestão assertiva quanto a inovação, as organizações conseguem mostrar principalmente ao seus clientes e potenciais clientes, alguns princípios que passam a nortear seu negócio.

Alguns princípios como:

  • realização do valor;
  • direcionamento estratégico;
  • gestão da incerteza;
  • adaptabilidade;
  • abordagem sistêmica.

Aplicando conceitos da ISO 56002

A ênfase dessa norma é entender as necessidades das partes interessadas, tanto as internas como as externas (principalmente). Para determinar o escopo do sistema de gestão da inovação, a organização deve determinar sua intenção, limites e aplicabilidade do sistema de gestão. E também deve considerar segundo a norma:

  1. a) questões externas e internas e as áreas de oportunidade;
  2. b) necessidades, expectativas e exigências relevantes das partes interessadas;
  3. c) interações com outros sistemas de gestão.

Alguns fatores devem ser considerados pela organização ao definir usar os conceitos do sistema de gestão da inovação. São fatores essenciais como, processos, estruturas, funções, parceiros, cobertura geográfica e de tempo.

As soluções tecnológicas estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e dos negócios. Ter gestores engajados em buscar melhores soluções para os negócios das empresas é fator de diferencial num mercado cada vez mais competitivo.

Conheça mais sobre a Trackfy, inovação tecnológica que traz resultados.

Mudanças requerem disciplina

Como em todo tipo de implementação de metodologias de trabalho, existe a grande necessidade do engajamento de todos os envolvidos. Por isso é importante um trabalho de promover uma cultura que apoie todas as atividades de inovação.

O objetivo é permitir a interação de mentalidades e comportamentos criativos orientados para a operação, pois ambos são necessários para inovar.

Ser certificado na Gestão da inovação faz diferença?

A pergunta que pode “ficar no ar”, é porque uma organização/empresa precisaria de uma certificação ISO para a inovação? Essa dúvida ou questionamento pode surgir porque inovar é uma premissa muito atual no contexto dos negócios.

Isso poderia ter uma resposta bem objetiva do porque se certificar numa norma ISO para a inovação. O motivo principal é que a inovação se torna mais complexa e difícil de ser alcançada em ambiente global com mudanças extremamente rápidas.

Portanto a inovação pode ser gerenciada de forma mais eficaz e eficiente usando uma abordagem sistêmica. E essa norma ISO 56002 permite que a organização determine sua visão de inovação, estratégia, política e objetivos.

E com isso possa prover suporte, processos, cultura e colaboração necessários para alcançar os resultados pretendidos.

Solução no monitoramento em tempo real

Uma das soluções tecnológicas que estão fazendo a diferença nas empresas em geral é com certeza o monitoramento online. Imaginem poder visualizar o posicionamento em tempo real de colaboradores e equipamentos móveis.

Com certeza isso faz muita diferença para o controle efetivo de métodos e processos industriais e construção civil como em obras de infra estrutura e prediais. Isso possibilita alguns benefícios importantes, tais como:

  • Maior segurança de colaboradores e equipamentos;
  • Melhor alocação de recursos em tempo real;
  • Melhoria de produtividade;
  • Aumento da satisfação de colaboradores e clientes;
  • Melhor controle sobre riscos associados às operações;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Maior rentabilidade do negócio, dentre outros.

Cases de sucesso no uso das soluções Trackfy: https://trackfyapp.com.br/#cases

Como podemos perceber, uma solução simples de monitoramento e extremamente eficaz que traz muitos benefícios. Veja como isso pode se tornar realidade na sua empresa, fale com os especialistas da Trackfy:

https://trackfyapp.com.br/#contato

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *