Gestão de ativos baseadas em 7 pilares

Luis Cyrino
8 jan 2019
0
1734

Os 7 Pilares da Gestão de ativos

Como vimos numa matéria anterior, a norma de gestão de ativos trata-se de uma família de padrões ISO 55000 que se alinha e é adequada para integração com outros sistemas de gerenciamento importantes. Estes incluem ISO 9001 para gestão da qualidade, ISO 14001 para gestão ambiental, OHSAS 18000 (ISO 45001) para saúde e segurança ocupacional e ISO 31000 para gerenciamento de risco.

A família ISO 55000 é o primeiro padrão de sistema de gestão a implementar o novo ISO Annex SL, fornecendo uma base consistente para todos os sistemas de gestão e permitindo uma melhor integração e monitoramento, auditoria e certificação coordenados.

O que é o Anexo SL?

Em termos simples, o Anexo SL é uma estrutura de alto nível para todo o desenvolvimento futuro dos padrões ISO a seguir. Aplica-se a todos os padrões ISO, o que significa que todos eles terão a mesma estrutura.

Os 7 pilares da Gestão de ativos

A norma traz em seu conteúdo sete elementos ou pilares pois o processo de estabelecer um sistema de gestão de ativos requer uma compreensão completa de cada um desses elementos/pilares e as políticas, planos e procedimentos que os integram.

Os requisitos do sistema de gestão de ativos descritos na norma ISO 55001 são agrupados de uma forma que é consistente com os fundamentos do gerenciamento de ativos, que são:

Contexto da organização

Ao estabelecer ou rever o seu sistema de gestão de ativos, uma organização deve levar em conta os seus contextos internos e externos. O contexto externo inclui os ambientes sociais, culturais, econômicos e físicos, bem como as restrições regulamentares, financeiras e outros.

O contexto interno inclui a cultura organizacional e ambiente, bem como a missão, visão e valores da organização. A entrada das partes interessadas, preocupações e expectativas também são parte do contexto da organização.

Liderança

A alta administração é responsável pela elaboração das políticas e dos objetivos da gestão de ativos e alinhando-os com os objetivos organizacionais. Líderes em todos os níveis estão envolvidos no planejamento, implementação e operação do sistema de gestão de ativos.

Planejamento

Os objetivos organizacionais fornecem o contexto global e direção para as atividades da organização, incluindo suas atividades de gestão de ativos. Os objetivos organizacionais são geralmente produzidos a partir de atividades de planejamento do nível estratégico da organização e estão documentados em um plano organizacional.

Suporte

O sistema de gestão de ativos exigirá a colaboração entre muitas partes da organização. Esta colaboração envolve frequentemente a partilha de recursos. Coordenação destes recursos e aplicação, controlar e melhorar a sua utilização devem ser os objetivos do sistema de gestão de ativos. Ele também deve promover a conscientização dos objetivos de gestão desses ativos em toda a organização.

Operação

Sistema de gestão de ativos da organização pode permitir que a direção, execução e controle das suas atividades de gestão de ativos, incluindo aqueles que foram terceirizados. Políticas funcionais, padrões técnicos, planos e processos para a implementação dos planos de gerenciamento de ativos devem ser realimentados no projeto e na operação do sistema de gerenciamento de ativos.

Avaliação de desempenho

A organização deve avaliar o desempenho de seus ativos, sua gestão e seu sistema de gestão de ativos. As medidas de desempenho podem ser, direta ou indireta, financeira ou não financeira. Desempenho de gestão de ativos devem ser avaliados se os objetivos foram alcançados, e se não, por que não.

Melhoria

Sistema de gerenciamento de ativos de uma organização é susceptível de ser complexo e em constante evolução para coincidir com seu contexto, os objetivos organizacionais e sua carteira de ativos em mudança. A melhoria contínua é um conceito que se aplica aos bens, as atividades de gestão e do sistema de gestão de ativos, incluindo aquelas atividades ou processos que são terceirizados.

Oportunidades de melhoria pode ser determinada diretamente através do monitoramento do desempenho do sistema de gestão de ativos.

Fonte: norma ISO 55000

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *