Gestão de frota

Luis Cyrino
6 out 2017
0
1217

Gestão de frota

Gestão de frota num conceito mais amplo, é a utilização de técnicas, ferramentas e métodos que permitem eliminar possíveis riscos inerentes ao investimento dos seus ativos (veículos em geral), além de aumentar a qualidade do serviço, a produtividade e a efetividade das suas operações.

Antes de tudo é bom a gente entender quais os tipos desse ativo mencionado acima, pois uma frota nesse conceito é composta por vários tipos e com suas finalidades diferenciadas pelo ramo do negócio.

Vamos dar alguns exemplos:

Empresa de locação de veículos comuns: existem muitas empresas desse tipo hoje operando por aí e normalmente são compostas por dezenas de veículos. Com certeza essa empresa precisa fazer a gestão da frota de seus veículos, concorda?

Empresa de transportes de cargas: podem ser formadas por caminhões de diversos tipos ou único tipo e /ou alguns tipos de implementos para se adaptarem aos tipos de cargas a que se destinam.

Empresa de transporte coletivo: como exemplo temos uma empresa de transporte coletivo terrestre formada essencialmente por ônibus, uma frota normalmente bem numerosa e que conta necessariamente com uma gestão de frota.

Empresa do setor de Mineração: com certeza esse tipo de empresa trabalha com os chamados caminhões “off Road” e algumas máquinas e equipamentos da linha amarela como tratores de esteira, retroescavadeiras, pá carregadeiras entre outros.

Empresa do setor agrícola: são empresas que trabalham com caminhões e máquinas e implementos agrícolas como colheitadeiras, semeadeiras, tratores de pneu que se utilizam de vários tipos de implementos, entre outros.

Empresa do setor da construção civil: são empresas que trabalham também com caminhões e algumas máquinas da linha amarela como escavadeiras, moto niveladoras e máquina com rolo compactador, trator de pneus, entre outros.

Como podemos notar, são muitos tipos de negócios que se utilizam de algum tipo de Ativo que consideramos como uma frota e que precisam ser gerenciados.

Portanto fazer a gestão de frota, independentemente do tipo desse ativo, proporciona uma visão ampla do que de fato está acontecendo. As manutenções em geral, consumo de combustíveis e dos pneus, documentação e custos totais, são alguns itens fundamentais na gestão de frota.

Esse tipo de máquinas e equipamentos ou de veículos não é diferente de qualquer outro ativo que encontramos na indústria por exemplo. Como qualquer outro tipo de ativo produtivo industrial que costumeiramente falamos, estes também precisam “entregar” algum tipo de produção.

E para isso precisam ser gerenciados de forma adequada, por isso existe hoje a necessidade da gestão de frota, algo presente em muitos segmentos de negócios.

Controles importantes na Gestão de frota

 Disponibilidade:

Garantir que as operações não sejam interrompidas por problemas de falta de um ativo por algum tipo de problema. Ou mesmo que sua falta aconteça de forma repentina por problemas não identificados ou solucionados a tempo.

Manutenção:

Talvez a maior necessidade da gestão de frota, disponibilizar recursos para uma manutenção adequada, nos tempos certos e com qualidade. Isso para garantir que os ativos operem em sua capacidade plena e com o mínimo de riscos de sofrer quebras ou falhas indesejadas.

Estoques em geral:

Uma gestão de frotas com certeza precisa de algum tipo de estoque para suprir as necessidades diárias dos ativos, principalmente a área da Manutenção e combustíveis em geral.

Pneus:

Responsáveis por uma boa parcela dos custos de uma frota que é essencialmente composta por ativos que usam pneus. Necessário um controle adequado das manutenções e inspeções desses itens, normalmente muito caros.

Custos:

Para os negócios essencialmente voltados para o uso de frotas de veículos em geral (comuns, ônibus, caminhões, linha amarela), o controle dos custos é essencial. Toda margem de lucratividade depende de uma boa gestão dos custos desses ativos que são controlados basicamente por hora ou por km.

Conclusão

A gestão de frota está com certeza amparada nos dias de hoje em soluções tecnológicas com uso de softwares especializados, sem isso é bem complicado gerenciar.

Os benefícios em trabalhar com soluções especializadas na gestão de frotas, é pela possibilidade de manter a frota disponível por mais tempo, garantindo prazos e eficiência nos trabalhos em curso e possibilidades de atendimento de novos serviços. Dessa forma, sua empresa passa a contar com um nível de disponibilidade capaz de gerar mais resultados à sua operação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *