Gestão de grandes empresas: 5 dicas que fazem toda a diferença

Luis Cyrino
7 ago 2018
1
3317

Gestão de grandes empresas: 5 dicas que fazem toda a diferença

Com um mercado volátil e imprevisível, uma boa administração pode fazer toda a diferença

As grandes empresas, mesmo consideradas estabilizadas, devem estar sempre atentas ao mercado para não serem ultrapassadas pela concorrência. No entanto, é muito importante manter o nível de qualidade que já vem sendo apresentado e, se possível, aumentar ainda mais o padrão já elevado da companhia.

Com um mercado volátil e imprevisível, uma boa administração pode fazer toda a diferença em uma empresa, já que a gestão de qualidade é fundamental para que tudo funcione da melhor forma possível e a companhia prospere por longos anos sem sustos. Gestão de estoque, inovação e divulgação são alguns dos investimentos imprescindíveis para o futuro da firma. Separamos algumas dicas para você aplicar em diversos setores do seu negócio. Confira:

Gestão de estoque

Fazer uma gestão de estoque é muito importante pois permite que você saiba a quantidade correta de produtos para que a empresa possa fluir corretamente e atender a demanda do seu mercado, sem ter prejuízos com perdas. Para otimizar o tempo e o trabalho desse controle, é importante contar com infraestrutura e materiais adequados. A movimentação de materiais em grande quantidade ou muito pesados deve ser feita utilizando ferramentas corretas como a paleteira e a empilhadeira, seja ela a manual ou a elétrica.

Inovação

O importante na inovação é sempre olhar para frente. Prestar atenção somente na lucratividade da empresa distrai o gestor de estratégias de longo prazo e investimentos que são, na verdade, as fontes do sucesso da companhia. É preciso um equilíbrio entre a velocidade e a paciência, uma necessidade e um desejo de continuar sempre melhorando. Defina causas, valores e engajamento social, seja transparente e aposte na diversidade. Adotar o pagamento sem dinheiro nas plataformas mobile e investir na inteligência artificial também são boas saídas para modernizar a organização.

Gestão de dados e pesquisas

Entender os cenários em que o negócio está inserido é fundamental para que haja boas condições para direcionamento de estratégias e tomada de decisão. Sem o suporte de métodos e de tecnologias dessa análise, essa missão de reagir rapidamente às constantes transformações e não perder de vista indicativos úteis do mercado torna-se praticamente impossível. É fundamental conhecer o terreno onde se está pisando, a influência da concorrência, o perfil dos fornecedores, os potenciais parceiros e, claro, o cliente.

Quanto às pesquisas, ouvir a opinião externa, ou seja, a dos clientes é essencial para o sucesso de um negócio. Não adianta saber o que seus funcionários ou amigos acham da sua empresa. Para ter uma real noção da imagem que o seu negócio tem entre os consumidores, vale a pena investir em pesquisas frequentes e avaliar se a marca está bem qualificada ou não. Em caso de um resultado negativo, pode-se adotar campanhas de marketing que resultem em melhores classificações posteriormente.

Divulgação

A divulgação da empresa deve ser massiva. Obviamente, com a popularização da internet e das mídias sociais, ficou relativamente fácil divulgar seu negócio por meio da rede mundial de computadores. É até uma mídia considerada barata para veiculação da propaganda da sua empresa. No entanto, não se apegue apenas a Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, entre outras redes sociais espalhadas pela web. Uma boa forma de promover sua companhia ainda é a recomendação de um cliente para pessoas próximas.

Burocracia

Grandes empresas devem ser disruptivas para crescerem ainda mais. As organizações têm estruturas consideradas muito burocráticas e processos de tomada de decisão demasiadamente lentos. Essas companhias costumam perdem oportunidades por serem lentas. Neste mundo em que tudo acontece tão rapidamente, os processos devem procurar ser mais objetivos.

Comentários

Uma resposta para “Gestão de grandes empresas: 5 dicas que fazem toda a diferença”

  1. Muito bom as dicas
    É a pura verdade, uma empresa não deve ser opaca, fosca, tem que ser inovadora em todos setores, desde organização de estoque, armazenamento do mesmo, estar atento a demanda do mercado e o marketing, com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *