Graus de proteção IP

Luis Cyrino
14 set 2022
0
1973

Graus de proteção IP

A proteção IP é um padrão internacional de qualidade. Ele indica o quanto fatores externos podem comprometer a qualidade, desempenho e durabilidade dos produtos.

Os graus de proteção aparecem em diversas categorias de equipamentos eletrônicos no ambiente industrial. Mas poucos sabem o que significam as siglas e os detalhes sobre cada nível da classificação.

Proteção IP: o que é?

O grau de proteção IP é emitido pela Comissão Eletrônica Internacional (IEC) e definido pela norma IEC 60529. Ele indica a resistência de produtos para uso em ambientes internos e externos.

Além disso, classifica-os de acordo com o nível de proteção contra a entrada de poeira e água. O grau depende do número anexado à sigla IP, sendo o primeiro referente aos objetos sólidos, e o segundo referente aos líquidos.

Por exemplo, em produtos de grau de proteção IP65, o 6 se refere à entrada de poeira, e o 5 à entrada de água.

Conheça os 8 indicadores mais indispensáveis para a manutenção

Se o produto for exposto a níveis mais elevados do que o grau estipulado pelo fabricante, pode gerar mau uso e causar danos ao produto. Ou seja, não será mais capaz de desempenhar sua função com excelência.

Por isso, é fundamental  que todos os produtos possuam grau alto de proteção IP, para que tenham maior resistência à entrada de corpos estranhos. No entanto, isso aumenta custos de desenvolvimento e produção. Por isso, grande parte das empresas mantém níveis mais baixos.

É importante lembrar que até o 6º nível, o IP é dominante. Ou seja, um produto IP66 atende automaticamente ao IP64 ou IP65. O grau máximo de classificação IP é o IP69K. Onde os equipamentos são fabricados para suportar ambientes hostis e/ou quimicamente agressivos, com índice de poeira e umidade elevados.

O IP69K é ideal para setores de indústria em que os resíduos sólidos e líquidos podem gerar problemas. Entre elas, estão a indústria alimentícia e a farmacêutica, por exemplo.

Saiba como evitar falhas na indústria alimentícia

Ela possibilita a higiene, como:  a sanitização e desinfecção mais simples dos produtos e impede a entrada de corpos externos. Assim, aumenta a vida útil dos equipamentos e circuitos eletrônicos e corta custos para as empresas que os utilizam.

 Proteção IP69K na Manutenção

A Manutenção é o setor responsável por manter as indústrias funcionando e as máquinas rodando. Ela é uma ferramenta estratégica para sustentar o ritmo de produção das empresas. Portanto, a proteção IP69K é essencial nas ferramentas que auxiliam na manutenção. Só assim é possível garantir que esse processo corra tranquilamente.

O uso de sensores IoT de vibração, com a certificação, garante uma coleta efetiva de dados de vibração, temperatura e horímetro. Já que seu interior não será danificado.

Com a coleta, é possível saber em tempo real a condição do ativo, tempo de funcionamento, falhas, entre outros. O sistema aprende o comportamento da máquina e envia insights, diagnósticos e prescrições à equipe em tempo real. Isso evita quebras inesperadas e paradas não programadas na produção.

Com o grau máximo de proteção IP, instalação instantânea e precisão na coleta de dados, facilitando o dia a dia dos profissionais de manutenção.

Entre em contato com um especialista TRACTIAN e agende uma demonstração.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *