Indústria e os desafios da produtividade

Luis Cyrino
29 mar 2024
0
757

Indústria e os desafios da produtividade

A produtividade na indústria nada mais é do que a capacidade de trabalhar eficientemente através dos seus processos. Esse fator produtividade é um aspecto que impacta diretamente a lucratividade de uma empresa.

Se uma empresa tem majoritariamente uma baixa produtividade, é um sinal de problemas que precisam ser identificados e corrigidos. A baixa produtividade na indústria só faz aumentar as despesas na produção por vários fatores, como o retrabalho por exemplo.

As causas mais comuns de uma baixa produtividade que podemos elencar são:

  • Processos ineficientes
  • Sistemas de monitoramento de produtividade ausentes ou ineficaz
  • Falta de automação do parque fabril
  • Capacitação insuficiente da mão de obra
  • Confiabilidade ausente dos ativos
  • Problemas de Gestão, dentre outros.

Hoje, as soluções tecnológicas vão além da medição do desempenho com dados em tempo real, tais soluções também podem evidenciar oportunidades de melhoria. Além disso, gestores devem buscar soluções para cada problema encontrado fazendo isso por meio das análises de causa raiz.

Esta capacidade de fornecer insights relevantes por meio das soluções de monitoramento de condições, pode transformar as falhas em oportunidades. Ao compreender quais restrições estão sendo relevantes e os cenários em que elas ocorrem, poderá se compreender melhor as causas dos gargalos e trabalhar para eliminá-los.

O problema de produtividade também tem levado uma pressão nos fabricantes de máquinas e equipamentos. Tais fornecedores precisam se manter competitivos, e para isso concentrarem-se na melhoria contínua, inserindo cada vez mais sistemas inteligentes nesses ativos.

A ideia é maior produtividade com uso da tecnologia que facilita ajustes, setups ao mesmo tempo que inibem problemas com sensores de monitoramento de condições.

Transformação digital, solução em evidência

A Indústria 4.0 e as tecnologias alimentadas pela Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina estão fazendo a diferença. Essas tecnologias juntamente com a automatização fabril tem elevado e muito a produtividade de máquinas e equipamentos.

As tecnologias orientadas pela IoT podem corroborar para que se identifique qual processo está perdendo mais tempo de produção.

Com isso a equipe de gestão consegue sanar esses problemas de forma rápida e eficiente. Com isso melhorar os resultados em uma unidade, linha, instalação ou até mesmo em toda a área de produção.

Além de impulsionar a produtividade com redução de perdas e desperdícios, um sistema digitalizado pode ajudar na obtenção de melhor engajamento de toda a equipe de colaboradores.

Digitalização de processos na indústria, como funciona?

A digitalização de processos industriais faz parte da Indústria 4.0 pois parte da premissa da transformação digital, um dos pilares da quarta revolução.

A transformação digital permite realizar as tarefas de modo mais inteligente por meio de ferramentas digitais. Essa digitalização de processos é a transferência de dados físicos para o ambiente virtual, o que inclui o envio de documentos para a nuvem.

De modo que se tornem acessíveis de qualquer lugar de forma rápida, bastando um dispositivo com acesso à internet.

Portanto um dos desafios da indústria quanto a produtividade é poder contar com a digitalização de seus processos. E fazendo isso alcança uma melhor performance, análise de problemas com mais precisão tornando sua gestão mais eficiente.

Isso sem contar com a melhora significativa da qualidade dos produtos ou serviços e segurança em todo o ambiente de trabalho, quer seja na indústria ou em canteiros de obras.

Os pilares da Digitalização no auxílio da produtividade

Hoje temos muitas empresas de tecnologias trabalhando forte na busca de soluções para melhorias de produtividade e segurança nos ambientes de trabalho.

Uma dessas empresas inovadoras no mercado nacional é a Trackfy que iniciou sua jornada com a visão de revolucionar a forma como as empresas gerenciam suas operações na indústria. E trabalha com base nos pilares da digitalização, que são:

Big Data: um dos segredos da resolução de problemas é o registro de dados e o sistema de um Big Data é justamente fazer isso. Consegue armazenar um grande volume de informações e com isso possibilitar  que esses dados possam ser analisados.

Computação em nuvem: às vezes chamada de “cloud computing”, é uma forma de reunir grande volume de dados e arquivos em um ambiente virtual terceirizado. Dessa forma, as máquinas podem utilizar a memória disponível para acessar informações online e executar funções por meio da rede.

Robôs autônomos: os robôs têm mais capacidade de entender o cenário e propor soluções a partir de certas variáveis. Com essa autonomia, as máquinas mantêm a linha funcionando sem que seja preciso a intervenção humana, o que barateia e acelera a produção.

Realidade Aumentada: permite a visualização de imagens digitais em três dimensões, seja utilizando óculos, tablets ou celulares. Para a indústria, isso significa uma melhoria na operação, manutenção e gestão de maquinário, além de proporcionar a criação de protótipos mais detalhados.

Internet das coisas (IoT): uma das grandes revoluções da Indústria 4.0, que se utiliza de redes móveis para manipular objetos, máquinas, ambientes, e ainda coletar informações em tempo real.

Simulação digital: é um mecanismo que permite o teste de funções e até de equipamentos na indústria de forma virtual. Assim é possível ganhar tempo na manutenção e testes durante o processo, além de diminuir custos.

Integração de sistemas: a indústria precisa de sistemas para cada setor: linha de produção, finanças, controle de estoque, avaliação de postos de trabalho, gestão de projetos, entre outras. Com a integração de sistemas, é possível ter essas informações sempre à mão e centralizá-las, evitando erros nos processos.

Soluções de produtividade é com a Trackfy

Converse agora mesmo com um especialista e solicite mais informações, a hora é agora.

https://trackfyapp.com.br/#contato

A Trackfy tem se mostrado uma parceira ideal para elevar a performance, economia, produtividade, segurança e bem estar na indústria ou canteiro de obra.

Com a plataforma Trackfy, seus usuários terão o poder de identificar e eliminar gargalos, impulsionar a produtividade, reduzir custos de forma substancial e elevar o nível de segurança na empresa. São soluções inteligentes que usam o que existe de mais moderno quando o assunto é digitalização industrial.

É extremamente importante entender que a mudança para a digitalização não envolve apenas tecnologia – trata-se também de seu pessoal. Digitalização significa tornar as pessoas mais importantes, não redundantes. É isso que prega a 5ª Revolução Industrial, uma união de forças da tecnologia e do ser humano.

Trackfy no LinkedIn e Youtube:

https://www.linkedin.com/company/trackfyapp/

https://www.youtube.com/@trackfy5641

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *