Inovar na indústria

Luis Cyrino
24 ago 2022
0
1136

Inovar na indústria

Inovar na indústria é fundamental para aumentar a competitividade, os lucros e a produtividade nesse ambiente. Mas como fazer isso? De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 80% das indústrias brasileiras inovaram na pandemia e conseguiram uma elevação de lucro, competitividade e produtividade.

Dessa forma, é possível perceber a importância da inovação em ambientes industriais. Nesse sentido, separamos 4 dicas para você que deseja inovar na indústria:

1 – Estabeleça uma cultura de inovação

Para que uma organização consiga inovar, a inovação precisa ser incentivada e valorizada a todo momento. Assim, é importante que a inovação esteja entre os valores da empresa e que isso não ocorra apenas no papel.

Para que a cultura de inovação realmente exista, é preciso incentivar os colaboradores a exporem suas ideias. Portanto, crie um ambiente propício para que os trabalhadores se sintam à vontade para discutir, fazer brainstormings e formalizar ideias sem que precisem ter algum tipo de receio ao fazer isso.

Assim, uma boa opção também é estabelecer canais de comunicação abertos em que sejam incentivadas discussões e novas ideias.

2 – Seja tolerante ao erro

É claro que queremos acertar logo ao colocar uma nova ideia em prática. No entanto, novas ideias são suscetíveis a erros. 

Assim, quando for colocar novas ideias em prática, busque entender quais são os riscos existentes caso o plano não ocorra como esperado e entenda se são riscos que valem a pena assumir ou não.

Dessa forma, você poderá inovar com riscos medidos. Caso a ideia falhe, verifique o que deu errado e aprenda com isso para ser mais assertivo da próxima vez, trate o erro como aprendizado e não como um fracasso.

3 – Tente antever o futuro

No livro “Quem Mexeu no Meu Queijo”, o autor Spencer Johnson faz uma metáfora interessante. Ele conta a história de dois ratos e dois homenzinhos que percorrem um labirinto em busca de queijo.

Dessa forma, um dia, os ratos e os homenzinhos encontram um lugar do labirinto repleto de queijo. Então, os homenzinhos logo se acomodaram como se o queijo nunca fosse acabar. No entanto, chegou o dia em que ele acabou.

Enquanto os ratos, que possuíam cérebros muito simples, foram práticos e saíram pelo labirinto em busca de um novo local com queijo, os homenzinhos ficaram se lamentando, criando diversos obstáculos mentais com seus cérebros complexos.

Depois, um dos homenzinhos saiu em busca de mais queijo, enfrentando diversas dificuldades com determinação, enquanto o outro se recusava a mudar de lugar, acreditando que o queijo apareceria no mesmo local novamente.

Essa é uma metáfora sobre mudanças. Dessa forma, pense em como muitas empresas de sucesso acabaram ficando para trás porque não previram os cenários futuros e foram dando lugar aos novos concorrentes mais inovadores.

Por isso, tente antever o futuro a fim de realizar mudanças que ampliem a competitividade da indústria. Não se acomode com o “queijo” que você tem hoje, ele pode acabar.

4 – Entenda que inovar não é sinônimo de criar algo novo

Muitas pessoas acreditam que inovar é criar algo do zero. Porém, se você identifica um problema na indústria, você pode buscar uma solução inovadora já existente no mercado. Isso gera uma grande economia de tempo e dinheiro.

O sistema Trackfy, por exemplo, realiza a medição da produtividade nas indústrias de forma confiável e permite a identificação de gargalos rapidamente.

Assim, uma indústria que adere ao sistema está inovando ao usar a tecnologia ao seu favor para identificar de problemas de produtividade, conformidade e segurança, o que permite a rápida tomada de ação.

Nesse sentido, a Trackfy gera dados de presença de pessoas e ativos em ambientes industriais em tempo real, fornecendo gráficos e dashboards automáticos.

Dessa forma, é possível inovar na indústria e alavancar a produtividade dos times, sempre em total conformidade com a LGPD e leis trabalhistas.

Quer saber mais sobre o nosso sistema? Conheça a Trackfy e venha fazer parte dessa revolução tecnológica na indústria!

 

Escrito por: Trackfy

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *