Inspeções de Segurança

Luis Cyrino
24 jul 2017
1
331

Inspeções de Segurança

As inspeções de segurança se constituem numa ferramenta essencial no combate aos acidentes do trabalho. Nessas inspeções é possível verificar situações de risco ou perigo presentes no ambiente de trabalho e de posse destes conhecimentos históricos prever se algo acontecerá caso alguma atitude não seja tomada.

As inspeções de segurança devem ser realizadas em todas as áreas da organização, mas é importante estabelecer um quesito de áreas que necessitem de um maior acompanhamento.

Conceitos de alguns termos

Primeiro vamos entender um pouco os conceitos básicos de alguns termos comumente usados quando se trata de segurança no trabalho.

Acidente: Qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência uma perda de tempo, dano material ou lesões ao homem.

Risco: Efeito da incerteza, é a probabilidade que se tem de causar danos, pela possibilidade de acontecer um acidente ou por conta das exposições a que se é submetido.

Perigo: Fonte ou situação com potencial para causar lesões e problemas de saúde, ou seja, o perigo se refere às situações que podem causar danos, lesões ou mortes.

Incidente: Ocorrências decorrentes do trabalho, não planejado que tem o potencial de levar a um acidente. Ocorrência que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente, podemos considerar como um quase acidente.

As inspeções de segurança é um método preventivo de suma importância que retrata a possibilidade de eliminação de possíveis danos (acidentes) ao patrimônio ou as pessoas.

Nela são verificadas as possíveis condições de insegurança existentes no ambiente de trabalho, desta maneira é possível agir preventivamente, com o foco de evitar possíveis acidentes.

Frequência das inspeções de segurança

As inspeções de segurança devem ser estabelecidas com uma certa periodicidade de realizações e definidas as participações das pessoas por áreas, grupos da CIPA ou de uma maneira que atenda às necessidades de realização dessa inspeção.

É viável que a participação dessas inspeções seja com envolvimento de todas as áreas e níveis hierárquicos. Isso com o objetivo de reforçar o comprometimento e visualização da segurança por todos na organização.

Tipos de inspeções

A critério de cada organização, as inspeções de segurança podem ser feitas por diversos motivos, com objetivos diferentes e programadas com periodicidades fixas ou variáveis.

Conforme o tipo de negócio de cada organização, essas inspeções podem ser comuns para toda área da empresa ou podem ser em áreas específicas. Também podem ser classificadas como inspeções de rotina, periódicas ou eventuais.

Existem também as inspeções de segurança realizadas por agentes de órgãos oficiais, ou seja, de ordem legal e também as realizadas, se for o caso, por empresas de seguros.

Outro tipo de inspeção comumente utilizada são aquelas de cunho emergencial a qual chamamos de inspeção especial. Ela é realizada quando quaisquer indicativos de riscos potenciais são identificados e que precisa ser investigado mais a fundo.

Quem realiza essas inspeções?

As inspeções de segurança quando feitas normalmente por pessoal interno, pode ser realizada individualmente ou em mais pessoas. Como já comentado anteriormente, a política de segurança quanto as inspeções ficam a critério de cada empresa.

Normalmente isso deve ser executado por pessoas ligadas diretamente com a segurança do trabalho, podemos citar os técnicos ou engenheiros de segurança e membros da CIPA. Outras pessoas que acredito serem viáveis de participar dessas inspeções seriam da área de Manutenção, supervisores e líderes das áreas envolvidas na inspeção.

 Elencando os desvios encontrados

As situações de anormalidades encontradas durante as inspeções de segurança devem ser registradas em formulário específico (documento). Este formulário deve conter no mínimo os campos:

Dados gerais da inspeção: neste campo podemos especificar a área, máquina, data e hora da inspeção. Anotar também o nome do (s) responsável (s) pela inspeção.

Descrição da anormalidade: anotar com todas as informações possíveis o que se encontrou e que é considerado como uma anomalia. Essa descrição é muito importante para entendimento de todos no momento da avaliação dos riscos e determinação da ação necessária. Fotos são bem-vindas para auxílio na hora das avaliações das anomalias encontradas.

Consequências possíveis: se a pessoa identificou como uma anomalia, com certeza sabe e deve elencar quais as possíveis consequências se não for corrigido essa anomalia encontrada. Aqui não se pode temer o erro de interpretação, na dúvida é melhor expor para que seja entendido como aceitável ou não como uma consequência possível.

 Sugestões de solução do problema: como dito no item anterior, a pessoa que realizou a inspeção também pode aqui, emitir sua opinião nesse relatório das soluções possíveis. Naturalmente se eu identifico um problema, com certeza terei em mente as possíveis consequências e claro, as possíveis soluções.

Mesmo porque as pessoas que realizam essas inspeções são voltadas para a área de segurança e terão o entendimento tanto das consequências como das possíveis soluções.

Plano de ações das inspeções realizadas

Como toda inspeção, sempre que encontrado problemas, as ações devem ser elencadas para sanar ou prevenir tais situações.

De posse desse documento das inspeções realizadas, deve-se definir as ações para sanar tais anomalias ou meios de preveni-las, com prazos e responsáveis por sua execução. Isso deve acontecer imediatamente após a realização das inspeções conforme sua periodicidade de realização.

Isso acredito que cada organização define a melhor maneira de atender à essas necessidades, o que não pode é cair no esquecimento, isso desacredita qualquer programa.

Devemos enfatizar que ao encontrar anomalias de alto grau de risco, isso deve ser tratado de forma imediata para eliminar qualquer possibilidade desse risco se tornar real.

Conclusão

Essas inspeções de segurança são extremamente relevantes e necessárias, é uma forma de buscar a todo momento um trabalho preventivo na busca da eliminação de todo e qualquer indício de riscos à integridade das edificações, máquinas e equipamentos, meio ambiente e em especial dos trabalhadores.

Comentários

Uma resposta para “Inspeções de Segurança”

  1. Parabéns pelo texto e pelo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *