ISO 9001 para gestão de ativos

Luis Cyrino
8 dez 2022
0
1657

ISO 9001 para gestão de ativos

A ISO 9001 foi desenvolvida com o objetivo de promover diretrizes para assegurar a qualidade na condução de processos internos e externos.

Ter a certificação significa ter uma gestão mais aprimorada com a garantia de entrega dos resultados esperados pelos clientes. Além do reconhecimento nacional e internacional que diferencia a empresa das demais, aumentando a competitividade.

A empresa consegue resultados como:

  • Redução de riscos e melhora da relação de fornecedores e investidores;
  • Produção mais eficaz;
  • Planejamento e controle das rotinas;
  • Aumento das oportunidades e confiança no mercado;
  • Aumento da produtividade;

Independente do setor de atuação ou porte, ele pode ser implementado em qualquer organização.

Os requisitos da ISO 9001 podem ser aplicados em toda a organização, já que a metodologia se dá pelo Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), ou seja, Planejar-Fazer-Verificar-Agir.

Os 4 principais requisitos da ISO 9001, são: planejamento das atividades chaves, definição de estratégias e metas, execução dos planos de ação, relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes.

ISO 9001 na manutenção

A manutenção industrial está atrelada à melhoria contínua e ao crescimento sustentado, alguns dos pontos chaves da ISO 9001.

A adoção de processos e normas dentro dos setores de manutenção garante a gestão da qualidade e de ativos. Além disso, estabelece um padrão de produtos e serviços, definindo caminhos e estratégias a serem adotadas.

É fato que o desejo de adoção da ISO 9001 na manutenção vem crescendo pelas empresas. Isso porque além de garantir resultados em toda a planta e demonstrar a eficiência dos processos, a certificação também potencializa os resultados das empresas, reduzindo o Downtime, os custos e aumentando a vida útil dos ativos.

Curva ABC: Conheça o método de gestão de estoque

Entretanto, para conseguir essa certificação, as empresas precisam passar por uma auditoria. Ou seja, um fiscal visita a planta a fim de conferir se todas as normas e diretrizes de gestão exigidos pela ISO 9001 estão sendo seguidas.

Para garantir que ela ocorra como planejado, as empresas devem se preparar, adequando os seus processos, identificando falhas e estabelecendo critérios para padronizar monitoramentos, revisões, planejamento e rotinas de manutenção.

Como a tecnologia facilita o processo?

Para ajudar, existem softwares que auxiliam as equipes a melhorar a gestão de ativos, criar cronogramas de preventivas, preditivas e corretivas, organizar checklists e procedimentos, além de ter a possibilidade de automatizar processos.

Isso faz com que tudo aquilo que antes não poderia ser gerenciado, por conta da falta de tempo e constante corrida contra incêndios, possa ser analisada com a cautela necessária.

A gestão de ativos online representa uma mudança na forma de atuar e gerenciar os ativos na indústria. De forma prática e realista, é uma verdadeira mudança de cultura em todo o planejamento estratégico dos times de manutenção.

Ela supera não só a maneira tradicional de os gerenciar, mas também de estabelecer padrões, normas, diretrizes e cronogramas que guiarão os trabalhos.

Por exemplo, CMMS TracOS™, o software de gestão da manutenção da TRACTIAN, traz funcionalidades que permitem que a manutenção esteja preparada e dentro dos conformes para as auditorias, desde a criação de cronogramas ao controle dos resultados por meio de relatórios.

A fácil visualização e organização dos planos preventivos, preditivos e corretivos dentro do sistema garante que o tempo das equipes possa ser utilizado com outras atividades, como a otimização de processos esquecidos até então.

Com a ajuda de um CMMS, é mais fácil se adequar às normas da qualificação. Desde o planejamento das atividades chaves, definição de estratégias e metas, execução de planos, relacionamento e integração entre as equipes, até os resultados metrificados em relatórios.

A auditoria da ISO 9001 é um processo rigoroso e para que ela ocorra com sucesso, todos os detalhes precisam estar mapeados e os possíveis erros, identificados e corrigidos. Tudo isso para assegurar que a gestão de sua planta seja assertiva do início ao fim.

Uma gestão da manutenção baseada em dados, de monitoramento ao vivo e integração das equipes e informações, é o melhor caminho para as auditorias, momento em que cada detalhe conta.

Para as empresas que buscam ser reconhecidas internacionalmente, a adoção de um planejamento estratégico e que integre todos os envolvidos é essencial.

Para isso, existem soluções disponíveis no mercado desenvolvidas também para estes fins. Entre em contato com o time de especialistas e solicite uma demonstração.

Escrito por: TRACTIAN – Monitoramento online

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *