Manutenção adequada de máquinas industriais reduz consumo de energia elétrica

Luis Cyrino
17 ago 2016
1
3542

Manutenção adequada de máquinas industriais reduz consumo de energia elétrica

A lubrificação do maquinário industrial é um fator que não pode ser deixado de lado pelos gestores e empresários. Medidas simples e periódicas podem resultar em inúmeros benefícios. Entre eles, a diminuição do consumo de energia por meio de usos de lubrificantes industriais de qualidade.

Apesar de parecer óbvio, a qualidade dos óleos lubrificantes utilizados nas máquinas nem sempre é uma preocupação.

A escolha certa do componente é responsável por evitar o superaquecimento das máquinas e aumentar a vida útil dos equipamentos industriais minimizando as consequências do uso constante.

Amostras

Entretanto, o caminho até o lubrificante ideal pode ser um desafio. O mercado costuma oferecer infinitas opções para a lubrificação industrial, o que pode dificultar, em alguns casos uma tomada mais assertiva de decisão.

Para compensar, o mercado está se tornando cada vez mais profissionalizado e as distribuidoras de lubrificantes buscam se posicionar como verdadeiras consultoras e podem se tornar aliadas na tomada de decisões. Uma das possibilidades oferecida por elas é o envio de amostras gratuitas para a comprovação da eficácia dos produtos.

“Sabemos que, no final, o beneficiado é o cliente. Em meio a tantos desafios, ele pode optar por soluções que realmente interessam e trazem resultados ”, explica Vinicius Pizzani, diretor técnico da Pizzani Lubrificantes, que também investe  em estudos de produtos equivalentes, quando os desejados não são encontrados no mercado nacional.

Prevenção é fundamental

Muitos gestores de indústrias não dão a devida atenção à manutenção preventiva das máquinas. Mas, as revisões periódicas contribuem muito para a durabilidade dos equipamentos. Sem contar que colaboram com a economia de energia.

De acordo com a Copel, as manutenções periódicas são muito mais vantajosas do que os reparos. A Companhia Paranaense de Energia recomenda ainda comparar os gastos para perceber como a prevenção tem melhor custo/benefício.

Benefícios da lubrificação adequada de máquinas industriais

Além de evitar o aquecimento excessivo dos equipamentos e impedir o desperdício de energia, são capazes de amenizar os desgastes mecânicos. Confira as principais vantagens de usar lubrificantes industriais:

  • Menor atrito
  • Redução dos desgastes
  • Refrigera evitando superaquecimento
  • Evita corrosões
  • Ameniza ruídos
  • Diminui vibrações

Publicação patrocinada por:

Pizzani Lubrificantes

Comentários

Uma resposta para “Manutenção adequada de máquinas industriais reduz consumo de energia elétrica”

  1. Concerteza, a manutenção preventiva é muito importante para qualquer equipamento industrial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *