Manutenção e Produção, parceria que traz resultados

Luis Cyrino
3 mar 2015
8
5393

Manutenção e Produção, parceria que traz resultados

Manutenção – Em toda minha carreira profissional em áreas industriais sempre me deparei com uma situação não muito confortável nas relações entre a Manutenção e o departamento de Produção, isso em todos os níveis e porque isso insiste em acontecer? O departamento de produção culpa a manutenção por deficiência no atendimento ou na qualidade dos serviços prestados e o departamento da Manutenção por sua vez culpa a Produção por mau uso e conservação das máquinas e equipamentos. Você meu caro leitor já passou ou tem passado por isso na sua empresa? Você teria uma resposta para esse tipo de situação?

Historicamente toda visão de que a Manutenção é um setor não produtivo e que só gera custos indesejáveis começam com os conflitos gerados com a Produção e tudo por um simples motivo, os objetivos na visão de ambos os departamentos são distintos, a Produção foca em produtividade e a Manutenção em disponibilizar as máquinas e equipamentos para produzir, então você poderia me questionar “Luis, mas esse não é o objetivo desses departamentos?” e eu lhe diria que sim, mas essas responsabilidades vão muito além disso. Na minha concepção com certeza essa visão é pequena e prejudicial para com o objetivo maior que é vender e faturar.

Manutenção e Produção, uma união perfeita

Na minha experiência como Gestor de Manutenção e convivência de longos anos com o departamento de Produção é necessário construir uma parceria, uma união perfeita entre esses departamentos, ou seja, estabelecer uma harmonia de interesses e para isso tenho algumas sugestões para minimizar e quem sabe até eliminar esses conflitos.

  1. Relacionamento interpessoal entre os Gestores e lideres:

A solução começa na Gestão, seus lideres devem buscar o constante entendimento pois o objetivo das áreas é comum, a empresa como um todo sempre olha para as vendas e todas as áreas abaixo desse departamento devem estar em sintonia constante entre elas a Manutenção e a Produção.

     2. Interação na discussão de problemas entre as partes:

Essa parceria precisa buscar sempre o diálogo buscando as melhores soluções para os problemas encontrados, quer sejam eles da operação ou de manutenção.

  1. Sinergia na busca por melhorias de métodos e processos:

Precisamos entender que não tem pessoas melhores que os líderes, operadores, mecânicos, eletricistas e outros integrantes dessas equipes para propor melhorias nas formas de trabalho pois esse pessoal convive todos os dias com as máquinas e equipamentos.

  1. Modernização dos métodos de Gestão:

Com a constante modernização tecnológica se torna imprescindível à atualização das ferramentas de Gestão nos departamentos em geral e algumas delas que vem trazendo ótimos resultados nas empresas é o TPM (manutenção produtiva total) e o MCM (manufatura classe mundial).

  1. Treinamentos de reciclagem:

Algo que não é comum acontecer é treinamentos internos de reciclagem e isso acredite é de fundamental importância, ninguém jamais sabe de tudo e a rotatividade de pessoal implica em necessidades do tipo. Treinamentos técnicos de fabricantes das máquinas e equipamentos com o pessoal da produção e manutenção trazem ótimos resultados ou se for o caso com multiplicadores formados internamente.

Conclusão

A relação estável, amigável e interativa entre departamentos é um meio eficaz de trazer bons resultados. Sabemos que sempre existe uma certa dependência de uma área com outras dentro das empresas e essa interação entre elas é importante você não acha? Quem dirá os setores de Manutenção e Produção que historicamente sempre tem as suas diferenças que acabam por prejudicar os resultados para ambos. E como vimos nessa matéria, temos boas maneiras de estreitar esse relacionamento para buscar os melhores resultados, objetivo em comum de todos.

Outro tema que tem trazido algumas preocupações nas empresas diz respeito a Terceirização dos serviços. Você sabe bem o quer dizer esse tipo de trabalho, a terceirização? Conheça um pouco mais sobre esse tema lendo a matéria do link abaixo.

Terceirização de serviços

Comentários

8 respostas para “Manutenção e Produção, parceria que traz resultados”

  1. Sirte Ribeiro disse:

    Boa noite luís!
    Concordo com o que você escreveu, sei da sua capacidade e competência na área, haja visto sua vasta e experiente jornada profissional. Continue assim, tratando de temas sempre importantes e, as vezes até polêmicos dependendo dos gestores e das equipes de trabalho. Sabemos que existem muitas diferenças, dificuldades e problemas, principalmente de relacionamento. A diversidade de opiniões, o saber ouvir e a sinergia são itens fundamentais nesta relação produção e manutenção. Estes setores precisam sempre buscar o equilíbrio e a coerência e não travarem um cabo de guerra.
    Abraço

    • Luis Cyrino disse:

      Com certeza Sirte, se ficarmos alimentando os conflitos jamais chegaremos no ponto de excelência, divergências sempre existirão mas continuar com elas é falta de habilidade e sabedoria. O foco dos departamentos em geral deve ser sempre o mesmo, produtividade e rentabilidade, é para isso que as empresas existem.

  2. Esdras Rodriguez disse:

    Olá Luis, fiquei imprecionado com sua visão sobre uma nova gestão na área da manutenção conte comigo para ajudar a divulgar este novo foco da manutenção e produção.
    Infelizmente o que encontramos na área e uma visão arcaica e totalmente primitiva de rivalidade e competividade
    Estamos juntos.

    • Luis Cyrino disse:

      É isso aí Esdras estamos juntos nessa, agradeço pelo seu feedback e fiquei contente que você tenha gostado da matéria. E pode ter certeza que essa minha visão é verdadeira e apliquei isso o tempo todo quando gestor de manutenção e colhi ótimos resultados, meus pares da produção que o digam. Peço que caso queira cadastre seu e-mail no site do “Manutenção em foco” que toda semana tem novas matérias sobre a manutenção em geral, valeu.

  3. SIDIMAR FERRAZ DA SILVA disse:

    Boa noite!
    Concordo plenamente com você, só tem um detalhe, quando a gerencia apoia essa ideia.
    Ai sim funciona, mas quando não apoia fica complicado.
    Quando a manutenção e a produção se integra juntos no mesmo objetivo com certeza a disponibilidade do equipamento aumenta e sempre trabalhando com a ajuda do fabricante do equipamento.
    Quando a manutenção passa a entender o processo e a produção passa a entender a importância de uma preventiva e utilizar a maquina corretamente, com certeza aparecerá melhorias que beneficiara para ambas partes.
    Graças a tecnologia e mecânicos conscientizados, temos condições de prevê falhas nos equipamentos e nas oportunidades realizar uma manutenção corretiva planejada e assim conseqüentemente reduzir custos, não ter intervenções nos processos, índice de acidentes baixo, diminuição de estoques, disponibilidades de ativos etc.
    Tudo isso basta nos unir, operação e manutenção e surgir pequenas ideias que fará grandes diferenças nas metas desejadas das empresas.
    Costumo dizer” TRABALHAR SEMPRE COM A INTELIGÊNCIA E ISSO TODOS TEMOS DE SOBRA”
    Abraços.

  4. Pedro Henrique Brandão disse:

    Concordo,o operador e o responsável pela manutenção rende muito mais. Ambos podem ajudar um ao outro, agilizando a manutenção e produzindo mais.

  5. Boa Tarde sou André Navarro, atuo no departamento comercial da DWR ROLAMENTOS onde importamos e distribuímos materiais de manutenção industrial.

    Se possível, gostaria de ter a oportunidade em entrar em contato com o setor de compras.

    Não vendemos só rolamentos, trabalhamos com diversos materiais para manutenção industrial como: Retentores, polias, mancais, buchas, correias, engrenagens, correntes, selo mecânicos, redutores, acoplamentos, materiais elétricos, ferragens em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *