Mecanização no campo só cresce!!

Luis Cyrino
26 jul 2018
2
429

Mecanização no campo só cresce!!

Mecanização das lavouras no Brasil vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos por conta dos avanços tecnológicos. A constante alta da produtividade agrícola se deve especialmente ao uso crescente de máquinas e implementos no campo.

E claro, não podemos deixar de mencionar o uso das tecnologias na melhoria do preparo do solo e na melhoria das sementes.

Mecanização Agrícola

Entendendo melhor o conceito da mecanização agrícola, pode-se dizer que é uma das áreas da engenharia agrícola que se dedica ao planejamento, execução e desenvolvimento das operações no campo. Faz isso por meio da utilização de máquinas, implementos e outros dispositivos e ferramentas mecânicas.

Portanto, o ato de mecanizar de modo racional e lógico as operações agrícolas constitui o objetivo básico do estudo da Mecanização Agrícola – MIALHE, L.G. Manual de Mecanização Agrícola.

Então baseado nessa afirmação pode-se entender que a utilização de qualquer meio mecânico na melhoria dos processos de produção agrícola, chamamos de mecanização agrícola.

Pequeno produtor

Um dos fatores técnicos que tem impulsionado a entrada de novos produtores na área da agricultura foi a fabricação e comercialização de tratores agrícolas de pequeno e médio porte e equipamentos adaptados à agricultura de pequena escala.

Ou seja, aqueles produtores chamados da agricultura familiar estão conseguindo melhorar seus níveis de produção por conta da mecanização das suas lavouras. É necessário certamente um bom planejamento para fazer isso por meio de avaliações e estudos de vários aspectos à serem observados.

Evolução no campo

A mecanização no campo vem acontecendo ao longo do tempo com o uso das máquinas agrícolas como os tratores, colheitadeiras e semeadeiras.

A mecanização traz consigo as vantagens de uma eficiente preparação do solo para a plantação, plantio e a colheita com operações rápidas e eficientes.

Hoje podemos dizer que o grande símbolo da agricultura moderna se chama “tratores” pois traz consigo uma grande tecnologia embarcada que faz a diferença.

Alguns dados dessa evolução

Segundo dados do IBGE em seu último senso agropecuário de 2017, temos algumas informações sobre a mecanização da agricultura no campo.

Um dado que não sei ao certo se podemos comemorar ou se preocupar é que para cada trator comprado nos últimos 11 anos (2006 a 2017), quatro trabalhadores rurais foram dispensados das lavouras.

Outro dado do IBGE nesse último senso agropecuário afirma que o número de tratores no campo cresceu em 49,7% nesses últimos 11 anos. Quanto a irrigação no campo houve um aumento das áreas irrigadas em 52%, o que mostra o aumento da mecanização dos implementos agrícolas.

Capacitação da mão de obra do campo

Se por um lado perdemos a mão de obra digamos “braçal” nas áreas agrícolas, no outro temos o crescimento de profissionais mais capacitados. Hoje a mão de obra no campo requer de pessoal qualificado em suas várias áreas de trabalho.

Uma que vem crescendo exponencialmente são os profissionais de manutenção. Com a alta mecanização e as tecnologias embarcadas nas máquinas, principalmente nos tratores, a mão de obra qualificada da manutenção é uma necessidade.

São investimentos muito altos em máquinas, implementos e outros equipamentos que trazem consigo muita tecnologia. Com isso a necessidade de manutenção desses ativos é uma estratégia que não se pode ignorar. Então, vamos nos capacitar para essa mão de obra crescente do campo?

Comentários

2 respostas para “Mecanização no campo só cresce!!”

  1. DAVID MINETTI disse:

    Muito interessante mesmo pois a mecanização agrícola é de grande importância ao produtor rural cujo objetivo é a alto produtividade além da racionalização dos custos. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *