Métricas de manutenção: indicador chave para operação eficiente

Luis Cyrino
28 fev 2022
0
652

Métricas de manutenção: indicador chave para operação eficiente

Métricas de manutenção são essenciais quando o assunto é gerenciar recursos internos de uma empresa. São, essencialmente, indicadores que fornecem informações por meio de números, usadas para rastrear o status de um processo específico. Assim, garantem uma operação mais eficiente e assertiva.

Na prática, a estratégia também é responsável por levantar informações sobre o desempenho das atividades implementadas, resultados, déficits, investimentos e outras características importantes. Portanto, com todos esses dados, o gestor pode tomar a melhor decisão e aperfeiçoar as operações.

Antes de nos aprofundarmos nas características das métricas, no entanto, é importante entender que existem diversos indicadores de manutenção e um deles se assemelha à ferramenta que dá nome a este texto: o KPI, ou Indicadores de Performance.

A diferença entre eles é que os KPIs conectam o progresso ao desempenho, e as métricas conectam o desempenho à ação. Em suma, os KPIs são o alvo que você mira e as métricas são as flechas que você usa para acertá-lo.

Agora que a definição de métricas de manutenção e a diferença delas para os KPIs ficou clara, confira outras informações sobre a ferramenta de gerenciamento, seus benefícios e como aplicá-las em uma empresa.

Tipos de métricas de manutenção

Na manutenção industrial há três tipos de métricas identificadas, como:

  • Métricas operacionais

Partem do princípio que a eficiência industrial e a do time de manutenção estão interligadas. Gerenciam as pessoas e medem o desempenho da equipe para garantir a melhor performance.

Assim, eliminam ineficiências, redundâncias e manutenção reativa — procedimento que aborda os problemas à medida que surgem.

  • Métricas de desempenho de ativos

Os ativos são um dos pilares de uma empresa. É indispensável e essencial para boa manutenção que eles funcionem de maneira confiável, eficiente e por um longo período de tempo.

Esse tipo de métrica permite o rastreamento e monitoramento de como a manutenção impacta o desempenho dos ativos e garante que o equipamento funcione sempre como deveria, sendo uma das principais variáveis no cálculo do OEE (eficácia geral do equipamento).

  • Métricas de inventário

Assim como as outras, as métricas de inventário têm como objetivo otimizar a manutenção para que as tarefas sejam realizadas de forma rápida e certeira.

Com bom gerenciamento de estoque, o gestor pode tomar melhores decisões sobre peças de reposição e aumentar a produtividade, assim como melhorar o controle dos custos operacionais.

Benefícios das métricas de manutenção

Assim como qualquer estratégia de manutenção, as métricas são eficazes apenas quando colocadas em prática, para gerar mudança real na organização e melhorar a operação nas áreas que mais importam para a empresa. Alguns dos principais benefícios da ferramenta, quando aplicada corretamente, são:

  • Menor tempo de inatividade dos equipamentos;
  • Melhora na saúde e segurança da equipe e ativos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Melhora na eficiência;
  • Valores da manutenção em mãos;
  • Maior OEE.

Como rastrear as métricas?

Com a evolução da tecnologia e inovação no setor industrial, o mais simples pode cair no esquecimento: informação é uma das ferramentas essenciais para qualquer profissional de manutenção. Por isso, as métricas são tão importantes e tornam as inspeções mais certeiras.

Atualmente, estratégias foram desenvolvidas para automatizar as métricas e acompanhar, em tempo real e de maneira online, o que acontece e o que precisa ser ajustado.

O TracOS™ possibilita a criação de métricas para acompanhar o nível do que está faltando na sua máquina, por exemplo — ele estabelece uma frequência de leitura e automação para que o processo se torne simples e automático para o gestor. Assim, demandas diárias da manutenção industrial se tornam fáceis e rápidas.

Para um acompanhamento real das métricas dos seus ativos e qualidade no gerenciamento de dados, entre em contato com um dos especialistas  da TRACTIAN e agende uma demonstração.

Escrito por: TRACTIN – Monitoramento online

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *