Mobilidade na Manutenção

Luis Cyrino
19 abr 2023
0
1737

Mobilidade na Manutenção

A mobilidade na Manutenção refere-se à capacidade de realizar atividades de manutenção, sem a necessidade de ficar restrito a um local específico.

Isso envolve o uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets, para acessar informações, coletar dados, registrar atividades de manutenção e tomar decisões em tempo real.

Sabemos que a manutenção é uma parte crítica de qualquer operação industrial e garantir que as máquinas e equipamentos estejam em condições adequadas de funcionamento é essencial para a produtividade, eficiência e segurança no local de trabalho.

Mobilidade e gestão de manutenção

A mobilidade traz uma série de benefícios, como maior eficiência, agilidade e precisão na execução das tarefas. Além disso, ela também permite que os técnicos de manutenção tenham acesso a informações atualizadas sobre os equipamentos, o que é fundamental para garantir a segurança e a qualidade dos processos industriais.

QR Codes na indústria: agilidade nas solicitações

Uma das principais vantagens é que os técnicos tenham acesso a informações relevantes a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso significa que eles podem tomar decisões mais assertivas e agir de forma mais eficiente, além de reduzir o tempo de inatividade e aumentar a produtividade.

Por exemplo, se um equipamento apresentar uma falha, o técnico pode registrar a ocorrência imediatamente em um aplicativo de manutenção móvel, descrevendo a natureza do problema, tirando fotos e adicionando anotações relevantes.

Essas informações podem ser compartilhadas em tempo real com a equipe de manutenção ou outros departamentos, permitindo uma rápida resposta para resolver o problema.

Plano de Manutenção: tudo o que você precisa saber sobre Planejamento e Controle

Além disso, melhora a eficiência da manutenção preventiva. Os técnicos de campo podem acessar informações sobre a programação de manutenção preventiva, registrar a conclusão das atividades de manutenção e atualizar o status dos ativos em tempo real.

Isso permite que a equipe de manutenção monitore o progresso da manutenção preventiva e tome decisões informadas com base em dados atualizados.

Com a capacidade de acessar informações sobre os ativos em tempo real, os técnicos podem tomar decisões informadas sobre o uso de peças de reposição, ferramentas e outros recursos.

Eles podem verificar a disponibilidade de peças em estoque, fazer pedidos de reposição e atualizar os registros de estoque em tempo real.

Existem sistemas que podem tornar mais fácil obter mobilidade nos processos de manutenção, como o TracOS™, um  software de Gestão de Manutenção que se integra, por exemplo, com o SAP PM para automatizar as operações.

Desenvolvido para simplificar a gestão de manutenção, o software  permite que a equipe gerencie processos, máquinas industriais, inventário e indicadores em um único local, centralizando todas as ordens de manutenção, planos e notas em um sistema integrado ao SAP.

Perguntas frequentes ao contratar um CMMS

​​Além disso, os usuários podem criar, personalizar e automatizar ordens de manutenção, atribuir técnicos responsáveis, procedimentos e métricas, anexar arquivos e imagens e se comunicar em tempo real via chat na plataforma. Todas essas informações são automaticamente espelhadas no SAP PM.

Quando combinado com sensores IoT, como o Smart Trac, é possível automatizar a abertura de ordens de manutenção com base nos alertas gerados pelos sensores. Isso torna as manutenções mais precisas e permite uma ação eficiente.

 Converse com um especialista da TRACTIAN e solicite uma demonstração do melhor software de gestão da manutenção do mercado.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *