Monitoramento de temperatura

Luis Cyrino
3 maio 2023
0
1291

Monitoramento de Temperatura

O monitoramento de temperatura é uma prática comum em muitas indústrias, como: petroquímica, metalúrgica, alimentos e bebidas, farmacêutica, automotiva entre outras.

A temperatura é um fator crítico para o desempenho e a confiabilidade de muitos equipamentos, como motores, compressores, fornos, reatores, entre outros.

A variação na temperatura operacional pode causar uma série de problemas, incluindo falhas prematuras, aumento do consumo de energia, perda de eficiência e redução da vida útil dos ativos.

Flutuações na temperatura podem levar a problemas como perda de qualidade do produto, aumento de custos de energia, paradas não programadas e até mesmo riscos à saúde e segurança dos trabalhadores.

A norma NBR-7094 define os padrões para máquinas elétricas rotativas, sendo que as condições de operação usuais são aquelas em que a altitude não excede 1.000 metros acima do nível do mar e a temperatura ambiente não ultrapassa 40°C.

Quando as máquinas operam em altitudes acima de 1.000 metros, ocorrem problemas de aquecimento devido à redução da densidade do ar, que diminui sua capacidade de resfriamento. Sendo assim, a norma estabelece que a cada 100m deve-se reduzir em 1% os limites de elevação de temperatura.

Além da temperatura, o impacto da umidade também é um fator que deve ser levado em consideração, já que pode causar corrosão, danificar circuitos eletrônicos e aderência das peças ao efeito de condensação.

Quanto mais quente está o ar, mais umidade há, ou seja, maior será a quantidade de vapor d’água. Quando o ar quente colide com a superfície fria, sua temperatura diminui, fazendo com que a umidade presente no ar se transforme em gotas de água que interagem com as peças e componentes dos equipamentos.

Portanto, é essencial implementar um sistema de monitoramento de temperatura eficiente para garantir a operação segura e eficaz dos equipamentos.

Os benefícios do Monitoramento de Temperatura Inteligente com Controle Automático de Sazonalidade

O uso de tecnologia de monitoramento de temperatura inteligente com controle automático de sazonalidade traz uma série de benefícios para a gestão de ativos em diversas indústrias. Um dos principais benefícios é a identificação das variações na temperatura operacional dos equipamentos

Conheça o impacto do desgaste nos equipamentos industriais

Os algoritmos inteligentes são capazes de analisar os dados coletados e fazer ajustes automáticos com base nas mudanças sazonais de temperatura.

Isso permite que os ativos operem dentro de uma faixa de temperatura ideal, evitando o superaquecimento ou o resfriamento excessivo, o que pode levar a falhas prematuras.

Um exemplo de sensor é o Smart Trac, que realiza o monitoramento de vibração e temperatura adaptada automaticamente às condições do ambiente.

O processo de treinamento do sensor é fundamental para permitir que a plataforma compreenda o comportamento do ativo monitorado. Durante essa etapa crítica, ele coleta dados do ambiente e do equipamento, que são posteriormente utilizados pela plataforma para criar um modelo de comportamento.

Essa análise é baseada em um vasto conjunto de dados de mais de 30 mil máquinas monitoradas, garantindo a precisão e confiabilidade das informações obtidas.

Essa etapa é essencial para estabelecer os níveis aceitáveis e prejudiciais que indicam possíveis comportamentos irregulares do equipamento durante o monitoramento em tempo real.

Já que ao analisar as vibrações e temperaturas do equipamento, a plataforma compara esses dados com o modelo de comportamento estabelecido, identificando anomalias e possíveis problemas que podem afetar o desempenho do equipamento.

Somado a isso, a plataforma da Tractian utiliza os dados de aprendizado da máquina e inteligência artificial para analisar as informações e ajustar os limites aceitáveis para cada estação do ano.

Eles são baseados em históricos da região e previsões climáticas. Ela  considera dados de temperatura da região e previsões climáticas para determinar os valores limites mais precisos para cada estação, o que aumenta a eficiência do monitoramento.

Ao monitorar o equipamento, é possível prescrever com precisão problemas relacionados à temperatura dos ativos.

Quer saber mais sobre como monitorar os equipamentos da sua indústria?

Agende uma demonstração gratuita e fale com um especialistas da TRACTIAN.

 

Escrito por: TRACTIAN – Monitoramento online

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *