Monitoramento online de ativos, entenda tudo

Luis Cyrino
26 ago 2021
0
622

Monitoramento online de ativos, entenda tudo

Monitoramento online é um método que proporciona a coleta de informações em tempo real, sobre as condições em que os ativo e seus componentes se encontram de forma assertiva e inteligente.

Conforme a tecnologia avança e a indústria se digitaliza, as máquinas à frente da produção se tornam um dos principais pontos focais das estratégias das empresas.

Cada vez mais, elas investem em soluções baseadas na ciência de dados e inteligência artificial. Isso para melhorar seus indicadores e otimizar seu investimento de tempo e recursos.

A área da Manutenção se torna fundamental para o funcionamento adequado dos ativos e, consequentemente, para os bons resultados da indústria. Portanto, é extremamente importante que o gestor busque a melhoria contínua do setor.

Ele deve almejar a redução de custos com manutenção, o prolongamento da vida útil dos equipamentos e o fim das quebras inesperadas – benefícios rápido e assertivamente garantidos pela implementação de sistemas de monitoramento online de ativos.

Ao escutar a fundo o maquinário, atendo-se às suas individualidades e utilizando os dados coletados para aperfeiçoar o plano de manutenção. Esse tipo de solução revoluciona a forma de fazer manutenção das indústrias de todo o mundo.

A seguir, saiba mais sobre o monitoramento online de máquinas e equipamentos. E também as inúmeras vantagens de priorizar a predição e dizer adeus às inspeções aleatórias e correções emergenciais. Boa leitura!

Indústria 4.0: manutenção preditiva e monitoramento online

A adoção crescente de tecnologias no setor industrial representa o movimento da Indústria 4.0. E que, acelerado pela pandemia, toma proporções cada vez maiores no Brasil atual.

De acordo com pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a ampla maioria das pequenas, médias e grandes empresas industriais brasileiras já adotaram ao menos uma solução tecnológica – cerca de 74%.

Entre as ferramentas implementadas, encontramos a ascensão das técnicas de manutenção preditiva. Antes de se preocupar com as correções, a predição se concentra em evitar as falhas. E faz isso por meio do acompanhamento contínuo da saúde e condição dos ativos.

Através da coleta de dados feita por um sensoriamento específico como vibração, temperatura, vazão e pressão. Essas soluções preditivas analisam a tendência que o equipamento apresenta a falhar e, portanto, se há necessidade de inspeções e/ou reparos.

Essa é uma das funções desempenhadas pelos softwares de monitoramento online. Além do acompanhamento e coleta de informações em tempo real, tais soluções, baseadas em inteligência artificial, também atuam na otimização do trabalho da equipe de manutenção.

Ao usar a tecnologia para automatizar os processos, o gestor aumenta a confiabilidade dos ativos, garante uma melhor organização das vistorias e inspeções e redireciona os esforços da equipe para atividades mais importantes. Isso melhorando também a tomada de decisões, evitando erros e reduzindo o desperdício de tempo e recursos.

O monitoramento online na prática

Podemos definir o monitoramento online como um sistema formado por um sensor de vibração e temperatura com tecnologia IoT e um software de gestão da manutenção para coletar e analisar as informações emitidas pela máquina de forma 100% online.

Tais soluções não apenas realizam o acompanhamento contínuo dos ativos como também interpretam os dados de forma automática e entregam diagnósticos assertivos à equipe, poupando e auxiliando a tomada de decisões do gestor. Para entender melhor como isso acontece, confira a seguir um case real de um dos clientes da TRACTIAN.

Após o sensor IoT acoplado à bomba d’água identificar que o limite máximo de temperatura do equipamento foi atingido, a plataforma da TRACTIAN emitiu um alerta automático à equipe.

Orientados pela plataforma, os manutentores verificaram o problema e, no processo, descobriram também uma obstrução no filtro de sucção do ativo.

Com isso, foi gerada uma ordem de serviço para substituir o filtro e limpar o alojamento da bomba. Após essas intervenções, o equipamento voltou a funcionar conforme o esperado.

Mas, sem a percepção inicial do software de monitoramento online, a correção teria demorado muito mais tempo para ser percebida e reparada, arriscando a operação e até mesmo a bomba d’água, que poderia quebrar.

Ou seja, para o gestor que deseja reduzir as paradas inesperadas, otimizar o trabalho da equipe e economizar com manutenção industrial, não há estratégia melhor que a implementação de tecnologias que acompanham o ativo em tempo real.

Os dados registrados são fundamentais para a melhoria do plano de manutenção, e infelizmente passam despercebidos pelas vistorias realizadas por profissionais que, embora excelentes, são humanos e não podem dedicar atenção total à máquina 24 horas por dia, todos os dias. E é justamente para preencher essa lacuna que os sistemas de monitoramento online existem.

Suas máquinas te contam tudo (desde que você saiba escutá-las)

Seus ativos emitem informações valiosas sobre sua saúde e condição o tempo todo. Mas quem é que garante que todos esses dados serão ouvidos? Se você leu até aqui, com certeza já sabe a resposta.

Desde a instalação, o monitoramento online de equipamentos se mostra revolucionário e econômico. Além dos preços cada vez mais acessíveis, a solução também poupa seu tempo: em menos de 10 minutos, o gestor conecta o sensor IoT à máquina – e se despede das dores de cabeça com correções emergenciais, das planilhas manuais complexas, dos retrabalhos e dos longos processos de tomada de decisão.

                                                 Sensor da TRACTIAN acoplado a um ativo crítico

Suas máquinas te contam tudo: você só precisa saber escutá-las. Ao utilizar as melhores tecnologias para fazer isso, você garante equipamentos mais confiáveis, profissionais mais seguros e eficientes e melhor fluxo de produção.

E, para trazer à sua indústria essas e outras vantagens que só o monitoramento online oferece, você pode contar com a TRACTIAN. Clique aqui e fale com um especialista.

 

Escrito por: TRACTIAN – Monitoramento de máquinas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *