Multiplicador interno da Manutenção Predial

Luis Cyrino
1 fev 2021
0
438

Multiplicador interno da Manutenção Predial

Multiplicador interno é uma expressão é utilizada para descrever uma determinada situação na qual apenas um colaborador foi treinado. Depois este passará todo o conhecimento para os demais integrantes da operação predial.

Contudo, para manutenção predial, essa não é a única aplicação desse termo, há outras aplicações que veremos neste artigo.

Executar rondas no empreendimento

Todos os dias a equipe de manutenção tem dentre tantas atividades a função de executar rondas em diversas áreas do empreendimento.

Esse procedimento é demorado, pois na maioria dos casos, o manutencista passa por todas as áreas técnicas e algumas áreas sociais e, dependendo do tamanho da edificação, isso pode levar horas a finco.

Então, muitos gestores, ao calcularem o valor de horas que está sendo despendida para essas rondas, solicitam que essa atividade seja reduzida e/ou cancelada, para com isso conseguir aumentar o tempo de mão de obra disponível para as outras manutenções prediais.

Contudo, não é tão simples, pois, ao diminuir as rondas de inspeção ou até mesmo cancelá-las, o prédio pode vir a incendiar.

Além disso, muitos problemas podem surgir de maneira repentina, o que é extremamente prejudicial para a operação predial. Assim, uma solução para essa problemática é ter multiplicadores internos.

O multiplicador interno dentro do prédio

Um dos exemplos de multiplicador interno está relacionado à equipe de limpeza, que geralmente limpa os banheiros todos os dias e pode treinada para ser multiplicadores internos da manutenção predial.

Assim, levantam todos os problemas referentes à manutenção predial dos banheiros e demais áreas nas quais passam no decorrer do dia, passando os problemas para equipe de manutenção. Com isso, dois processos já são otimizados:

  1. a equipe de limpeza irá passar em determinadas áreas que a manutenção predial não passaria;
  2. a manutenção predial irá passar para a equipe de limpeza os problemas relacionados à área.

Então, as duas equipes, em parceria, colaboram com a operação do empreendimento e otimizam o tempo trabalhando como multiplicadores internos.

O mesmo se dá com a equipe de segurança. Geralmente, a segurança patrimonial realiza rondas pela edificação todos os dias e, assim como a equipe de limpeza, também pode ser treinada para vistoriar todas essas áreas nas quais circulam, para levantar falhas e pontos de melhoria referentes à manutenção predial.

A economia na operação

Do ponto de vista econômico, é muito eficiente atuar dessa maneira, pois a equipe de manutenção não precisará passar por todas as áreas do empreendimento. E sim apenas em uma pequena área técnica, diminuindo assim a quantidade de mão de obra aplicada para essa finalidade.

E isso sem perder e eficiência, pois a ronda será realizada da mesma maneira, apenas sendo executada por outra equipe. Entretanto, é preciso cautela, há pontos de atenção nessa metodologia, que devem ser focados nos treinamentos para os multiplicadores internos e no treinamento para a equipe de manutenção, os quais, acima de tudo, precisam focar no trabalho em equipe e sinergia.

Treinamentos para multiplicadores

Além dos treinamentos comportamentais, os multiplicadores internos que auxiliarão na rotina da manutenção predial, também precisarão receber treinamentos quanto à postura, alinhamento de expectativas entre manutencista e multiplicador interno, que deverá olhar para que levantem de fato problemas relacionados com a manutenção predial.

Em tempo, os manutencistas também precisam ser treinados para que tenham discernimento no momento de receber as demandas que os multiplicadores internos passarão.

É melhor agir desta maneira para evitar atrito entre as equipes, o que pode, com o tempo, gerar algum desentendimento entre eles, caso o programa do multiplicador interno seja implantado da maneira inadequada.

Conclusão

E mesmo depois, quando já estiver em operação, o programa precisa ser acompanhado de perto com muito rigor, o que vai garantir o bom clima organizacional.

Estude essa ideia, ela é extremamente viável e inteligente e vai gerar grandes economias. Apenas deve ser implantada com cuidado e acompanhada de perto, se feito da maneira adequada, só haverá pontos positivos e bons frutos do trabalho.

Nota: este artigo e imagem foi cedido por Felipe Lima, fundador do Portal e Revista Manutenção Predial, o qual agradeço pela confiança e parceria.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *