O papel estratégico da Manutenção Preditiva no PCM

Luis Cyrino
17 jan 2022
0
741

O papel estratégico da Manutenção Preditiva no PCM

PCM (Planejamento e Controle de Manutenção) é a peça fundamental para o desenvolvimento das estratégias da Manutenção. São ações que irão nortear as atividades de manutenção de uma planta industrial e garantir a disponibilidade e a confiabilidade dos ativos.

O principal objetivo desse planejamento é fazer com que os processos de produção industriais sejam cada vez mais lucrativos e eficientes.

Aqui vão alguns exemplos de atividades que fazem parte do PCM:

  • Planejamento das manutenções;
  • Programação da execução de reparos e trocas;
  • Mensuração do trabalho executado e;
  • Análise dos resultados.

Entre as ferramentas e técnicas para um PPCM assertivo está a manutenção preditiva.

Ela exerce um papel estratégico devido à sua capacidade de diagnosticar anomalias precocemente, evitando falhas e quebras inesperadas nos ativos.

Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva consiste no monitoramento da condição dos ativos, que por sua vez passam por inspeções para diagnosticar a real condição do maquinário e, a partir daí, determinar a necessidade ou não de uma atividade de manutenção.

A tecnologia é uma grande aliada da manutenção preditiva.

Atualmente, é possível utilizar sensores IoT para coletar dados dos ativos em tempo real, reunindo informações sobre vibração, horímetro, temperatura e consumo de energia elétrica da máquina.

Esses dados são enviados para uma plataforma que, combinada à inteligência artificial, analisa estes dados e transforma todos eles em informações valiosas que futuramente virarão insights sobre a saúde das máquinas e equipamentos monitorados.

Um exemplo desse tipo de sistema é a solução da TRACTIAN, que é capaz de monitorar mais de 30 tipos diferentes de ativos.

Ao menor sinal de anomalia identificado, é possível prever falhas potenciais nos ativos, evitando paradas ou quebras indesejadas que poderiam comprometer a linha de produção.

Dessa forma, tanto a eficiência quanto a lucratividade da indústria aumentam – o que, como você deve lembrar do começo do texto, é o objetivo principal do PCM.

A Manutenção Preditiva como estratégia no PCM

Por se tratar de uma modalidade de manutenção que prevê a vida útil dos componentes de um ativo e consegue detectar suas anomalias, a manutenção preditiva é considerada uma ferramenta estratégica e fundamental para um bom PCM.

Ao adotar a manutenção preditiva e inseri-la no Planejamento, Programação e Controle de Manutenção, você poderá:

Se interessou pela possibilidade de tornar seus processos produtivos ainda mais eficientes e lucrativos com uma única solução?

Entre em contato com os especialistas da TRACTIAN e tire suas dúvidas sobre a ferramenta.

 

Escrito por: TRACTIAN – Monitoramento online

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *