Ordens de Serviço, motivos para atrasos

Luis Cyrino
5 set 2022
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Ordens de Serviço, motivos para atrasos

As ordens de serviço (OS) são fundamentais para a rotina das empresas. É por meio dela, que há uma formalização do trabalho prestado por uma equipe de manutenção.

Nele são registradas todas as informações para a execução das atividades no setor industrial. Desde o detalhamento do tipo de serviço que deve ser realizado, materiais indispensáveis, ferramentas utilizadas, atividades já realizadas, entre outros.

Contudo, se forem mal organizadas, geram atraso no trabalho do time de planejamento de manutenção.

Confira os motivos do porque  acontecem atrasos nas Ordens de serviço:

Atividades não definidas

Um motor elétrico, ativo crítico para a planta, precisa de uma inspeção para que continue desempenhando sua função. No entanto, não há nenhuma ordem de serviço aberta, com o detalhamento das atividades que precisam ser desempenhadas.

Há apenas uma indicação geral de que aquele compressor precisa de atenção. Ou seja, o profissional que for desempenhar a função pode facilmente errar por não ter as instruções corretas para a manutenção.

Dessa forma, surgem impactos significativos na indústria, como: atrasos, aumento dos custos dos processos, gargalos e até uma parada na linha de produção.

Gargalos de produção: como evitar?

Ter atividades programadas e bem definidas auxiliam na execução de uma manutenção assertivaE evitam que os profissionais percam tempo avaliando cada caso, para, só então, partir para a ação.

Falta de Prazos

Para uma gestão de manutenção eficaz é fundamental ter prazos definidos, seja no plano de manutenção ou nas OS.  Sem ela não é possível estipular a duração da atividade. Com os prazos, o gestor tem mais informações para avaliar a necessidade de atuação da equipe, além de que alguns processos podem ser simplificados.

Falta de Informações nas Ordens de Serviço

Manter a constância e ter um bom histórico das informações nas OS é importante.

Os processos ficam mais ágeis quando há todos os dados em uma base só do que precisa ser reparado. Mas quando isso não acontece, as equipes perdem tempo procurando o problema, como resolvê-los e até o local respectivo à OS.

Ordem de Serviço na manutenção: Guia Completo [2022]

Sem responsáveis pela atividade

Uma ordem de serviço criada deve ser imediatamente atribuída a um responsável pela atividade. Ele fará sua execução e ao término dará como encerrada.

Muitas vezes, OSs criadas sem designação acabam ficando estacionadas, já que não há alguém a ser cobrado por elas.

Isso gera um acúmulo de atividades infinitas que demoram a ser resolvidas e geram um atraso para a produção.

Por isso, não esqueça: designar um encarregado para a realização das métricas é de suma importância. Até porque, quando vemos ordens de serviço paradas, automaticamente encontramos máquinas precisando de manutenção, além de estarem gerando prejuízos para a indústria.

Qual é a solução para evitar atrasos nas Ordens de Serviço?

Entre as muitas responsabilidades de um gestor de manutenção, é fácil se perder e acabar deixando uma OS incompleta. Mas isso pode ser resolvido de forma simples e rápida hoje em dia, com o avanço das soluções tecnológicas.

Com a ajuda de um software de gestão de manutenção, em uma mesma plataforma é possível ter acesso a todas as informações de um ativo em tempo real e criar OSs.

O casamento entre monitoramento online, a gestão automatizada de ativos e OEE ( Eficiência Global de Equipamentos), permite ter uma plataforma que auxilia  o dia a dia de toda a equipe.

No software de gestão da manutenção, é possível criar e customizar checklists e garantir que todas as tarefas dentro da Ordem de Serviço sejam realizadas.

                                                                                Plano de manutenção criado pelo TracOS

Com essas informações sobre os ativos você saberá exatamente quando deverá acontecer as próximas atividades. Incluindo desde a troca de componentes, peças ou ter o status do equipamento, sem correr o risco de perder uma demanda em meio a milhares de pilhas de papéis na sua mesa.

Entre os principais benefícios disponibilizados por um software, estão:

  • Acompanhamento do andamento das ordens de serviço por meio de status, prioridades e categorias;
  • Programação e automatização das ordens de serviço;
  • Definição de categoria: corretiva, preventiva, elétrica, inspeção, entre outras;
  • Procedimentos e instruções vinculados à uma OS;
  • Você escolhe o nível de prioridade da ordem de serviço;
  • Possibilidade de anexo de arquivos para exemplificar o trabalho a ser realizado;
  • Escolha de um responsável para a execução da tarefa;
  • Customização das OSs

Fale com um dos especialistas da TRACTIAN, agende uma demonstração e pare de atrasar suas ordens de serviço.

 

 

Escrito por TRACTIAN: Monitoramento online de Ativos

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