Planejando os recursos para a Preventiva

Luis Cyrino
28 nov 2015
0
2790

Planejando recursos das ações da Preventiva

Levantamento dos recursos de cada ação

Dando sequência as etapas do planejamento da Preventiva, nesta matéria vamos descrever a quarta etapa que trata do levantamento dos recursos para cada ação previamente descrita no plano de ações.

Quais seriam esses recursos?

As necessidades desses recursos para cada ação visa descrever o que será preciso quanto a materiais, tempo e mão de obra necessária para executar os serviços definidos para essa atividade.

Recursos quanto a materiais:

Para cada atividade elencada como uma ação serão necessários diversos materiais para sua execução tais como peças, alguns componentes específicos, materiais auxiliares como parafusos e porcas, ferramentas, lubrificantes em geral, algum tipo de equipamento auxiliar entre outros. E toda essa necessidade precisa estar prevista para que não comprometa a execução dessa atividade e isso é feito verificando se tem esse item em estoque, se precisa comprar ou fabricar ou seja, na hora da execução não pode haver imprevistos sobre algo necessário e não tem naquele momento, isso compromete todo um trabalho e demonstra a falta de planejamento da manutenção.

Tempo necessário:

Do mesmo modo, para cada atividade elencada como uma ação, é necessário prever o quanto tempo será utilizado para executar essa atividade ou seja, o tempo em horas ou dias deverá estar previsto para que o planejamento esteja cumprido de forma a não comprometer as atividades seguintes conforme o cronograma definido. Nesse caso, imprevistos podem acontecer mas cabe a equipe de programação tentar identificar esses possíveis desvios conforme a atividade e prever acrescentando algum tempo para essa atividade, isso não pode é claro se tornar uma regra para toda e qualquer atividade, excessos de tempo também comprometem.

Mão de obra:

Nesse quesito é fundamental estar definido quem será o responsável pela execução dessa atividade e nessa especificação também é importante definir as pessoas melhor qualificadas para esse trabalho caso necessário, sempre temos profissionais com alguma afinidade para cada tipo de serviço. Também não se pode esquecer caso algum tipo de mão de obra seja externa, cuidar com a contratação, quesitos de segurança e período destinado para a execução da atividade.

Conclusão

Como podemos ver, são ações simples mas muito importantes que as vezes não é dado a devida atenção e acaba por comprometer todo um planejamento. Por isso toda a equipe de manutenção desde seus manutentores, programador e gestão devem estar totalmente envolvidos com esse trabalho.

Na próxima publicação sobre o tema Manutenção Preventiva falaremos sobre a 5ª etapa que trata da “Mensuração da previsão dos custos” do plano de ações. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *