PPCM e seus desafios na Agroindústria

Luis Cyrino
5 jan 2018
0
526

PPCM e seus desafios na Agroindústria

PPCM – Planejamento, programação e controle da Manutenção – Mais de uma vez tenho dito que a área da Manutenção tem se tornado uma função estratégica das empresas em geral, e na agroindústria não poderia ser diferente. Adotar a Gestão da Manutenção como parte da estratégia, hoje se evidencia como uma necessidade para a conquista de novos mercados e aumento da produtividade.

Como na indústria convencional e diante de um cenário extremamente competitivo, certamente não existe mais espaço para uma manutenção baseada só na reatividade, ou seja, quebra e conserta.

PPCM na área

A competitividade depende basicamente de uma maior produtividade e qualidade em relação aos concorrentes. E para que isso se torne possível, é preciso investir na confiabilidade e disponibilidade das máquinas e equipamentos, mantendo os mesmos sempre disponíveis.

Na estrutura da área da Manutenção não pode faltar o Planejamento, Programação e Controle da Manutenção (PPCM). Hoje sem dúvida alguma é como uma extensão e vista como um staff da gestão da Manutenção.

Um grande suporte e apoio à Manutenção, estando ligado diretamente à gerência, e já vista em algumas empresas com a posição de supervisão em sua hierarquia.

Desafios do PPCM

A Agroindústria tem se tornado um ramo de negócios onde a tecnologia está cada vez mais presente em seus ativos. Tudo isso voltado para alavancar a produtividade, necessidade cada vez maior devido ao alto consumo. Também por buscar a diferenciação no mercado, isso para fazer frente aos concorrentes e a alta nas exportações de produtos em geral.

Com isso máquinas, equipamentos e implementos tem já embarcado em seus projetos construtivos, uma alta tecnologia. Isso demanda maior conhecimento da Manutenção para manter esses ativos em seu estado original por mais tempo possível.

Foco do PPCM na Agroindústria

Como na indústria em geral, o PPCM tem seu foco no planejamento, programação e controle das atividades de manutenção dos ativos em geral. Nesse ramo de negócios podemos até identificar alguns complicadores para a gestão da Manutenção e PPCM. Eu diria que temos algumas situações que a diferenciam da indústria, tais como:

Sazonalidade

Primeiro vamos entender o que significa a sazonalidade, isso para entendermos o porquê isso afeta ou interfere na gestão da Manutenção e PPCM. A sazonalidade tem como característica principal a ocorrência de situações que ocorrem repetidamente.

São períodos ou intervalos de tempo, ou seja, pode ser por dia, semana, mês ou ano que afetam a produção e/ou demanda. Basicamente as causas da sazonalidade podem acontecer direta ou indiretamente de acordo com as estações do ano ou simplesmente relacionadas ao calendário.

E essa ocorrência da sazonalidade afeta diretamente o como a Manutenção irá agir nos seus planejamentos. Um exemplo clássico disso podemos ver na agricultura, nas épocas de safra e entressafra, períodos distintos onde a utilização de máquinas e equipamentos são bem diferenciadas.

Ramo de negócio

O ramo ou tipo de negócio também pode diferenciar o trato com todo o planejamento e gestão da Manutenção. Digamos que o negócio é na mineração por exemplo, teremos muitas máquinas automotivas como retroescavadeira, trator de esteira e os caminhões tipo off Road.

O planejamento e a gestão da Manutenção terão suas particularidades que a diferenciam de outros segmentos. Como por exemplo uma empresa do ramo de margarinas que tem máquinas específicas para processamento do óleo e para o envaze do produto final.

A grande diferença entre esses tipos de negócios podemos dizer que está no planejamento da Periodicidade da manutenção. Um trabalha com horas ou quilometragem e o outro por períodos em dias, meses ou ano. Outro ponto a enfatizar como diferencial seria o modo de operação entre um e outro, bem distintos.

Tipo de ativo

Podemos considerar também como um complicador, o tipo de máquina e/ou equipamento que cada ramo do agronegócio traz consigo. Como mencionado anteriormente, no ramo agrícola ou mineração por exemplo temos em geral ativos automotivos que tem seu trato específico quanto a manutenção.

Diferente por exemplo do ramo de processamento de carnes em geral onde seus ativos são bem específicos e em ambientes controlados. São detalhes que diferenciam e muito como o PPCM e a gestão irão tratar com o planejamento das suas manutenções.

Conclusão

Podemos dizer de um modo geral que a manutenção de máquinas e equipamentos são bem parecidos, afinal muitas peças, componentes e sistemas são comuns entre si.

Agora não podemos negar que existem muitas particularidades que a diferenciam em sua concepção de projeto, formas de trabalho, mecânica e eletroeletrônica embarcada, entre outros.

Por essas e outras que os profissionais de manutenção sempre terão a necessidade de aperfeiçoamento e conhecimento de novas técnicas e métodos de fazer manutenção.

Nós do Manutenção em foco temos experiência em gestão para atuar com consultoria e treinamentos internos que podem ajudar no desenvolvimento dos processos de produção e manutenção. Confira em nosso site no link abaixo o que podemos oferecer em matéria de serviços com foco em resultados.

 

www.manutencaoemfoco.com.br/servicos/

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *