Preditiva usando a técnica do Ultrassom

Luis Cyrino
25 maio 2016
2
6368

Preditiva usando a técnica do Ultrassom

Dando sequência no tema sobre as técnicas ou métodos da Manutenção Preditiva vamos falar nessa matéria sobre a utilização da técnica de Ultrassom.

Essa técnica de inspeção por Ultrassom é uma ferramenta de diagnóstico muito importante e que facilita sobremaneira o trabalho dos técnicos em locais com excesso de barulho. Ajuda na identificação de vazamentos em tubulações de gases e líquidos e sistemas de ar e vácuo.

Verifica condições de operação de vários componentes de máquinas e equipamentos como rolamentos e engrenagens em geral e detecta problemas de emissões elétricas como faiscamento, efeito corona e arco elétrico.

Conceito do Ultrassom

Sua definição parte do princípio de que o som é um ruído causado pela vibração das moléculas através de algum meio como por exemplo, o ar ou os metais, sendo que essas vibrações se propagam de forma esférica desde a sua fonte. A faixa de frequência audível pelo ouvido humano vai de 20 Hz a 20.000 Hz. Por isso, abaixo de 20 Hz dizemos que a frequência acústica é infrassônica, e acima de 20 KHz, ultrassônica.

Em estudos executados por especialistas se chegou à conclusão que vários defeitos e falhas em máquinas e equipamentos começam a se manifestar em frequências muito altas ou seja, ultrassônicas. Nesses casos o aparelho de ultrassom capta tais frequências e por meio do método chamado de *Heterodinação, traduzem essas frequências para um nível mais baixo.

Ou seja, fica num nível de frequência audível, possibilitando assim que o técnico responsável pela inspeção possa escutar normalmente essas falhas.

(*) Princípio da HeterodinaçãoQuando se misturam duas vibrações de frequências originais e distintas, o produto dessa mistura é igual à soma ou a diferença dessas frequências. Cada uma dessas novas frequências tem as mesmas características das frequências originais. E esse fenômeno físico não se verifica só diante das vibrações acústicas, mas também com todo tipo de vibrações (ondas de várias frequências).

Conclusão

Podemos concluir que os aparelhos de ultrassom têm muitas formas de aplicações na área de manutenção preditiva como uma das técnicas efetivas para prevenir ocorrências catastróficas em máquinas e equipamentos. Vale salientar que a utilização de uma técnica preditiva isoladamente não pode fornecer todas as soluções necessárias no campo da manutenção em geral.

Então como dito anteriormente em outras matérias, sempre será necessário a utilização das mais variadas técnicas preditivas aliadas à técnica do Ultrassom. Tais como a análise de vibração e Termografia entre outras técnicas para contribuir com a redução dos imprevistos de paradas nas máquinas e equipamentos e ineficiência de outras partes importantes como consumo de energia, de ar comprimido e gases em geral por exemplo.

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

2 respostas para “Preditiva usando a técnica do Ultrassom”

  1. Clara disse:

    Olá,

    Gostaria de informações sobre o equipamento (fabricante, distribuidora), mesmo que fora do país.
    Preciso com extrema urgência.

    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *