RBTX estréia mundial: plataforma online reúne usuários e fornecedores de robótica

Luis Cyrino
28 jun 2019
0
215

RBTX estréia mundial: plataforma online reúne usuários e fornecedores de robótica

 Por igus GmbH

Automação de baixo custo, acessível de forma rápida e fácil

A RBTX.com é a nova plataforma que reúne usuários e fornecedores de componentes robóticos de baixo custo com rapidez e facilidade. Os usuários podem montar uma solução robótica de baixo custo de acordo com os seus requisitos e que caibam em seu orçamento.

Os fornecedores de componentes robóticos podem apresentar os seus produtos a um público maior em um novo mercado. O objetivo da RBTX.com é combinar todas as possibilidades de robótica de baixo custo em uma plataforma e tornar tudo fácil e transparente.

Juntamente com outros 16 parceiros industriais que participaram na Feira de Hannover, Alemanha, a igus apresentou o primeiro modelo mundial de uma plataforma que reúne online fornecedores e usuários de soluções robóticas. A ideia é permitir que os clientes encontrem a sua própria solução de robô em apenas alguns cliques.

A estrutura eletromecânica básica é o ponto de partida para um “rohbot” (com “h” indicando semiacabado) da igus; tais robôs incluem os robôs de braços articulados, robôs delta e robôs cartesianos. Na etapa seguinte, o usuário complementa essa estrutura básica adicionando componentes individuais de diferentes fabricantes, como garras, câmeras e sistemas de controle. A vantagem disso é a certeza de que os componentes são compatíveis entre si.

Fornecedores atingem novos grupos-alvo

O objetivo da plataforma online é permitir que os fabricantes abram novos canais de vendas para os seus produtos de automação de baixo custo e alcancem novos grupos-alvo, sendo possível adicionar continuamente novos componentes à plataforma.

No futuro, os usuários sempre terão acesso atualizado à um segmento de mercado em rápido desenvolvimento.

“O conceito RBTX.com, destinado a empresas, start-ups, institutos de pesquisa e empresas de engenharia mecânica, oferece soluções robotizadas rápidas e personalizadas a baixos custos iniciais e com prazos curtos de amortização”, explica Christian Batz, diretor da igus digITal.

O que estamos falando aqui é uma maneira de baixo risco de entrar na era da automação e investir na competitividade de amanhã. No futuro, a plataforma destina-se também a permitir a configuração da mecânica do robô, começando com caixas de câmbio, juntas e peças de conexão.

Gêmeo digital: os mundos real e digital da robótica reunidos

No estande da Feira em Hannover, a realidade aumentada (RA) pode ser usada para simular o gêmeo digital de um robô em um ambiente de produção fictício, incluindo todos os movimentos do robô. Isso ofereceu aos visitantes uma visão interessante de um possível futuro da plataforma, em que uma ferramenta RA torna visível todo o pacote do robô.

Desta forma, o cliente pôde observar o robô na sua célula robotizada, bem como a faixa de alcance e os movimentos, e pode fazê-lo no local diretamente na máquina, onde as adaptações também podem ser feitas, se necessário.

“O usuário pôde assistir à interação da realidade e do robô digital em um tablet. E o usuário também descobre se a configuração funciona e se é adequada para o local onde será usada”, diz Christian Batz.

Esta visão da RBTX.com mostra como os usuários lucram diretamente com a combinação de automação e digitalização de baixo custo.

 Imagem PM2219-1

Na feira de Hannover, a igus apresentou uma estréia mundial: a RBTX, uma plataforma que reúne fornecedores e usuários de robótica de baixo custo.

(Fonte: igus GmbH)

Juntamente com os visitantes, a igus vai aventurar-se no futuro, usando uma ferramenta de realidade aumentada que permite a simulação de um gêmeo digital diretamente na máquina. (Fonte: igus GmbH)

 

Material cedido pela equipe de Marketing: igus® – plastics for longer life® 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *