Reindustrialização no Brasil

Luis Cyrino
29 fev 2024
0
1022

Reindustrialização no Brasil

A reindustrialização é um processo econômico, social e político que buscam implementar recursos necessários com o propósito de revigorar o setor industrial. Esse processo tem como objetivo maior fazer com que o setor industrial volte a ter uma participação importante no PIB do país.

Normalmente num ambiente de negócios globalizado o desenvolvimento dos sistemas econômicos é caracterizado pelas taxas de crescimento de vários setores. E esse crescimento econômico é medido pela participação desses setores através do PIB – Produto Interno Bruto.

Isso reflete o nível de produtividade, qualidade e competividade desses vários setores da economia, e o setor industrial é parte chave nesse processo. Neste sentido, a reindustrialização surge como um processo de restauração do lugar e do papel da indústria na economia do seu país, e no Brasil isso tem sido caracterizado como essencial.

Por que a reindustrialização no Brasil?

O Brasil é essencialmente um país com enorme participação industrial e precisamos entender o porquê da necessidade desse processo de reindustrialização.

A necessidade dessa reindustrialização é por conta da falta de inovação tecnológica, e baixa produtividade das empresas em geral, o que inibem o crescimento. Não podemos deixar de citar outro fator relevante que é nossa carga tributária, mas que não é tema para este artigo.

Segundo o Portal da Indústria, o setor responde por mais ou menos 20% do PIB do Brasil. A indústria brasileira é uma das que mais apresentaram recuo no mundo em quase 50 anos, a chamada desindustrialização.

O grande problema dessa deficiência de produtividade na indústria brasileira se deve principalmente as empresas de pequeno e médio porte. Elas constituem a grande maioria de empresas e investem pouco em tecnologias e automação de seus processos produtivos.

As grandes indústrias brasileiras já contam em sua maioria com muita tecnologia embarcada nos seus processos produtivos, mas ainda podem melhorar e muito nesse quesito.

O que precisa para ocorrer a reindustrialização?

Com certeza é preciso fomentar os investimentos na modernização dos parques industriais, principalmente nas pequenas e médias indústrias. E essencial também, na capacitação profissional dessas tecnologias da informação.

As novas tecnologias estão aí e as empresas precisam de profissionais cada vez mais qualificados. Se as indústrias em geral não modernizarem seus processos produtivos e não buscar mão de obra mais qualificada, não tem como crescer.

A transformação digital da Indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas que transformam o ambiente produtivo.

Tecnologias como a IA – inteligência artificial, robótica, IoT – internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo. Entender e usar seus conceitos aplicando com uso desses sistemas inteligentes é um dos caminho para a reindustrialização.

Diminuir a dependência externa para a reindustrialização

Um dos pilares para ocorrer esse processo de reindustrialização no Brasil é diminuir a dependência externa de tecnologias. Portanto temos alguns desafios que será preciso superar, dentre eles:

  • Formação e capacitação de mão de obra em TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) e semicondutores;
  • Disseminar o uso de plataformas digitais nacionais nos diversos setores da economia;
  • Incrementar investimentos em inovação;
  • Minimizar a dependência de soluções importadas;
  • Maximizar o desenvolvimento de software e hardware no país.

Soluções Trackfy corroborando para a reindustrialização

A Trackfy tem trabalhado em inovadoras soluções para impulsionar a digitalização na gestão das atividades de campo em indústrias e canteiros de obra. Soluções que tem como principal objetivo o aumento de segurança e produtividade nas empresas.

O programa do governo para a reindustrialização visa financiar iniciativas que impulsionem a transformação digital e a competitividade da indústria. Está focado em 6 missões que serão monitoradas continuamente pelo CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial).

A Trackfy se destaca como solução alinhada a duas dessas 6 missões:

Missão 3: Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades.

Missão 4: Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade.

Plataforma digital Trackfy

As soluções da Trackfy estão ancoradas em suas plataformas digitais genuinamente nacionais, com mão de obra local e especializada. Além disso usa componentes fabricados por aqui, sem a dependência externa.

A Trackfy tem disseminado o uso de suas soluções em diversas indústrias e construtoras do país. Com isso tem aumentado a adoção da digitalização para a gestão de suas atividades, através do uso de Internet das Coisas (IoT) e Data Analytics. Emprega essas inovações tecnológicas visando o aumento da segurança e competitividade das empresas.

Para trazer essas inovações a empresa tem investido forte em Inovação e Internacionalização, constantemente investindo em P&D. Com isso trazer soluções completamente inovadoras ao mercado nacional e internacional de plantas industriais e canteiros de obra.

Entre em contato: https://trackfyapp.com.br/#contato

Conclusão

Conheça as soluções da plataforma digital da Trackfy, uma empresa focada no uso dos conceitos da Indústria 4.0, adotando tecnologias avançadas impulsionando suas operações. E paralelo a isso, desenvolvendo soluções digitais inovadoras, alinhadas com as necessidades do mercado e impulsionando a competitividade.

A Trackfy está fortemente comprometida em liderar a Transformação Digital e contribuir para o desenvolvimento de uma indústria mais produtiva e eficiente.

 

Inscreva-se no canal Trackfy no Youtube e fique por dentro das novidades:

https://www.youtube.com/@trackfy5641

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *