Retrabalho da Manutenção

Luis Cyrino
21 set 2017
1
2270

Retrabalho da Manutenção

Retrabalho em seu conceito mais amplo consiste basicamente em fazer novamente algo que deveria ter sido feito apenas uma vez. Ou seja, é o ato de repetir determinada atividade porque não foi executada na primeira vez de forma adequada ou a contento, e isso por inúmeros motivos.

Retrabalho na indústria

No ambiente industrial constituído de áreas ou linhas de produção, elas são dependentes de vários processos diferentes para que juntos possam obter o produto final. Esses processos devem estar sempre alinhados e na medida do possível sem ocorrências de problemas para que um não possa prejudicar o outro.

Agora quando os problemas se evidenciam, seja em qualquer um deles, o fluxo de todo o processo produtivo com certeza será comprometido. E sem medo de errar, um dos maiores problemas que podem prejudicar um processo produtivo na indústria é o retrabalho.

Retrabalho da Manutenção

O retrabalho quando falamos da área de Manutenção, digamos que como em outras áreas, é algo comum de acontecer. Num primeiro momento é uma situação não confortável e que pode parecer que o problema é restrito a Manutenção, mas não é bem assim.

Nem sempre as causas do retrabalho estão ligadas diretamente a alguma deficiência da Manutenção. Para poder entender isso e outros problemas é que existem os indicadores em todas as áreas de uma empresa.

Indicador de Retrabalho da Manutenção

Na área da Manutenção temos vários indicadores importantes e um deles deveria ser o indicador de retrabalho. Esse indicador é representado pelo percentual de horas totais trabalhadas em ordens de serviços encerradas e que foram reabertas por qualquer motivo, em relação ao total geral de horas trabalhado no período.

A fórmula é:

O índice ideal para esse indicador é um valor sempre ZERO ou na pior das hipóteses próximo disso. Ou seja, espera-se que na Manutenção nenhuma ordem de serviço precise ser reaberta, independente do motivo.

Objetivos desse indicador

Esse indicador de “Retrabalho” tem como objetivo identificar os possíveis problemas que podem estar acontecendo para que o índice não esteja sendo o esperado, ou seja, zero. E as causas para esse tipo de problema na Manutenção podem ser por diversos motivos e que veremos a seguir:

  1. Deficiência na Qualidade dos serviços da Manutenção;
  2. Problemas de qualidade ou falta de peças e componentes;
  3. Indisponibilidade de tempo para execução adequada da manutenção;
  4. Falhas no planejamento da ordem de serviço;
  5. Deficiência na qualidade da operação;
  6. Problemas decorrentes de matéria prima ou insumos, entre outros.

Vejam que podemos ter inúmeras possibilidades para a reabertura de uma Ordem de Serviço que gera esse retrabalho. É importante ter essa leitura da situação para poder tomar as devidas ações e corrigir o problema.

Fica claro que o retrabalho da Manutenção pode ter outras causas que não somente deficiências do setor. O importante não é encontrar “culpados” e sim buscar as soluções para evitar o retrabalho.

Consequências do retrabalho

O retrabalho com certeza traz consigo algumas consequências, que claro, não são benéficas para ninguém. Os setores mais prejudicados são os produtivos que podem estar trabalhando com ineficiência, baixa produtividade, redução de disponibilidade, interferência na qualidade entre outros problemas.

A área de Manutenção também tem seus prejuízos pois isso afeta diretamente sua disponibilidade de mão de obra. Em meio a tantas atividades pertinentes ao setor que já estariam programadas, se faz necessário uma reprogramação devido ao retrabalho, isso é muito ruim.

Conclusão

Uma coisa é certa, o refazer uma atividade é algo comum de acontecer, mas que deve ser tratado com rapidez e de forma adequada. O objetivo desse indicador é como os de acidentes do trabalho, buscar sempre o índice zero.

Como vimos na matéria, os motivos do retrabalho podem ser muitos e trata-los adequadamente é essencial. Por isso esse indicador podemos trata-lo como um KPI – indicador chave, são os recursos de mão de obra que estão em jogo mais o prestígio da equipe. Por isso deve ser medido, entendido e solucionado o quanto antes, todos saem ganhando.

Comentários

Uma resposta para “Retrabalho da Manutenção”

  1. Márcio Fabrício Pinheiro disse:

    Olá boa noite,
    Tenho interesse em poder visualizar todos os comentários deste artigo, pois irei iniciar estágio na área de engenharia de manutenção (PCM) e pretendo implementar um projeto sobre retrabalho de manutenção, para posterior apresentação na mostra técnica da empresa em que trabalho, sendo todas as informações sobre isto de grande valia. Agradeço desde já a atenção, e fico muito feliz de poder contar com seus artigos para formação das idéias. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *