Segurança e produtividade em canteiro de obras

Luis Cyrino
14 jun 2024
0
292

Segurança e produtividade em canteiro de obras

Canteiro de obras é um termo utilizado para os lugares onde se executa serviços diversos de um projeto como uma construção civil, obras em estradas, instalações metálicas, entre outras.

Esse canteiro de obras normalmente é uma instalação de trabalho fixo e provisório onde serão alocados os recursos de pessoal, materiais, máquinas e equipamentos diversos.

Dentre as mais variadas necessidades de uma gestão assertiva num canteiro de obras, temos a manutenção dos ativos, produtividade e segurança.

NR-18 e suas diretrizes em canteiro de obras

A norma regulamentadora NR-18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

A interatividade entre ativos físicos, de pessoal e dispositivos digitais para troca de dados com uso da Internet das Coisas (IoT), já é uma realidade.

E não só nas industrias em geral, mas em diversos segmentos da infraestrutura, corroborando para maior produtividade e segurança. E a norma prevê a possibilidade no uso de tecnologias com intuito de melhorar as condições de trabalho em canteiro de obras.

Isso corrobora sobremaneira em segurança e produtividade na implementação de dispositivos digitais inteligentes. Essa citação se encontra no item 18.4.6 alínea “a”:

18.4 Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

18.4.6 São facultadas às empresas construtoras, regularmente registradas no Sistema CONFEA/CREA, sob responsabilidade de profissional legalmente habilitado em segurança do trabalho, mediante cumprimento dos requisitos previstos nos subitens seguintes, a adoção de soluções alternativas às medidas de proteção coletiva previstas nesta NR, a adoção de técnicas de trabalho e o uso de equipamentos, tecnologias e outros dispositivos que:

  1. a) propiciem avanço tecnológico em segurança, higiene e saúde dos trabalhadores;

Equipe de suporte

Um dos diferenciais para manter uma gestão assertiva num canteiro de obras, é ter uma equipe de suporte, pronta para agir em qualquer tipo de necessidade.

Para cada necessidade conforme a localidade da obra, definir uma equipe de profissionais para atendimento. Isso pode ser em momentos eventuais ou durante a obra, é uma questão de a gestão definir o que é melhor.

Estratégias de atuação em canteiro de obras

E por fim, um dos principais tópicos, é a definição de uma política de gestão definida pela alta direção da empresa. É a definição de como será a atuação das equipes para manter a segurança e a produtividade em níveis esperados. E o uso de novas tecnologias tem se tornado essencial para alcançar esses objetivos.

A implementação da Internet das Coisas (IoT) no canteiro de obras tem trazido maior efetividade no mapeamento das equipes de trabalho.

Sua aplicação efetiva por meio de plataformas inteligentes como da Trackfy, tem melhorado sobremaneira a gestão da produtividade com o efetivo acompanhamento das equipes em campo.

Com as soluções da plataforma Trackfy, é possível identificar e eliminar gargalos, impulsionar a produtividade nos canteiros de obra, como também nas fábricas, cortar custos de forma substancial e elevar o nível de segurança.

Conheça as soluções da plataforma Trackfy:

http://trackfyapp.com/#servicos

Canteiro de obras inteligente

Um canteiro de obras inteligente é aquele que faz uso de novas tecnologias de monitoramento em tempo real. Seu gerenciamento é feito com uso de uma tecnologia que podemos chamar de “autônoma”.

Esses avanços tecnológicos tem proporcionado ganhos reais pois são sistemas que otimizam o tempo de execução das obras. E melhoram o nível de segurança individual e dos ativos, redução de riscos e custos.

O segmento da construção civil tem muitos benefícios ao utilizar tecnologias de localização e monitoramento online em seus canteiros de obras.

Além de promover mais segurança tanto aos colaboradores quanto às áreas em construção, seguramente consegue administrar melhor a produtividade dos serviços. Isso porque os recursos digitais reduzem o risco de acidentes e conseguem em tempo real identificar possíveis gargalos na execução das obras.

Por exemplo, adotar câmeras de segurança nos locais das obras e sensores de posição para monitoramento dos colaboradores nas áreas de trabalho.

Conclusão

Obras com tempo de execução menor, redução de custos e maior segurança são alguns dos benefícios do uso das novas tecnologias no canteiro de obras. Portanto, não pense em fazer, faça uma gestão assertiva tanto na indústria como em canteiro de obras.

Isso de forma a contemplar as necessidades de produtividade e segurança, tanto de ativos como dos colaboradores. A empresa que negligencia essas premissas como sendo estratégicas, só vai amargar prejuízos, perder contratos e clientes.

Se as coisas não estão dando certo, é hora de investir em soluções tecnológicas com as estratégias certas e a Trackfy tem a solução, entre em contato.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *