Segurança Industrial com Tecnologia

Luis Cyrino
26 out 2022
0
1969

Segurança Industrial com Tecnologia

É possível aumentar a segurança industrial com o uso de tecnologias que permitem a visualização de dados desse ambiente. A indústria é um local complexo e repleto de riscos. Por isso, é de extrema importância que os responsáveis pela segurança industrial estejam frequentemente tomando medidas para aprimorar esse setor.

Nesse sentido, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na segurança da indústria, seja na prevenção de acidentes ou no auxílio de medidas importantes para a proteção das pessoas caso um acidente ocorra.

Nesse contexto, a Internet Industrial das Coisas (IIoT), por exemplo, tem se mostrado extremamente útil para tornar esse tipo de ambiente mais seguro e preservar a saúde dos colaboradores. O termo mencionado se trata, basicamente, da aplicação da Internet das Coisas no ambiente industrial. Clique no link destacado no parágrafo anterior para saber mais sobre o assunto.

Assim, a IIoT permite a geração de uma imensa quantidade de dados relevantes para a indústria, os quais podem fornecer grandes oportunidades de melhoria desse ambiente em termos de segurança, produtividade e conformidade.

Além disso, a tecnologia proporciona a visualização simples e rápida desses dados, por meio de gráficos e dashboards automáticos e telas de fácil uso e entendimento.

Dessa forma, existem diversas situações de acidentes industriais que acabaram em tragédia e que poderiam ter esse desfecho alterado com o uso da IIoT. Um exemplo disso é um acidente que ocorreu em uma indústria na cidade de Tarragona, na Espanha, no qual houve uma explosão seguida de incêndio.

O que aconteceu na indústria?

Como mencionado, em 2020 ocorreu uma explosão seguida de incêndio na empresa IQOXE (Industrias Químicas de Óxido de Etileno), na cidade espanhola de Tarragona, na Catalunha. Nesse contexto, entre as vítimas mortais do acidente estava um trabalhador que foi dado como desaparecido.

A explosão aconteceu por volta das 18h45 de uma terça-feira. Bombeiros e equipes de emergência foram deslocados para o local, mas, por razões de segurança, os socorristas precisaram interromper as buscas pelo trabalhador desaparecido às 02h00.

Depois, a procura foi retomada no início do dia com o auxílio de cães. Dessa forma, o trabalhador foi encontrado morto sob os escombros na zona das oficinas.

No entanto, o desfecho dessa história poderia ser diferente se a indústria fizesse uso de tecnologias específicas que melhoram a segurança do local.

Como a tecnologia mudaria o desfecho do acidente?

A Trackfy faz uso da Internet Industrial das Coisas para alavancar a segurança, produtividade e conformidade nas indústrias. Nesse sentido, o sistema Trackfy gera dados de presença em tempo real de pessoas e máquinas em ambientes industriais.

Assim, com informações do sistema, seria possível identificar rapidamente se ainda restava algum trabalhador na fábrica e verificar em qual região do local ele estava, o que facilitaria imensamente as buscas pela vítima.

Dessa forma, o trabalhador poderia ter sido encontrado de maneira muito mais rápida e, quem sabe, com vida. Logo, o exemplo citado reforça o quanto as soluções de segurança na indústria precisam não só apresentar qualidade, mas também rapidez.

A economia de tempo fornecida pela tecnologia favorece a fábrica não apenas em termos de segurança, mas em outros diversos setores que necessitam verificar dados e validar resultados.

Portanto, o uso da tecnologia para esse tipo de situação se mostra muito mais eficiente do que as medidas de segurança que ocorrem de forma totalmente manual, o que evidencia a urgência da atuação conjunta de pessoas e recursos tecnológicos.

É importante salientar que o processo descrito no exemplo ocorre sempre de acordo com a LGPD e as leis trabalhistas, garantindo a preservação à intimidade, dignidade e anonimato do trabalhador.

Conclusão

Em síntese, a segurança na indústria é potencializada com o uso da tecnologia. O sistema também seria de grande importância em situações que envolvessem verificar se alguém está em uma área perigosa na indústria.

Além disso, outra aplicação de extrema relevância é a possibilidade de checar rapidamente se, em uma situação de evasão, todas as pessoas conseguiram sair da fábrica ou se ainda resta alguém.

Mais uma vantagem fornecida pela tecnologia em ambientes industriais é o fato de que ela consegue reduzir a quantidade de demandas dos trabalhadores deste local.

Assim, essas pessoas passam a ter a possibilidade de pensar estrategicamente com mais frequência na solução de problemas da fábrica, ao invés de ocuparem todo o seu tempo na resolução de urgências que surgem inesperadamente e com grande frequência.

Quer saber mais sobre como aumentar a segurança na indústria usando tecnologia? Conheça a Trackfy e agende uma demonstração!

 

Escrito por: TRACKFY

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *