Serviços de manutenção – A importância da gestão de equipes

Luis Cyrino
11 set 2018
0
196

Serviços de manutenção – A importância da gestão de equipes

Quando falamos em serviços de manutenção, um software de gestão de equipes é uma ferramenta muito importante para o planejamento e desenvolvimento dessa atividade.

Com um sistema, é possível ter mais controle da qualidade dos serviços das equipes, conhecer melhor os colaboradores e deixar o trabalho dos gestores de manutenção mais fácil, produtivo, e ainda, reduzir custos.

Neste artigo, selecionamos os principais benefícios de um software de gestão de equipes e sua importância para o Planejamento, Programação e Controle da Manutenção. Confira!

Redução de custos de serviços de manutenção

Um software de gestão de equipes externas reduz os custos de diferentes formas: no gerenciamento das rotas, no agendamento eficiente, e também, no melhor uso das informações.

Na manutenção, e em qualquer outro tipo de prestação de serviços, os erros são inevitáveis, mas não são impossíveis de reverter ou prever. Os gestores aprendem com o tempo, testando novas alternativas e transformando a realidade dos colaboradores aos poucos.

Um software transformaria esses testes em caminhos mais práticos, como um atalho para uma gestão de manutenção mais coerente. Veremos três dos principais benefícios do gerenciamento de equipes, que reduzem os custos de manutenção.

#1 A elaboração do PPCM

O PPCM faz com que os trabalhos em manutenção tenham um propósito. Nada será feito por acaso! E para uma elaboração coerente, é preciso obter informações.

Primeiramente, informações técnicas, que os gestores da manutenção geralmente estudam exaustivamente, e depois, informações a respeito do trabalho das equipes de campo, como: quanto tempo leva uma manutenção preventiva? E uma corretiva? Quais materiais e ferramentas foram utilizadas?

Tais respostas só serão obtidas, caso aconteça um acompanhamento diário do trabalho das equipes. Esse acompanhamento pode ser feito com um software de gerenciamento de equipes.

Essas informações darão ao planejador de manutenção um olhar mais apurado do todo da organização que atua, tornando o PPCM muito mais efetivo e alinhado com os objetivos e metas da empresa.

#2 Agendamento eficiente

Sabia que uma gestão inteligente da agenda das equipes de manutenção é primordial para um planejamento financeiro seguro?

Quando o agendamento é feito em planilhas ou mesmo em fichas de papel, a probabilidade de erros é muito maior.

O agendamento através de um software é muito mais eficiente, pois é possível marcar visitas de acordo com o tempo de realização de visitas anteriores, marcar visitas de acordo com a localização do colaborador, e ainda a facilidade de receber novas demandas diretamente do aplicativo no celular.

Além da possibilidade de o colaborador receber as ordens de serviço por um aplicativo já estando em campo, é uma economia muito grande de tempo e, principalmente, dinheiro.

#3 Gerenciamento de rotas

A gestão das rotas é a que mais traz gastos, caso não seja feito da maneira correta.

Muitas empresas acabam deixando o tempo do colaborador ocioso, por não gerir a agenda da maneira correta, e ainda, não selecionar as rotas mais econômicas.

Um sistema de gestão de equipes também faz esse trabalho. Alguns, inclusive, possuem a propriedade de roteirização, ou seja, o próprio sistema determina as rotas de acordo com a localização das visitas agendadas para cada colaborador.

Através de planilhas de Excel e Google Maps, essa roteirização pode gastar muito tempo do gestor, que ficará preso mais às atividades operacionais do que estratégicas.

Percebe a importância de um sistema de gestão de equipes? Os benefícios são claros tanto para o gestor como para os colaboradores, que terão seu trabalho reconhecido e comprovado.

Uma solução possível: conheça o Auvo

Imagine um software que possui todas as propriedades que falamos neste artigo?

Conheça o Auvo, um sistema de gerenciamento de equipes externas, criado para ajudar gestores em todo o Brasil a ter informações acerca dos colaboradores e tomar decisões mais assertivas.

Utilizado por empresas de diversos tamanhos que possuem equipes de manutenção que vão a campo, trata-se de uma plataforma simples e intuitiva, que possui a versão Web, para ser usado em computadores como sistema em nuvem, e aplicativo para smartphones.

Teste o Auvo por 3 dias gratuitamente e faça a diferença na gestão do seu negócio, garantindo qualidade e segurança nos serviços de manutenção!

Por: Lorrayne Nascimento, redatora da Auvo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *