Tubo de aço quadrado e 5 usos que você desconhecia

Luis Cyrino
30 ago 2018
0
375

Tubo de aço quadrado e 5 usos que você desconhecia

Tubo de aço quadrado – Na montagem de estruturas que exigem alta resistência e durabilidade, a principal preocupação dos engenheiros e dos arquitetos é quanto à segurança do projeto a ser executado. Por esta razão, os profissionais buscam sempre utilizar materiais que associam agilidade na aplicação, baixo custo e garantia de vida útil elevada.

O tubo quadrado é um dos elementos mais usados, nos mais diferentes segmentos, por ser considerado um coringa, dada a sua versatilidade.

O tubo de aço quadrado, também conhecido como Metalon, é um elemento que atende às mais diferentes normas de segurança, como a NBR 6591 e a NBR 8261. E é encontrado em diversos modelos, comprimentos e espessuras. Os mais populares são os pretos e os galvanizados, com ou sem costura.

A versatilidade do tubo quadrado impressiona, dada à tecnologia aplicada na composição do elemento. Isso porque ele consegue ser, ao mesmo tempo, leve e altamente resistente. Para se ter ideia, tubos de aço podem suportar toneladas, com a confiabilidade exigida nos mais diferentes segmentos em que eles são empregados.

Além disso, são materiais facilmente encontrados no mercado, o que permite a reposição rápida do estoque, no caso do seu uso em obras volumosas. Sem contar que o seu formato facilita o transporte e reduz o uso de espaços no armazenamento dos estoques.

Confira, abaixo, cinco usos que você pode fazer do tubo quadrado

Construção civil:

Cresce no Brasil a demanda por edificações erguidas a partir de estruturas metálicas, reduzindo de forma significativa o uso da alvenaria. Além do custo mais baixo, o uso de elementos metálicos garante agilidade na construção e alta durabilidade.

Desta forma, os tubos metálicos podem ser utilizados tanto na base da obra como também nas suas divisões internas e externas. São ainda comuns em mobiliários urbanos que fazem parte do nosso cotidiano, como pontes, viadutos e passarelas.

Galpões e fábricas:

Ambientes como esses são amplos e com pé direito significativo. Os tubos metálicos, nesses casos, podem ser usados na estruturação do telhado.

Empreendimentos esportivos, como ginásios, e centros de convenções são alguns dos exemplos de onde o tubo quadrado está presente.

Aliás, até mesmo propriedades menores, como casas unifamiliares, fazem o uso dos tubos de aço quadrados como base do telhado. E uma das vantagens é o peso leve a vida útil muito maior, se comparado ao uso de madeira, por exemplo.

Indústria automotiva:

O tubo quadrado é leve e resistente o suficiente para compor o projeto de veículos automotores, além de caminhões e ônibus. Muitas fabricantes usam este tipo e material na composição do chassi, que é o esqueleto do veículo, responsável por suportar todo o acabamento e a parte mecânica.

Fabricação de brinquedos:

Sabe aquela grande montanha russa do parque temático? Muito provavelmente foi utilizado tubo quadrado para manter a estrutura firme e segura. Aliás, o tubo de aço quadrado é utilizado até mesmo em playgrounds mais simples, como aqueles presentes em praças e escolas.

Torres de transmissão:

Em todos os lugares, ao nosso redor, tem uma torre de transmissão, para as mais diferentes necessidades. Seja de televisão, celular ou de fornecimento de energia elétrica. Os tubos quadrados são comumente utilizamos na construção destas estruturas.

Tecnologia empregada na fabricação

O uso do tubo quadrado não começou da noite para o dia. Na verdade, o aumento da demanda representa o confiança do mercado nestes elementos.

E a tecnologia é a culpada por isso, por estar inovando e garantindo cada vez mais segurança e precisão na fabricação destas peças metálicas. E prova disso são os selos normativos conquistados, tanto no Brasil como também no exterior.

 

Fonte: conteúdo patrocinado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *