Wrench Time: importância do KPI para produtividade na Manutenção

Luis Cyrino
11 fev 2022
0
798

Wrench Time: importância do KPI para produtividade na Manutenção

Wrench Time é um aliado fundamental para os que desejam aumentar a produtividade de empresas, especialmente em áreas como a Manutenção, por meio do bom gerenciamento de tempo. Afinal, cada minuto é crucial tanto para a produção, quanto para a lucratividade.

Os indicadores de performance, também chamados de KPIs, são importantes para auxiliar nessas estratégias. O Wrench Time ajuda a calcular o tempo de produtividade dos profissionais de manutenção em uma planta industrial. A seguir, descubra o que é o Wrench Time, como funciona na prática e a importância dele para empresas:

O que é Wrench Time?

O termo Wrench Time vem do inglês e pode ser traduzido informalmente como “hora da ação”. Basicamente, refere-se ao tempo em que os profissionais estão com ferramentas em mãos, trabalhando.

O indicador calcula o quão produtivo o colaborador é enquanto realiza suas atividades no período útil para diminuir o tempo ocioso.

Também chamado “Fator de produtividade da Manutenção”, o Wrench Time é essencial para calcular corretamente outros indicadores, como Homem-Hora Disponível, Backlog, entre outros.

É importante ressaltar, porém, que o KPI desconta alguns fatores e momentos que diminuem o tempo total de aproveitamento, como deslocamento até o equipamento, obtenção de ferramentas, atrasos, reuniões, intervalos, etc.

Como calcular esse indicador?

Tudo isso parece um pouco abstrato. Então, para colocar em termos práticos da mensuração dos resultados, estes são alguns fatores para analisar ao calcular o Wrench Time:

  • Tempo produtivo;
  • Deslocamento até o equipamento;
  • Obtenção de ferramentas e materiais;
  • Pausas autorizadas;
  • Atrasos de coordenação;
  • Recebimento de instruções;
  • Ociosidade geral;
  • Atrasos e términos adiantados;
  • Ociosidade por excesso de mão de obra.

Produtividade ou a falta dela também não são conceitos homogêneos. Para quantificar esse indicador, é preciso entender a diferença entre a improdutividade necessária e a desnecessária.

A primeira está relacionada às tarefas que devem ser realizadas pelos colaboradores, fundamentais para boa gestão, como questões burocráticas e administrativas.

Enquanto isso, a improdutividade desnecessária trata de atividades que contribuem para ociosidade e podem ser excluídas da rotina da empresa com ajuda de tecnologia e estratégias como o Wrench Time.

Qual a importância do Wrench Time para empresas?

O sucesso de empresas é pautado, principalmente, pela organização. É importante que as prioridades do time de manutenção estejam definidas para evitar falhas na produção e garantir a disponibilidade, confiabilidade e segurança operacional da planta.

Seguindo o mesmo raciocínio, quanto mais ocioso seu ambiente e sua equipe, menor a produtividade. É aí que entra o Wrench Time, como ferramenta para mensurar e mapear a cadeia produtiva dos insumos, quantidade de funcionários envolvidos no dia a dia da produção e os ativos em operação.

Na verdade, pela dificuldade de verificar a todo momento como está a produção ou manutenção, é necessária a implementação não apenas desse indicador, mas dos Indicadores de Performance como um todo. Esse olhar abrangente permitirá o melhor aproveitamento e confiabilidade dos ativos da indústria.

Como a tecnologia pode ajudar a aumentar o Wrench Time de empresas?

A manutenção não seria nada sem o auxílio das novas tecnologias: além de melhorar o Wrench Time, automatiza tarefas que antes eram feitas apenas manualmente.

As análises preditivas, por exemplo, são as que antecipam futuras falhas nos equipamentos por meio de softwares inteligentes e criam uma gestão mais eficiente.

Tradicionalmente, um gestor precisaria preencher uma ordem de serviço para efetivamente resolver o problema. Com ajuda da tecnologia, de uma plataforma como a da TRACTIAN e de um Software de Manutenção (CMMS), os processos ficam automatizados e mais fáceis — gerenciamento de compras de materiais, alterações de setup e mudanças de última hora se tornam mais produtivas.

Se interessou pela plataforma da TRACTIAN? Para aumentar a produtividade e lucratividade do seu time de manutenção, entre em contato com um dos especialistas ou agende uma demonstração.

Escrito por: TRACTIAN – monitoramento online

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *