Agricultura de olho na Manutenção

Luis Cyrino
22 jun 2018
0
240

Agricultura de olho na manutenção

Agricultura é um setor de negócios que tem demandado muita atenção com suas máquinas e implementos como tratores, colheitadeiras, plantadeiras, entre outros.

Sabemos que o uso de seus ativos constantemente no campo traz muitos problemas com a manutenção e por diversos motivos. São variáveis como o tempo, tipo de solo, tipo de operação, época de plantio ou de colheita, tipo de produto, etc.

Podemos colocar nesse meio outros tipos de ativos como os silos, esteiras de transporte, máquinas beneficiadoras, máquinas para tratamento de grãos, sistemas de irrigação, retroescavadeiras, e outros mais.

Manutenção nesse processo

E como fica a manutenção desses ativos dentro de um processo de plantio, colheita e processamento por vezes? Podemos notar que o planejamento da manutenção tem suas particularidades que difere do setor industrial. De acordo com o produto de cada área agrícola, vai depender o planejamento da manutenção.

Isso porque tem a época certa para plantio e colheita onde os ativos devem estar preparados para o trabalho. Paradas inesperadas de certas máquinas e equipamentos nesse período são extremamente prejudiciais para todo o processo.

Nessas situações, o planejamento da manutenção deve ser muito bem elaborado para se colocar em prática todo os planos de manutenção dos ativos em geral.

Planos de Manutenção

Todo parque de máquinas e equipamentos devem ter seus planos de manutenção inseridos preferencialmente num sistema de gerenciamento (software). São planos de manutenção que incluem as preventivas, preditivas, rotas de lubrificação e planos de check-list.

Normalmente nas grandes áreas agrícolas temos a presença dos comboios e tanques de combustíveis para o abastecimento das máquinas no campo principalmente. E esses equipamentos como os tanques de combustíveis merecem todo o cuidado com seu plano de manutenção.

Sobressalentes

Nesse segmento de negócio, os itens como peças e materiais diversos para manutenção é ainda mais vital. São locais normalmente distantes dos grandes centros de fornecimento, por isso ter um estoque adequado se torna muito importante.

A gestão desses sobressalentes deve ser assertiva quanto aos itens e quantidades que deverão fazer parte do estoque.

Manutenção autônoma faz diferença

Como na indústria, a manutenção autônoma, aquela executada pelo operador é muito bem-vinda na área agrícola. A principal atividade para uma manutenção autônoma eficiente do operador é a execução do check list da sua máquina.

Importante para que isso seja eficiente, seu devido treinamento por parte da Manutenção dos pontos importantes a serem verificados. Caso necessite de algum tipo de intervenção, que seja devidamente treinado para os itens que pode ser realizado pela operação.

Estrutura da Manutenção na Agricultura

Talvez seja a parte mais delicada de todo esse processo da manutenção agrícola e que requer muita responsabilidade da gestão. O importante a meu ver são as definições do quadro de colaboradores e das estruturas físicas para o bom desenvolvimento dos trabalhos.

A confiabilidade das máquinas e equipamentos em geral é imprescindível nesse segmento de negócio. Para isso a área de Manutenção deve ser bem especializada e contar com um ótimo planejamento com uma área de PPCM.

Conclusão

Temos visto que o agronegócio como um todo tem sido um setor que cresce todos os anos e responsável por sustentar ótimos números para nossa economia. Mas tudo isso tem um preço e a área de Manutenção tem sua responsabilidade cada vez maior nessa participação.

Hoje em todos os segmentos de negócio, a Manutenção tem se tornado parte estratégica para os bons resultados, ignorar isso com certeza não é um bom negócio.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *