Balanceamento de Pessoas e Processos

Luis Cyrino
7 maio 2024
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Balanceamento de Pessoas e Processos

O balanceamento de pessoas e processos consiste em uma metodologia estratégica que visa integrar harmoniosamente o fator humano à execução eficiente dos processos.

Essa estratégia tem como objetivo alcançar a excelência operacional em um ambiente de trabalho otimizado. Portanto nessa abordagem holística se reconhece a interdependência entre as pessoas e os processos.

E isso fica evidenciado nos ambientes fabris onde se compreende que a eficiência operacional depende da sinergia entre ambos.

Sabemos que uma área produtiva ou linha de montagem é formada de vários processos de produção organizados em sequência. É um processo de transformação onde a matéria-prima vai se transformando até sua conclusão em produto acabado.

Ou mesmo nos casos de linha de montagem onde o processo consiste em montar diferentes peças e/ou componentes e combiná-las para formar um único produto.

Dependência de pessoas requer o equilíbrio com processos

A dependência de pessoas é fundamental para qualquer organização e depende da capacidade das mesmas em executar com eficácia suas atividades.

No entanto, como as pessoas tendem a cometer erros, é quando a dependência de processo entra em ação para garantir a execução adequada dessas atividades.

Portanto fica claro que a intervenção e revisão periódicas são necessárias para manter um equilíbrio necessário entre pessoas e os processos.

Princípios do Balanceamento de Pessoas e Processos

Para se conseguir um balanceamento correto entre pessoas e processos é necessário seguir alguns conceitos ou princípios:

  • Alinhamento estratégico: assegurar que os objetivos dos colaboradores estejam alinhados com os objetivos da organização, criando um senso de propósito e engajamento.
  • Comunicação eficaz: estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes entre colaboradores e gestores, promovendo diálogo e troca de informações.
  • Desenvolvimento de habilidades: investir no desenvolvimento contínuo das habilidades e competências dos colaboradores, capacitando-os em suas funções.
  • Empoderamento: conceder autonomia aos colaboradores para a tomada de decisões, incentivando a proatividade e a criatividade na resolução de problemas.
  • Cultura de feedback: criar uma cultura de feedback construtivo e contínuo, onde colaboradores e gestores se sintam à vontade para fornecer e receber feedback. Melhoria contínua dos processos: buscar a melhoria contínua dos processos de forma colaborativa, envolvendo colaboradores na identificação de oportunidades.
  • Reconhecimento: reconhecer e recompensar os colaboradores por seus resultados e contribuições, valorizando o seu papel no sucesso da organização.
  • Ambiente de trabalho seguro: proporcionar um ambiente de trabalho seguro, saudável e ergonômico, que promova o bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Benefícios do Balanceamento de Pessoas e Processos

Quando a gestão entende que diversificar as estratégias deve comtemplar o balanceamento de pessoas e processos, os benefícios são certos.

Os métodos e processos de trabalho jamais devem ser engessados, seja qual for o segmento da organização. Alterações, revisões e melhorias devem fazer parte das estratégias de gestão para conseguir alguns benefícios, tais como:

  • Aumento da produtividade: colaboradores engajados e capacitados contribuem para o aumento da produtividade individual e coletiva.
  • Melhoria da qualidade: processos bem definidos e executados por colaboradores competentes resultam em produtos e serviços de alta qualidade.
  • Redução de custos: a otimização dos processos e a diminuição de retrabalho e defeitos geram economia de recursos e redução de custos.
  • Maior agilidade e flexibilidade: colaboradores autônomos e processos flexíveis permitem que a organização responda rapidamente às mudanças do mercado e às demandas dos clientes.
  • Melhoria do clima organizacional: um ambiente de trabalho positivo, com comunicação eficaz, reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento, contribui para um clima organizacional mais positivo e produtivo.
  • Maior retenção de talentos: colaboradores satisfeitos e valorizados tendem a permanecer na organização por mais tempo, reduzindo custos com rotatividade e recrutamento.

Ferramentas para Balanceamento de Pessoas e Processos

  • Análise SWOT: ferramenta que pode identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização em relação ao balanceamento de pessoas e processos.
  • Mapeamento de processos: auxilia na visualização e compreensão dos fluxos de trabalho, identificando gargalos e oportunidades de otimização.
  • Matriz de competências: identifica as habilidades e competências necessárias para cada função, servindo de base para o desenvolvimento de planos de treinamento e capacitação.
  • Pesquisas de clima organizacional: fornecem informações sobre a percepção dos colaboradores em relação à organização, à cultura, aos processos e ao relacionamento com os gestores.
  • Indicadores e KPIs: essenciais para monitor o desempenho dos processos em geral da organização, permitindo identificar as áreas que precisam de correções e/ou melhorias.

Balanceamento de pessoas e processos na Manutenção

Na área de Manutenção não é diferente, podemos aplicar todos os conceitos citados acima para melhorar a produtividade dos manutentores da Manutenção.

E isso se evidencia no PPCM onde ficam os responsáveis por todo planejamento, programação e controle da Manutenção.

A estratégia do balanceamento de pessoas e processos se dá ao apropriar os recursos necessários para atender a demanda das Ordens de Serviços (OS).

Isso porque no agendamento das atividades dos manutentores, há uma necessidade muito grande na qualidade da distribuição dos recursos para promover o equilíbrio da carga de trabalho de manutenção.

Portanto planejar e programar as atividades dos manutentores não está somente em definir um dia e hora para fazer as coisas. Existem outros e importantes aspectos importantes nesse agendamento como alocação correta de mão de obra e métodos e processos assertivos para as diversas atividades.

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