Informações é tudo que o PPCM precisa!!

Luis Cyrino
20 out 2019
0
590

Informações é tudo  que o PPCM precisa!!

Informações é tudo que o  PPCM precisa, afeta com certeza uma área das mais importantes nas empresas dos mais variados segmentos. Hoje temos a Manutenção como uma área estratégica para os resultados, isso é inegável. Independentemente do porte da empresa, planejar e controlar as atividades de manutenção é essencial.

Não tem lógica alguma fazer um investimento em máquinas e equipamentos e simplesmente não cuidar deles como deveria. Fazer manutenção é tão importante quanto produzir, essa é uma premissa que temos que entender e aplicar.

O que são Dados?

Dados em seu conceito mais amplo significa um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto com o qual são obtidas informações com o objetivo de “adquirir benefícios”.

Os dados estruturados, são dados formatados e organizados por tipos, segmentação, em tabelas (linhas e colunas) e que são facilmente processados.

Normalmente é utilizado um sistema gerenciador de banco de dados (software) para armazenar esse tipo de dados. Os dados não estruturados não possuem uma formatação específica e são mais difíceis de serem processados.

Veja mais sobre Software na Gestão do PPCM clicando AQUI!!

Dados vem de uma informação

O dado na tecnologia da informação, que mais nos interessa, é a representação física de um evento no tempo e espaço. No momento que existir uma agregação com outro dado ele passa a ser ou não uma informação.

Dados também podem ser um conjunto de informações que juntas constituem uma única informação, ou seja, a informação é o dado organizado que possui algum sentido. Um texto, por exemplo, pode ser uma fonte de muitas informações ou um conjunto de informações.

Se os dados agrupados geram sentido para quem o lê, eles passam a ser o valor de um determinado item ou evento a que se refere. O valor da informação está de acordo com a “qualidade” em que é disponibilizada, reduzindo ou aumentando a probabilidade de interpretação de quem a recebe. Quanto mais precisa a informação, mais valiosa ela se torna.

Informações na Manutenção

Para que nosso banco de dados na Manutenção tenha qualidade precisamos que o PPCM receba informações corretas. Isso para que ao compilar todas essas informações, elas tenham sentido e ajudem sobremaneira algumas decisões das estratégias a serem tomadas.

Para conseguir isso é necessário que a equipe de manutentores seja bem orientada a como proceder com as informações que precisam gerar.

As maneiras de se gerar informações na Manutenção são as mais variadas, mas a principal delas começa com a ordem de serviço. Eis aqui um documento fundamental que deve conter informações precisas desde a sua geração até o seu fechamento.

Todo tipo de atividade da manutenção deve estar baseado numa OS – Ordem de Serviço gerada pelo PPCM, seja ela corretiva, preventiva ou de oportunidade – manutenção planejada.

Acredito que a informação mais importante para gerar dados que possam melhorar a qualidade da Manutenção seja a partir das corretivas. É por meio do fechamento de uma OS, que as informações contidas nesse documento vão gerar relatórios, indicadores e KPIs como o MTBF e MTTR.

Geram também quais os itens de sobressalentes mais consumidos o que indica ações para corrigir problemas, fazer gestão assertiva dos sobressalentes, entre outros.

Não menos importantes, temos também as informações geradas nas preventivas, relatórios de preditiva e, as importantíssimas inspeções periódicas e até as informações vindas das rotas de lubrificações.

Tudo isso deve estar bem estruturado de modo a gerar relatórios e documentos e com isso a formação de um banco de dados rico de informações que façam sentido.

Conclusão

Podemos entender que a partir de um banco de dados fomentado por informações precisas trazem benefícios enormes. Teremos com isso um verdadeiro raio X de máquinas e equipamentos, onde se localiza os maiores problemas.

Sem uma informação correta e de qualidade jamais podemos agir de modo a melhorar nossos resultados. Como podemos ter uma gestão eficiente se não temos indicadores e KPIs confiáveis, sem uma base de dados de onde tirar essas informações.

Se necessário revise seus métodos e processos na Manutenção para entender onde está falhando. Planejar, programar e controlar a Manutenção é uma arte para os que se preocupam com os detalhes das informações que recebem. A informação é tudo, ela deve chegar rica em detalhes e precisão, pense nisso!!!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *