Biblioteca da Manutenção

Luis Cyrino
30 maio 2017
1
2340

Biblioteca da Manutenção

Conceito básico

Manutenção – Na definição tradicional do termo, biblioteca é um local em que são guardados livros, documentos e demais publicações para o público estudar, ler e consultar estas obras. Dessa forma, os objetivos básicos das bibliotecas são: a guarda dos livros e demais publicações e uma certa organização com algumas regras de utilização.

Biblioteca na Manutenção

Uma condição ideal para a Manutenção seria dispor de um ambiente onde se possam ser feitas algumas reuniões de serviços, análises de falhas e outras discussões referentes aos trabalhos em geral da Manutenção e nada melhor que o PCM organize nesse local uma biblioteca onde poderão ser colocados inúmeros itens de consulta.

Como uma biblioteca deve ser um local organizado, o PCM deve gerenciar esse local para a guarda de muitos itens úteis para o desenvolvimento dos trabalhos da equipe.

Quais os itens dessa biblioteca?

Manuais de máquinas e equipamentos:

Com certeza são os itens mais importantes, todos os manuais referentes a instalação e manutenção de máquinas e equipamentos devem estar nesse local. Com isso ajuda a equipe nas necessidades de consulta sobre peças, desenhos de montagem e outras informações relevantes para dirimir as dúvidas que sempre aparecem.

Também auxilia na necessidade de pedido de peças entre outras utilidades. Importante também seria ter cópias do manual de operação que ajuda o pessoal da Manutenção a entender o funcionamento da máquina na visão operacional.

Catálogos e manuais técnicos em geral:

Normalmente a Manutenção recebe muitos fornecedores de componentes, ferramentas e equipamentos e arquiva-los também é de grande utilidade para a equipe em geral, são catálogos de componentes elétricos, manuais pneumáticos e hidráulicos, catálogo de correias e correntes em geral, catálogos de ferramentas de uso da manutenção, ou seja, são muitos manuais e catálogos importantes para consulta também nas necessidades de compras em geral.

Mobília típica de uma sala de reuniões;

Como se trata de um local destinado para consulta dos manuais e catálogos da Manutenção e para reuniões, é necessário pelo menos uma mesa e cadeiras para acomodar o pessoal quando em uso, algum armário para guarda de materiais diversos de papelaria e escritório e claro, prateleiras para os manuais e catálogos.

Materiais diversos de uso em reuniões;

Nesse local como sendo usual para reuniões diversas, é necessário ter alguns materiais de escritório como canetas, pinceis, quadro branco e/ou flip chart, papel, entre outros.

Será um local típico da Manutenção e PCM para discussões sobre planejamento das intervenções, equipes de trabalho para análise de falhas e várias outras atividades e esses materiais auxiliam nesse trabalho.

Local para guarda de documentos

Lugar ideal para mobiliar com porta arquivos e organizar a guarda de alguns documentos referentes as manutenções. Podemos citar como exemplo os relatórios de preventivas, assistências técnicas, documentos de atendimento a algumas normas, solicitações de manutenção preenchidas, inspeções, etc. Tudo isso é importante por exemplo, para auditorias da ISO, consultas sobre intervenções para confrontar com alguma dúvida em relação ao que foi cadastrado no sistema, etc.

Conclusão

Uma área destinada para essas finalidades pode parecer simples mas faz muita diferença para facilitar o dia a dia de toda a equipe da Manutenção e do PCM.

Agiliza algumas necessidades e também mostra o quanto o setor é organizado e bem estruturado fornecendo assim melhores condições de trabalho. São ações que ajudam sobremaneira as atividades em geral de toda a equipe.

As áreas de trabalho da Manutenção em geral devem sempre demostrar como sendo um lugar limpo, organizado e apropriado para as suas atividades deixando assim de ficar com aquela imagem de lugar sujo e bagunçado.

E você meu caro leitor tem alguma sugestão ou algo que pratica e possa contribuir para melhorar essa nossa biblioteca?

Comentários

Uma resposta para “Biblioteca da Manutenção”

  1. Walter Bastos disse:

    Mais um belo conteúdo sendo compartilhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *