Cadastro das informações, tarefa importante do PCM

Luis Cyrino
18 abr 2015
5
5663

Cadastro das informações, tarefa importante do PCM

Cadastro de informações – Como descrito na matéria anterior, não basta planejar e executar, é necessário fazer o controle da manutenção por meio de algumas atribuições de monitoramento das atividades e do desempenho tanto da mão de obra como das máquinas e equipamentos.

Nesta matéria iremos descrever uma das formas mais usadas e eficazes de controlar as atividades da Manutenção e que se refere ao cadastro de informações de todas as intervenções realizadas.

O que cadastrar e quais informações?

As intervenções a serem cadastradas são todas aquelas referentes às manutenções corretivas, planejadas, preventivas e quaisquer outros tipos de intervenções realizadas pelo pessoal da Manutenção ou se for o caso por pessoal terceirizado ou ainda por assistência técnica quando houver.

Normalmente a área de Manutenção usa como meio de solicitação a OS (ordem de serviço) ou SM (solicitação de manutenção) onde ficam registrados informações importantes.

Informações tais como nome da máquina ou equipamento, quem realizou a intervenção, hora de início e fim da intervenção, serviço realizado e peças e componentes trocados.

Portanto todas as intervenções e informações contidas nos documento de registro devem ser cadastradas pelo pessoal do PCM ou na falta desse departamento, por alguém designado pelo Gestor da Manutenção.

Como fazer esse cadastro?

Normalmente o cadastro de todas essas informações são feitas via algum software específico para a Manutenção, quando não se tem essa ferramenta disponibilizada para o PCM ou Gestão, usa-se uma ferramenta muito útil e eficaz que é o Excel. O importante a salientar é que todas as informações dos trabalhos executados devem ser cadastradas, esse trabalho é vital para a Manutenção poder manter um histórico rico de informações que auxiliam sobremaneira a necessidade de futuras decisões.

Software de Manutenção

Além de todas as informações que enfatizamos serem importantes para se cadastrar tem outras informações não menos importantes que são cadastradas como registro das máquinas e equipamentos, instruções de trabalho ou procedimentos de manutenção, rotas de lubrificação, cadastro dos instrumentos de medição (das máquinas e de uso pessoal) entre outras.

Lembramos que mesmo sem ter um software adequado para fazer esse trabalho, o uso da ferramenta Excel da Microsoft é extremamente útil e eficaz para esse trabalho, basta ter uma pessoa dedicada e com conhecimentos dessa ferramenta para elaborar um ótimo banco de dados.

Na próxima publicação descreveremos mais uma das fases do controle do PCM referente ao Banco de Dados. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.

Comentários

5 respostas para “Cadastro das informações, tarefa importante do PCM”

  1. EVALDO RAFAEL disse:

    Boa tarde!

    Estou iniciando nesta área de programação este blog traz informações interessantes que podem auxiliar na organização do PCM.

    parabéns…

  2. Cleber Marcos de Oliveira disse:

    Boa noite, gostaria de saber um site para realizar curso PCM em EaD.

    • Luis Cyrino disse:

      Existe mas não tenho como te indicar por não conhecer o conteúdo e a qualidade do curso. Tem um que indiquei para uma colega mas francamente, entrei no curso e simplesmente lamentável, é muito ruim e me arrependi de indicar. Estou preparando um ótimo curso online sobre PCM, bem abrangente e logo estará no ar, se interessar fique atento as postagens do blog.

  3. Vandeilson Cisne disse:

    Também gostaria de um curso PCM EAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *